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Com as novas mudanças, o Google pretende tornar ainda mais comum a busca por voz em seu site, assim como nos celulares com o sistema operacional Android, de propriedade da empresa. O buscador prepara-se para as mudanças do comportamento do usuário e quer competir com o Siri da Apple, que ainda não é tão popular no Brasil quanto nos EUA ou Europa.
O Google, em clima de comemoração de seus quinze anos, anunciou nesta semana uma grande mudança em seu algoritmo de busca, apelidado de Google Hummingbird. Esse update promete impactar cerca de 90% das pesquisas e se tornar, portanto, a mudança mais radical desde o Caffeine, lançado em meados de 2010. As declarações são de Amit Singhal, vice-presidente sênior da companhia de Mountain View.
Na contramão de mudanças realizadas nos últimos anos, como a função de auto-completar, que reduziu proporcionalmente a variedade de termos de procura, o Hummingbird permitirá pesquisas extremamente pessoais. O objetivo é que, em vez de fazer buscas, os usuários possam fazer perguntas ao Google, como por exemplo: “quais são os museus mais interessantes da França?”.
“Você não deve perder tempo buscando”
O VP sênior do Google deu uma declaração que repercutiu em toda a imprensa, pelo seu teor provocativo. “Você não deveria perder seu tempo buscando, você deve usar seu tempo vivendo”, disse Singhal. O anúncio chegou alguns meses após o Facebook implementar um algoritmo de busca semelhante nos Estados Unidos, o Graph Search.
Com as novas mudanças, o Google pretende tornar ainda mais comum a busca por voz em seu site, assim como nos celulares com o sistema operacional Android, de propriedade da empresa. O buscador prepara-se para as mudanças do comportamento do usuário e quer competir com o Siri da Apple, que ainda não é tão popular no Brasil quanto nos EUA ou Europa.
Impacto em mecanismos de busca
Como as mudanças que devem acontecer nos próximos tempos no buscador afetam cerca de 90% das buscas, sites que dependem de uma grande quantidade de tráfego orgânico estão atentos à mudança. As transformações no Google devem ser vistas com cautela, desde que os sites estejam utilizando táticas éticas para a sua otimização e estejam focados em entregar bom conteúdo e experiência para seu visitante.
Sobre o Autor:
Diego Ivo trabalha com SEO há seis anos e é diretor da Conversion (www.conversion.com.br), empresa especialista em otimização de sites para mecanismos de busca. Foi responsável pelo #OpenSEO, comunidade que reúne fórum e curso on-line gratuito, ajudando milhares de profissionais a aprender técnicas de otimização, e fortalece o mercado brasileiro.
Diego Ivo trabalha com SEO há seis anos e é diretor da Conversion (www.conversion.com.br), empresa especialista em otimização de sites para mecanismos de busca. Foi responsável pelo #OpenSEO, comunidade que reúne fórum e curso on-line gratuito, ajudando milhares de profissionais a aprender técnicas de otimização, e fortalece o mercado brasileiro.