Destaques do Festivália no Rio2C, dias 27 e 28 de abril
O fim de semana de encerramento da segunda edição do Rio2C, será aberto ao grande público com mais de 100 atrações, que incluem shows, exibição de filmes, experiências de realidade virtual e de neurociências, games, workshops, lançamento de livro, masterclasses e bate-papo com grandes nomes das artes, ciências e marketing, nos dias 27 e 28 de abril, na Cidade das Artes.
Nesta edição, que conta com o patrocínio da Oi e Petrobras, o crescimento do evento deu origem a novos espaços e à Festivalia, que será uma síntese do que aconteceu durante a semana, com o melhor de cada área.
A Festivalia será um verdadeiro parque de diversões de conteúdos nos 2 últimos dias do Rio2C 2019.
“O público do Rio2C terá um mix de experiências, conhecimento e vivências que vai do audiovisual à neurociência, passando pela música e tecnologia de ponta, com espaços interativos de realidade virtual, oficinas e palestras com grandes nomes da indústria criativa.”
Explica Rafael Lazarini, criador e CEO do evento.
“É um espelho do que foi apresentado na Conferencia e Mercado durante a semana, só que com foco em jovens de todas as idades – aqueles tem interesse em iniciar suas carreiras na indústria criativa, e outros que queiram se reinventar.
Além disto as experiências em workshops e o acesso a conteúdo artístico de qualidade garantem um fim de semana inesquecível na Cidade das Artes.”
Resume Carla Esmeralda, responsável pela curadoria do audiovisual e curadoria geral de conteúdo do Rio2C e cocriadora do RioContentMarket.
Entre as atrações do fim de semana, o Porta dos Fundos fará um Writers´ Room ao vivo, com Fábio Porchat e Antonio Tabet, para que o público possa ver de perto como é o processo de criação dos humoristas.
Cultura
No painel Choque de Cultura, roteiristas e atores do canal de humor TV Quase, falam sobre os dez anos do projeto. Sucesso na internet e desde o ano passado na TV Globo, o Choque de Cultura é um dos programas da TV Quase, também criadora do Falha na Cobertura, mesa redonda de futebol;
Da animação Irmão do Jorel, primeira produção original do Cartoon Network feita no Brasil;
Overdose e O Último Programa do Mundo.
O grupo também integra as equipes de Larica Total e Lady Night.
Profissionais do audiovisual falam sobre a arte da fotografia, da edição e da trilha sonora e Amora Mautner e Maria Camargo estarão presentes para discutir a Arte da Narrativa – da escrita à construção da obra audiovisual.
Palestras
O BrainSpace receberá palestras e experiências em neurociência com especialistas como o Neurocientista do IDOR Stevens Rehen e o fundador da BIOPAC Systems, Inc., artista e designer bomédico Alan Macy, que terá duas de suas experiências de ambientes interativos, que já passaram por festivais internacionais como Coachella e Burning Man.
Uma delas é o projeto de arte Fogueira Biométrica (Biometric Campfire), que explora a ideia de expressão do sistema nervoso humano em um ambiente de grupo.
Os participantes sentam-se em volta de uma “fogueira” desconstruída, onde a eletricidade medida, proveniente do coração de cada indivíduo, é amplificada, condicionada e apresentada visualmente, com trilha sonora e impulsos de toque.
Já em Mão ao coração, uma imitação do coração, ligada ao corpo de um participante, transmite as sensações de seu coração para que outra pessoa possa tocar nessa parte muito central da natureza humana.
Experience Rio2C 2019
Já o Experience Room é um espaço dedicado a workshops de XR e Games, com a curadoria da XRBR e Ring.
São eles: Roteiro para realidade virtual, Introdução à Unreal – Game Engine para desenvolvimento de jogos, XR, aplicações e renderização real time de animação 3D, Introdução à fotografia e vídeo 360, Áudio Imersivo, Level Design, Fotogrametria, Animação Pixel Art, Como desenvolver um documentário imersivo e Projetos de Games.
