Helvio Kanamaru, Gerente Sênior de Cidadania Corporativa para a América Latina na Samsung Eletronics
As competências e habilidades exigidas dos profissionais em um mercado de trabalho em constante evolução são cada vez maiores e passam não só pelo lado técnico, mas também pelo comportamental. Por isso, a formação integral dos futuros profissionais do século 21 orienta profundamente as discussões dos educadores de hoje. Com um mercado cada vez mais volátil, no qual a adoção de novas tecnologias muda rapidamente a demanda por alguns tipos de trabalho, mas também cria novos modelos de emprego, é necessário que o sistema de ensino também se adeque para preparar as futuras gerações para este novo ambiente profissional.
De acordo com a Pesquisa do Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial, “uma ampla gama de ocupações exigirá diferentes habilidades cognitivas – como criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas – como parte de seu conjunto de habilidades básicas”. Neste contexto, o ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – conhecido como STEM, por sua sigla em inglês – aliado ao desenvolvimento das competências socioemocionais se mostra um recurso interessante ao contribuir para a habilidade de conciliar resolução de problemas com o domínio das próprias emoções, preparando crianças e jovens para encarar os desafios e adversidades do dia a dia.
Diante deste contexto, torna-se cada vez mais importante uma educação que alie o conhecimento técnico aos 4Cs da Comunicação, designados pela National Education Association (NEA) como sendo essenciais para a Educação Básica, e que envolvem critical thinking (pensamento crítico); collaboration (colaboração); communication (comunicação) e creativity (criatividade). Reforçar estas competências é essencial para formarmos cidadãos mais preparados para os desafios do futuro.
Vale ressaltar que este desafio de formar o profissional do futuro vai muito além da atualização do currículo escolar. Também deve impulsionar a criação de novos processos de ensino e aprendizagem, passando pelo reforço na formação de professores para fomentar esses ideais. Um processo complexo que trará resultados no médio e no longo prazos.
A Samsung se move nesse sentido para promover resultados à altura de tamanho desafio, operando diversos programas educacionais para criar experiências de aprendizagem mais inclusivas e de qualidade para os jovens e capacitar as futuras gerações a atingir seu pleno potencial. O programa Solve For Tomorrow, presente em 17 países da América Latina, busca desenvolver o potencial de alunos de escolas públicas por meio da abordagem STEM para que implementem mudanças sociais significativas em suas comunidades, tendo a tecnologia como ferramenta de transformação. Desde 2014 no Brasil, o programa já envolveu mais de 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas.
Com as habilidades sociais e técnicas bem desenvolvidas, esperamos que estes jovens sejam os criadores de soluções que trarão mais (e diferentes) oportunidades de desenvolvimento para as próximas gerações. Apostemos nisso!
*9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental
*As grandes empresas demitem por problemas comportamentais
*People are Hired for their Skills and Fired for their Behaviour
*Hard skills get you hired, poor soft skills could get you fired