Home Noticias Estudantes de Vila Velha (ES) vencem prêmio nacional com protótipo de biofábrica para reduzir o consumo de agrotóxicos

Estudantes de Vila Velha (ES) vencem prêmio nacional com protótipo de biofábrica para reduzir o consumo de agrotóxicos

por admin

A equipe do Instituto Federal do Espírito Santo ficou entre os vencedores da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, programa de cidadania corporativa da Samsung

Imagem meramente ilustrativa

 

Um grupo de quatro alunos do Instituto Federal do Espírito Santo, no Campus Vila Velha, ficou entre os ganhadores do Solve For Tomorrow Brasil com um protótipo de biofábrica sustentável na categoria Júri Popular. Em sua décima edição no Brasil, o programa de cidadania corporativa da Samsung tem a coordenação geral realizada pelo Cenpec e é conhecido por estimular alunos e professores do ensino público a criarem soluções para problemas e demandas da sociedade com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

O protótipo desenvolvido pelos alunos tem como objetivo combater a contaminação da água de maneira simples e com baixo custo, além de beneficiar os agricultores que, com essa alternativa, podem substituir os agrotóxicos por biofábricas sustentáveis. A ideia surgiu quando, em uma aula prática, os alunos foram incentivados a pensar sobre as possíveis maneiras de reduzir o uso de agrotóxicos nas plantações, diminuindo assim a alteração cromossômica causada pelo consumo direto e indireto desses químicos.

 

“É um projeto que ajuda a reduzir o uso de agrotóxicos pelos agricultores e, consequentemente, diminui seu consumo pela comunidade. Geralmente, a água usada em plantações vem de poços, então ela já vem contaminada. Os alunos então sugeriram um mecanismo simples para promover a descontaminação. A equipe testou todas as possibilidades para descontaminar essa água, conversou com produtores rurais para entender as questões relacionadas ao uso de biofábricas e então construiu o protótipo. Em todo o processo houve conversas com as pessoas diretamente impactadas pelo projeto para que houvesse essa validação”, explica Marcela Ferreira Paes, professora de biologia e orientadora do grupo.

 

“O Solve For Tomorrow tem o objetivo de apresentar soluções inovadoras e inteligentes para que a sociedade avance em diferentes áreas, mas também é uma forma de auxiliar esses jovens estudantes a desenvolverem suas habilidades. Acreditamos que a equipe de Vila Velha alcançou todos os objetivos do programa nessa 10ª edição e estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos pelos alunos. Acreditamos no potencial dessa iniciativa e esperamos que eles continuem fazendo diferença na comunidade em que estão inseridos”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.

 

“O projeto da equipe de Vila Velha aborda um dos desafios mais urgentes em nossa sociedade e conecta dois temas fundamentais: sustentabilidade e saúde”, aponta Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “Merece destaque, também, o olhar atento da equipe para o território, aproximando escola e comunidade, com o objetivo de compreender detalhadamente o problema e propor uma solução que faça sentido nesse contexto”.

 

Sobre o processo de mentoria, que antecede a premiação dos projetos, Marcela conta que foi uma etapa importante para que o grupo obtivesse uma nova visão do que poderia ser melhorado no projeto. “Este é um protótipo que, de fato, queremos aplicar na sociedade. E as mentorias semanais foram excelentes, principalmente para a abordagem do produto frente à sociedade. Foi uma etapa muito bacana e que nos permitiu avançar com o projeto”.

 

Sobre a participação da equipe no programa, a educadora explica que foi uma forma de reconhecer todo o trabalho realizado pelos alunos durante o ano de 2023. “Eles ganharam um prêmio internacional em Portugal e agora o Solve For Tomorrow Brasil. Com isso, nós observamos a importância de estimular a ciência e a tecnologia para os alunos do ensino médio, pois eles deixam de apenas consumidor o conteúdo da sala de aula e passam, de fato, a aplicá-los no cotidiano. Eles aprenderam muito sobre como resolver problemas da vida real, como se comunicar, se organizar e se portar. Estamos muito felizes e orgulhosos pela trajetória. O esforço e o trabalho valeram a pena”, conclui.

 

Sobre o Solve For Tomorrow

O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na 10ª edição, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior. Clique aqui para conhecer os dez projetos finalistas da edição.

 

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

 

Para saber mais sobre o programa, acesse  Link ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no FacebookInstagram e YouTube.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações