Neste Dia das Mães, executivas falam sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, sem descuidar de nenhum dos lados
Em comemoração ao Dia das Mães, cinco executivas da Samsung atuantes na América Latina relatam suas jornadas na multinacional e como conciliam carreira e maternidade. Milene Gomes, diretora de Trade e Visual Merchandising da divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil; Vanessa Coutinho, diretora sênior de Vendas para a área de Mobile Experience da Samsung Brasil; Adriana Mori, diretora da área de Legal & Compliance da Samsung e líder e fundadora do Comitê Women’s at Samsung na Samsung Brasil; Lizeth Cárdenas, Gerente da cadeia de suprimentos Móveis na Samsung Peru; e Victoria Casasola, gerente de Marketing da Samsung América Central e Caribe, compartilham suas perspectivas, desafios e aprendizados.
Equilíbrio com apoio de dentro e de fora da companhia
Victoria Casasola reconhece que a maternidade é uma experiência única e envolve muitas responsabilidades que, muitas vezes, são difíceis de conciliar com uma vida profissional agitada. No entanto, revela que sempre encontrou apoio para seu crescimento e amadurecimento dentro da companhia, o que foi fundamental em sua carreira.
“É valioso como uma empresa tão grande como a Samsung acreditou e confiou em mim. Isso me permitiu desenvolver minha carreira e crescer como pessoa. Pude transmitir isso aos meus filhos e orientá-los em sua formação como pessoas íntegras”, revela.
Mãe de duas meninas, Lizeth Cárdenas é direta em relação aos seus objetivos tanto como líder quanto como mãe. “Considero que todas as pessoas têm talento. Meu principal objetivo é encontrar e desenvolver esses talentos em minhas filhas. Por outro lado, no campo profissional, pretendo continuar formando equipes de alto desempenho e nunca deixar de aprender. ”
Para completar, ela revela que é possível assumir ambos os papéis (a de mãe e a de profissional) e ter sucesso. “As mulheres não devem escolher entre uma opção ou outra, podem crescer profissionalmente e serem ótimas mães. Quero ensinar minhas filhas a perseguirem seus sonhos e nunca deixarem de acreditar em si mesmas”, afirma.
Para Vanessa Coutinho, grande parte das mães enfrentam dilemas muito parecidos em suas jornadas: a responsabilidade de desempenhar ambos os papéis de forma satisfatória. No entanto, revela que encontrou uma rede de apoio dentro e fora do trabalho.
“O importante é, dentro da rotina, ter a confiança e a tranquilidade de saber com quem contar quando for necessário. Da mesma forma, criar vínculos de confiança dentro da empresa, com seu gestor, seus colegas e pares é fundamental para manter o bom andamento do trabalho, mesmo quando não for possível estar presente”, opina Vanessa.
Ela completa que o modelo híbrido de trabalho, oferecido pela Samsung, é um grande benefício para conciliar todas as tarefas. “Este recurso está cada vez mais difundido, maduro e tem um papel fundamental nesta relação de carreira e maternidade, tornando possível a presença e performance em ambos os ambientes e também minimizando o sentimento de culpa”.
Também mãe de duas filhas, Adriana Mori reconhece que conciliar trabalho e carreira não é fácil, mas é possível, especialmente quando se pode negociar as situações. “Muitas mulheres ainda acreditam que maternidade e carreira não caminham juntas e, que, portanto, existe apenas um caminho a ser escolhido. Sempre refleti muito sobre perguntas como essa e confesso que achava que eu não era a melhor pessoa para responder”, diz. Hoje, a diretora da área de Legal & Compliance da Samsung Brasil se sente segura para afirmar que, apesar de trabalhosa, a tarefa não é impossível. “Depois que me tornei mãe, passei a ser uma profissional muito mais objetiva, organizada e produtiva. Acredito que hoje, com as discussões mais abertas sobre o tema e com a possibilidade do trabalho híbrido, essa tarefa possa ser mais tranquila”, completa a diretora.
Adriana também é fundadora e líder do comitê multidisciplinar Women at Samsung, cujo objetivo é estimular a diversidade e inclusão, fortalecer a liderança feminina e melhorar o ambiente no trabalho.
Já Milene Gomes revela que após se tornar mãe, viu a necessidade de se planejar para encontrar o equilíbrio entre a maternidade e a carreira.
“Saber organizar tarefas, priorizar as entregas e estar atenta às situações – em casa e no trabalho – faz toda a diferença. Por incrível que pareça, ao me tornar mãe, fiquei ainda mais organizada, pois é algo que exige pontualidade, precisão e, acima de tudo, acolhimento”, completa.