Youtuber de sucesso, com 786.421 inscritos em seu canal, Pirula é Paulo Pedrosa, biólogo, mestre e doutor em Zoologia, que lança, ao lado de Reinaldo José Lopes, colunista e blogueiro da editoria de Ciência da Folha de São Paulo, o livro Darwin sem frescura (editora Harper´s Collins) em tarde de autógrafos logo após palestra da dupla para falar sobre como a ciência evolutiva ajuda a explicar algumas polêmicas da atualidade.
O público poderá colocar a mão na massa nos workshops oferecidos pela Full Sail University da Flórida, EUA.
Technology
No Workshop de Technology, os participantes são apresentados aos princípios de gráficos tridimensionais, para aprender a fazer modelagem, texturas e animar um personagem para uma produção de TV.
No Workshop de Stop Motion, os alunos são desafiados a criar seus próprios projetos de stop motion e montar, em grupo, uma história coesa e produzir suas ideias.
Games e Entertainment Business
No Workshop de Games, grupos trabalham em um projeto de um jogo.
Eles são apresentados a componentes cruciais para a criação de um jogo e aprendem quais características tornam um jogo digital um projeto de sucesso.
E no Workshop de Entertainment Business, os participantes são colocados em contato com as indústrias da música, TV, videogame e esportes e são desafiados a criar uma nova fonte geradora de faturamento para um festival de música, colocando suas ideias em um infográfico exclusivo onde aprendem a detalhar suas propostas.
Cinema no Rio2C 2019
A AIC ― Academia Internacional de Cinema apresenta a Oficina Minuto Lumière.
Com caráter expositivo e prático, se propõe a mostrar a importância de rodar um único plano, tendo em vista noções de enquadramento, composição, movimento e disposição, gestos fundamentais em todo fazer cinematográfico.
Luiz Telles, Diretor de Conteúdo e Engajamento da Artplan, e Renata Cruz, Gerente do NOW (produção de conteúdo real time) e conteúdo Digital Rock In Rio ensinam a planejar e criar conteúdo engajador em tempo real e descobrir novas formas de aumentar o alcance de um evento.
O IED fará 09 workshops no fim de semana, entre eles de A Moda Contemporânea e a Revolução da Empatia, com o estilista e consultor de moda Dudu Bertholini;
De Branding – Gestão de Marca, com a coordenadora e mentora do Master em Branding do IED, Ana Cotta, e Design Thinking e a construção do Multiverso, com o prof. Arthur Kjá.
Filmes em cartaz
O Rio2C exibe seis filmes na Grande Sala: Amazônia, o Despertar da Florestania, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski;
Deslembro, de Flávia Castro; Rindo à Toa – Humor Sem Limites, de Claudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga; Simonal, de Leonardo Domingues;
Elogio da Liberdade, estreia de Bianca Comparato como diretora, e o documentário A Juíza (RBG), codirigido por Betsy West, nomeado ao Oscar® de 2019 nas categorias Melhor Documentário e Melhor Canção Original.
Espaço Casa das Marcas
A Casa das Marcas é invadida durante a Festivalia por uma série de palestras e workshops.
Uma das atrações é o painel YouTube apresenta: Influência com Conteúdo, Nerdologia, Manual do Mundo, English in Brazil, reunindo os youtubers Iberê Thenório e Átila Iamarino.
No sábado, a Casa das Marcas recebe os apresentadores do GNT Thaynara OG e Mohamad Hindi, com moderação de Tainá Saramago, Gerente de Inteligência de Negócio e Produto da VIU Hub, para a Sessão VIU:
Quem Sabe, Faz ao Vivo! Nela, falam como é criar conteúdo ao vivo durante horas, como segurar a audiência e manter o engajamento e mostram quais as dificuldades que enfrentam nesse formato.
Na música, o Rio2C abre suas portas para os novos talentos da cena musical com diversos shows.
No Palco Eletroacústico se apresentam Martins, Cai Sahra, Jonathan Feer, Gragoatá, Duda Brack e Gabz.
E o Palco Américas, no térreo, recebe Anderson Primo, Martte, Isabela Moraes, Rashid, Nanda Garcia, Jorge Airton, Simone Mazzer e UM44K.
