O publicitário Marcel Bely apresentou a ‘Prefs’ que se tornou referência em todo o Brasil como case nacional de mídias sociais governamentais Marcel Bely procurou referências no exterior para construir a Prefs (Divulgação) | |
Curitiba não tinha uma presença digital oficial até 2013. Foi com a gestão do atual prefeito, Gustavo Fruet, que por meio da Secretaria de Comunicação da cidade, surgiu o departamento de redes sociais na prefeitura de Curitiba. Para a criação desse departamento, a prefeitura buscou pessoas do mercado que já atuavam nessa área, e com isso, Marcel Bely foi eleito para fazer parte da equipe que implementou o projeto da conhecida ‘Prefs’. “Um dos principais ativos do nosso planejamento foi entender o que as outras cidades estavam fazendo no ambiente digital. Não vimos nada de interessante aqui no Brasil nas redes sociais das cidades”, relembrou o publicitário que participou do IV Fórum Internacional iCities falando sobre o case nacional de mídias sociais governamentais. Bely comentou que, durante o processo de pesquisa do departamento, a única coisa que a equipe encontrava nas FanPages de outras prefeituras era a replicação do conteúdo produzido pela assessoria de comunicação. “No fim das contas, os textos institucionais que iam para o site da prefeitura, acabavam indo parar nas redes sociais. Com isso não existia engajamento. As páginas eram semi-mortas”, enfatizou. Percebendo que no Brasil não existia nenhuma relação entre órgãos públicos com o meio digital, a equipe foi buscar referências no exterior. Foi aí que apareceu a grande oportunidade de fazer um trabalho diferenciado, criando assim um canal de relacionamento aberto com o público, utilizando uma linguagem específica e criando uma personalidade para a nova FanPage. “Começamos um trabalho inverso. Desconstruímos o texto e assim começamos de uma maneira tranquila a ganhar relevância dentro desse ambiente”, disse Bely. O publicitário reforçou que sente muito orgulho do trabalho feito pela equipe, já que os problemas que chegavam até a FanPage eram levados diretamente para cada secretaria responsável. “Quando você dá abertura para o público, por consequência você acaba se abrindo para coisas boas e coisas ruins. Até então todas as prefeituras eram fechadas por medo de retaliação. Com a Prefs nós quebramos um paradigma”, explicou. Bely finalizou sua palestra dizendo que o trabalho da Prefs fez com que muitos cidadãos voltassem a se preocupar com Curitiba, pois a população de maneira geral é afastada da política não só pela corrupção, mas também pelo fato da política não se comunicar bem com as pessoas. Sobre o evento |
Especial iCities: Comunicação inovadora pode tornar cidades inteligentes
324
Post Anterior