- No Dia Mundial da Criatividade e Inovação, Inova-san faz um balanço das três edições do programa
- Conheça a história de jovens empreendedores que participaram do programa e hoje já colhem frutos dele
RIO DE JANEIRO – Inovação é a palavra-chave do programa Inova-san que, através da educação empreendedora para jovens estudantes, estimula o crescimento de novos negócios e soluções para os reais desafios que impactam as cidades da região Sul Fluminense. Neste Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado amanhã, o Inova-san faz um balanço das suas três edições (2019, 2020 e 2021).
“Foram mais de 2 mil participantes, 22 mil horas certificadas, 700 equipes formadas, 450 mentorias realizadas e mais de 100 embaixadores. Além disso tudo, o que nos enche de orgulho são os projetos tirados do papel, as oportunidades geradas aos estudantes e o impacto positivo do programa na região Sul Fluminense, onde está localizada a fábrica da Nissan no Brasil “, explica Ana Silva, Gerente de Sustentabilidade da Nissan e presidente do Instituto Nissan.
A estudante Rafaella Bufoni, por exemplo, dá vida ao Diverse. O projeto, estruturado por ela e mais três jovens, mostra as dificuldades encontradas por mulheres PCDs no mercado de trabalho e cria um canal para conectar candidatas e empresas com vagas abertas para o segmento. “Nosso projeto nasceu na 3ª edição do Inova-san e foi lapidado por nossos mentores. A vitória, na categoria Mulheres e Inovação, nos motivou a colocar o projeto em prática. Já temos parcerias com empresas e Ongs da região”, conta Rafaella.
Além de empreendedora, a estudante do 4º período de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) também faz parte do quadro de estagiários da Nissan. “Quando estava participando do Inova-san soube que a Nissan tinha aberto o seu Programa de Estágio. Tenho certeza que minha participação no programa fez a diferença”, acrescenta Rafaella.
O jovem Sakuzi Brandão Nonaka representa mais uma história de sucesso do programa. Na segunda edição, em 2020, participou com o projeto W.O.O.D, um dos finalistas na categoria Meio Ambiente. O grupo do estudante de Engenharia Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apostou na economia circular ao criar um processo que possibilita a transformação de madeiras descartadas por empresas em geradores de energia.
Em 2021, Sakuzi teve a oportunidade de ingressar na área de Engenharia de Processos de Pintura em Plástico da Nissan como estagiário. “Participar do programa Inova-san foi uma experiência inesquecível e que contribuirá para a minha trajetória profissional. O volume de conhecimento adquirido através das aulas remotas, o conceito de intraempreendedorismo, que consiste na busca por oportunidades de empreender e inovar dentro da empresa, e a evolução dos projetos com a troca com os profissionais tornam a ideia possível. Hoje tenho uma nova visão de Engenharia”, acrescenta Sakuzi.
Vencedor na categoria Mobilidade Inteligente na 2ª edição do Inova-san, o projeto Safe Speed System é hoje uma startup. Os professores universitários do CEFET/RJ Campus Angra dos Reis, Jonni Guiller e Marcus Springer, juntamente com um grupo de alunos, desenvolveram um sistema que limita automaticamente a velocidade do veículo de acordo com a velocidade máxima permitida em cada trecho das rodovias. “A participação no programa Inova-san abriu as portas para o nosso projeto. É um produto 100% brasileiro e patenteado em 24 países”, relata Jonni Guiller.
Sobre o Inova-san
O Inova-san é um programa de educação empreendedora e inovação aberta entre a Nissan, por meio do Instituto Nissan, e as universidades e escolas técnicas da região para impacto no Sul Fluminense. Criado em 2019, promove ambiente de tecnologia, colaboração e conteúdo focado em aprendizagem do empreendedorismo.
A quarta edição do programa Inova-san está prevista para o segundo semestre de 2022.
Acompanhe mais pelo site: www.inovasan.com.br.
Instituto Nissan
Criado no final de 2012, o Instituto Nissan é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo coordenar todas as ações de responsabilidade social da Nissan no Brasil. Desde a sua criação, a instituição assumiu o compromisso de valorizar e transformar a vida das pessoas por meio da promoção de projetos ligados a quatro eixos: educação profissionalizante, meio ambiente, mobilidade e incentivo ao voluntariado. Para isso, além de ter seus projetos próprios, a organização atua em parceria com associações da sociedade civil, poder público e empresas, e por meio do grupo de voluntariado. Em quase dez anos de existência, a instituição já beneficiou mais de 118 mil pessoas, principalmente nos municípios do Rio de Janeiro (RJ), de Resende (RJ), de São Paulo (SP), de São José dos Pinhais (PR) e nas regiões próximas a essas cidades, onde estão localizados os escritórios e a fábrica da Nissan do Brasil. Para mais informações sobre o Instituto Nissan acesse: www.institutonissan.org.br