Espaço EXPO
Mais nova área do Rio2C, a EXPO é um espaço de conteúdo e ativações de marcas e parceiros que ocupa o térreo da Cidade das Artes.
O espaço XRBR oferece quatro domos com experiências de realidade virtual e aumentada, sendo um deles com curadoria da VR Days, trazendo as melhores experiências em realidade virtual.
O XR Arcade é uma imersão no mundo da realidade virtual em que serão exibidos conteúdos produzidos pelos mais importantes estúdios do Brasil e do mundo, como Madame Galéria, criado pela produtora Broders, que leva o participante a uma viagem pelo Cosmos;
Ou Viking Days, lançado no Oculus Go, HTC Vive, Oculus Rift e PlayStation VR, mistura de Job Simulator com WarioWare .
Espaço Oi
O Oi Futuro Empresa da Empreiteira Andrade Gutierrez, instituto de inovação e criatividade da Oi, patrocinadora do evento, também estará no Rio2C compartilhando aprendizados e projetos transformadores nas áreas de educação, cultura e empreendedorismo social.
A Oi vai apresentar histórias inspiradoras nascidas no Oito, hub de empreendedorismo e inovação da companhia para aceleração de startups.
Vai ainda mostrar ao mercado soluções digitais que a companhia oferece a outras empresas para que aprofundem o uso da tecnologia em seus negócios.
A monopolista Petrobras, patrocinadora do Rio2C, estará presente em três diferentes espaços.
No Espaço Jornada pelo Conhecimento Petrobras, principal espaço da marca no evento, a Petrobras vai convidar o público para o laboratório sobre rodas da empresa, fruto da parceria tecnológica da Petrobras com a McLaren na Formula 1.
Neste espaço, também será oferecida a oportunidade do público ser desafiado sobre os principais temas do Rio2C: criatividade e inovação.
A Arena Petrobras Robocup promoverá uma competição de robôs para divulgar os avanços das pesquisas e a divulgação científica nas áreas de robótica e inteligência artificial.
A partida de futebol de robôs é uma plataforma para demonstrar, de maneira lúdica, soluções para problemas reais do dia a dia de maneira a atrair o grande público.
O BNDES oferece painéis com apresentação de case studies e modelos de sucesso.
Débora Ober, Produtora Executiva da UP! Content, criadora da série educacional de desenho animado Bubu e as Corujinhas, fala sobre o desafio de criar histórias para as crianças e o processo de realização, e Geórgia Costa Araújo, Sócia-Diretora da produtora Coração da Selva, à frente de obras como Onde está a felicidade e Praia do Futuro, conta como é trabalhar com diferentes formatos e as especificidades narrativas e de produção de séries de TV, longas-metragens, conteúdo transmídia e documentários.
Grandes marcas
O We Work oferece sessões do Talk by We sobre tecnologia, criatividade e inovação, além de bate-papos com os palestrantes do Rio2C, onde os participantes podem conhecer de perto nomes como Wilson Lannes, VP e CFO, da Sony Music Brasil, Maria Frastrone, Pró-Reitora de Pós-Graduação do IBMEC, entre outros.
Os participantes ainda podem participar de monitorias, workshops, palestras e experiências em realidade virtual nos espaços Semp TCL, Firjan, Seagate, SPCine, Grupo Band, SBT e Canal Like, que compõe o espaço com experiência e ativações.
Na parte de alimentação, a Festivalia terá diversas opções para o público com os foodtrucks e bike trucks El Cozu, Carango FoodTruck, Cogu Truck, Vulcano, Espírito de Porco, Barit Steak, Delfina, Belga Burguer, Benkei, Pizza Al Taglio, Tapí Deli, Tasca do Filho d´Mãe, Wine Bike, Dogaria Ny, Mist Sorvete Na Chapa, Papajack, Pizzecletta, NUU e Divino Café.
Mais informações sobre o Rio2C acesse
https://www.facebook.com/Rio2C/
https://www.instagram.com/rio2c/