Equipe foi selecionada por uma banca julgadora entre outros nove grupos e foi a grande vencedora da 9ª edição do Solve For Tomorrow Brasil
Uma equipe de três alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, em Cascavel, Ceará, foi a grande vencedora da 9ª edição do Solve For Tomorrow Brasil. O projeto de combate às arboviroses ficou em primeiro lugar entre os Vencedores Nacionais, que foram definidos por uma banca julgadora composta por representantes da Samsung, Cenpec (responsável pela coordenação geral do programa, especialistas de universidades e profissionais nas áreas de educação, ciências e tecnologia para definir os três projetos vencedores nacionais. O Solve for Tomorrow é conhecido por incentivar alunos e professores de escolas públicas a criarem projetos inovadores para solucionar problemas e demandas da vida real por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O protótipo desenvolvido pelo grupo de estudantes tem como objetivo combater as arboviroses por meio de cápsulas biodegradáveis, por isso o nome do projeto: ARBOCAPS – Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à arboviroses. A equipe teve a ideia de criar essas cápsulas que, quando colocadas em contato com água parada liberam, de forma gradual, biocompostos que são capazes de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As cápsulas são produzidas a partir de plantas típicas da região de Cascavel, como pinhão roxo e a resina do cajueiro, que têm ação inseticida.
Com fácil aplicação, a equipe descobriu, a partir de testes, que o protótipo tem alta fidelidade, além de baixo custo. Cada cápsula tem um valor de R$ 0,36 centavos, que equivalente a 95% menos custo em relação aos inseticidas comuns. Com o projeto, os alunos cooperam para dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): o de saúde e bem-estar para todos (3) e o de cidades e comunidades sustentáveis (11).
Segundo Heloina Lopes Capistrano, professora de biologia e orientadora da equipe, o processo de mentoria foi importante para que os alunos enxergassem as possibilidades relacionadas ao seu protótipo. “As mentorias possibilitaram analisar o projeto sob diferentes perspectivas, e os ganhos pedagógicos foram de grande relevância. Os estudantes passaram a considerar outros pontos na abordagem do projeto, gerando uma visão crítica sobre ele”.
Já sobre o evento de premiação e o destaque como vencedores da edição, a professora comenta o sentimento de orgulho dos alunos. “É um sentimento de dever cumprido. O Solve For Tomorrow renovou o espírito empreendedor e a curiosidade científica dos estudantes. As expectativas quanto ao prêmio foram superadas, não apenas quanto à cerimônia de premiação, mas as experiências de aprendizado e reconhecimento que nos proporcionou. O programa serviu de agente motivador para que o grupo entenda as aplicações da ciência e da tecnologia no dia a dia”.
“O projeto dos alunos de Cascavel, assim como os demais projetos finalistas da 9ª edição do Solve For Tomorrow, mostra uma importante preocupação com as práticas sustentáveis, relacionando-as com uma melhor qualidade de vida para todos. Criar um protótipo como este é, também, combater doenças e solucionar problemas de saúde para elevar o bem-estar da população”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Estamos muito satisfeitos com a qualidade dos projetos apresentados nesta edição. Com isso, observamos que o Solve For Tomorrow continua alcançando um dos principais objetivos da visão global de Responsabilidade Social da Samsung, a ‘Together for Tomorrow! Enabling People, que é empoderar pessoas tendo a educação e a tecnologia como base”.
“Ao pensar em soluções para problemas reais que afetam suas comunidades, essas equipes de estudantes e docentes desenvolvem propostas que podem beneficiar também outros territórios e populações”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “Do ponto de vista pedagógico, alguns prováveis benefícios são o aumento da motivação entre alunos e alunas e uma maior integração entre disciplinas e saberes”.
As escolas do estado do Ceará têm um histórico de participação muito relevante no Solve For Tomorrow Brasil, com projetos que, na maioria das edições, se destacam como finalistas e, no caso de 2022, também como vencedores. Em 2016, na 3ª edição do programa, um dos projetos mais votados pelo Júri Popular era do município de Granja. O mesmo aconteceu nos anos de 2019 e 2020, com escolas de Cascavel, e em 2021, com uma escola de Crateús. Em 2022, a história se repete, mostrando que a interação e dedicação dos alunos cearenses estão contribuindo para o avanço do estudo no estado.
Para o futuro, Heloina garante que o projeto não deixa de existir após a premiação. “Com certeza terá continuidade. As mentorias e demais atividades do prêmio auxiliaram os estudantes a vislumbrar novas possibilidades de continuidade para o projeto, tanto em termos de análises, quanto de aplicação na comunidade. Nesse sentido, a equipe continuará trabalhando no projeto para promover mais impactos positivos para sociedade usando a abordagem STEM. Além disso, o prêmio segue instigando os jovens da instituição a buscarem soluções sustentáveis para problemas reais da nossa comunidade. Essa vitória movimentou a escola e fortaleceu o movimento pela aprendizagem científica, motivando os alunos a pensarem em novos projetos”, conclui.
Solve For Tomorrow
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na 9ª edição, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. E em 2022, registrou um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Todos pela Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse https://respostasparaoamanha.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.
Sobre o Cenpec
Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br.