Home Noticias Especial iCities: Comunicação inovadora pode tornar cidades inteligentes

Especial iCities: Comunicação inovadora pode tornar cidades inteligentes

por Agência Canal Veiculação

O publicitário Marcel Bely apresentou a ‘Prefs’ que se tornou referência em todo o Brasil como case nacional de mídias sociais governamentais

Icity

Marcel Bely procurou referências no exterior para construir a Prefs (Divulgação)

Curitiba não tinha uma presença digital oficial até 2013. Foi com a gestão do atual prefeito, Gustavo Fruet, que por meio da Secretaria de Comunicação da cidade, surgiu o departamento de redes sociais na prefeitura de Curitiba.

Para a criação desse departamento, a prefeitura buscou pessoas do mercado que já atuavam nessa área, e com isso, Marcel Bely foi eleito para fazer parte da equipe que implementou o projeto da conhecida ‘Prefs’. “Um dos principais ativos do nosso planejamento foi entender o que as outras cidades estavam fazendo no ambiente digital. Não vimos nada de interessante aqui no Brasil nas redes sociais das cidades”, relembrou o publicitário que participou do IV Fórum Internacional iCities falando sobre o case nacional de mídias sociais governamentais.

Bely comentou que, durante o processo de pesquisa do departamento, a única coisa que a equipe encontrava nas FanPages de outras prefeituras era a replicação do conteúdo produzido pela assessoria de comunicação. “No fim das contas, os textos institucionais que iam para o site da prefeitura, acabavam indo parar nas redes sociais. Com isso não existia engajamento. As páginas eram semi-mortas”, enfatizou.

Percebendo que no Brasil não existia nenhuma relação entre órgãos públicos com o meio digital, a equipe foi buscar referências no exterior. Foi aí que apareceu a grande oportunidade de fazer um trabalho diferenciado, criando assim um canal de relacionamento aberto com o público, utilizando uma linguagem específica e criando uma personalidade para a nova FanPage. “Começamos um trabalho inverso. Desconstruímos o texto e assim começamos de uma maneira tranquila a ganhar relevância dentro desse ambiente”, disse Bely.

O publicitário reforçou que sente muito orgulho do trabalho feito pela equipe, já que os problemas que chegavam até a FanPage eram levados diretamente para cada secretaria responsável. “Quando você dá abertura para o público, por consequência você acaba se abrindo para coisas boas e coisas ruins. Até então todas as prefeituras eram fechadas por medo de retaliação. Com a Prefs nós quebramos um paradigma”, explicou.

Bely finalizou sua palestra dizendo que o trabalho da Prefs fez com que muitos cidadãos voltassem a se preocupar com Curitiba, pois a população de maneira geral é afastada da política não só pela corrupção, mas também pelo fato da política não se comunicar bem com as pessoas.

Sobre o evento
O Fórum Internacional iCities acontece desde 2012 com o objetivo de gerar conhecimento, lançar tendências e promover ações efetivas no segmento de Cidades Inteligentes. O evento, que se tornou um dos maiores da América Latina, apresenta tendências, cases, inspirações, produtos e serviços já implementados ou projetos em desenvolvimento. A edição 2015 conta com o patrocínio da Intertechne, Itaipu Binacional, Quiosque Natureza, Renault, Tecnisa e Universidade Positivo, além do apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações