Home Noticias Especificações do PCI-e 3.0 finalizadas: 100% de banda maior

Especificações do PCI-e 3.0 finalizadas: 100% de banda maior

por Agência Canal Veiculação

A PCI-SIG, orgão regulador que tutela e gerencia o desenvolvimento do bus PCI-Express, revelou esta semana as especificações finais do padrão PCI-Express 3.0. Tal como as versões anteriores (1.x e 2.x), o PCI-Express 3.0 será retro-compatível com dispositivos que utilizem versões mais antigas. No topo das otimizações está um aumento teórico da largura de banda em cerca de 100%.

O novo padrão será capaz de atingir 1GB/s para cada linha, duplicando as capacidades atuais do PCI-Express 2.0. Teoricamente, um slot PCI-Express 16x será capaz de atingir uma largura de banda de 32GB/s. Além do aumento da largura de banda, o PCI-Express 3.0 utiliza o novo esquema de codificação de dados 128b/130b. Este novo protocolo permite a utilização a 100% de toda a largura de banda disponível, reduzindo o overhead, ou seja em outras palavras: Como comparação, o PCI-E 2.0 possui uma taxa de transferência teórica de 5GT/s; mas, na prática, atinge apenas 4GT/s.  Assim, o novo padrão é capaz de aproveitar todos os 8GT/s da banda teórica.

Infelizmente o novo bus só deverá ter uma adoção em massa pelos fabricantes a partir do segundo trimestre de 2011, sendo possível mas ainda não certa uma fabricação já incorporada  em algumas placas para Sandy Bridge logo no início de 2011. Mas já é uma notícia espetacular e se você pretende investir numa máquina nervosa nos próximos meses, fica ai nossa dica, que em breve poderemos migrar de vez para o mais rápidos dos soquetes PCi-e !!! Com um aumento de 100% na largura de banda…..

Você também pode gostar

1 comentário

maNtd 22 de novembro de 2010 - 18:13

Nossa, a redação do site é fantástica, é super objetiva e de fácil compreensão.

Parabéns

Responder

Deixe um Comentário