CIDADE DO MÉXICO, México – A equipe Nissan e.dams chegou entre os dez primeiros com seus dois carros no E-Prix da Cidade do México, em uma 3ª Rodada intensa e emocionante da temporada 2021/2022 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A longa espera pelo retorno ao vibrante Autódromo Hermanos Rodríguez e seu lendário estádio de beisebol Foro Sol culminou com um dia cheio de ação, com disputas roda a roda diante de uma plateia animada, com algumas das imagens mais espetaculares do calendário de corridas.
Os pilotos da equipe Nissan e.dams começaram bem o dia, com Sébastien Buemi terminando em segundo na primeira sessão de treinos livres e Maximilian Günther terminando em sexto. Buemi foi o mais rápido da segunda sessão de treinos livres, mostrando um aumento da performance do motor Gen2 de Fórmula E da Nissan desde as duas primeiras rodadas, em Diriyah.
Apesar de um ritmo ágil nas sessões de treinos, alguns erros comprometeram as qualificações da equipe. Ambos os pilotos não conseguiram levar a melhor nos duelos, com Günther largando em 10º lugar e Buemi em 18º.
Quando as luzes se apagaram na Cidade do México, Günther e Buemi brigaram para valer com seus adversários em seus carros de corrida nº 22 LEAF e nº 23 ARIYA. Günther manteve o 10º lugar e Buemi subiu cinco posições na primeira volta.
A emocionante corrida teve várias mudanças de posições de todas as equipes, mas a decisão aconteceu mesmo na última volta. Os dois pilotos da Nissan e.dams beneficiaram-se da estratégia de gestão de energia da equipe, o que permitiu que mantivessem o ritmo na volta adicional, o que não foi previsto por outros competidores.
Em um final dramático, Buemi cruzou a bandeira quadriculada em 8º – uma impressionante evolução de dez posições em relação à largada – e Günther em 9º, marcando os primeiros pontos da equipe nesta temporada e os primeiríssimos pontos de Günther para a equipe Nissan e.dams.
“Tivemos um fim de semana melhor em comparação com Diriyah, tanto em termos de ritmo como marcando nossos primeiros pontos na 8ª Temporada”, disse Tommaso Volpe, diretor geral da Nissan Fórmula E. “Demonstramos hoje que temos um bom ritmo, o que comprova que acertamos na preparação para a corrida. Esperávamos uma sessão de qualificação melhor, mas o resultado da corrida foi bom e é muito bom fazer uma dobradinha no top 10 aqui no México, diante de milhares de fãs apaixonados pelos esportes a motor”.
“O México é sempre uma corrida muito especial para nós. A Nissan está presente no país há mais de 60 anos e somos a marca campeã de vendas aqui há 12 anos consecutivos. Temos uma história bastante longa e um know-how enorme em eletrificação, por isso a Fórmula E é a plataforma perfeita para contar nossa história e acelerar o desenvolvimento de nossa tecnologia de veículos elétricos. Estamos extremamente contentes por mostrar aos nossos fãs e clientes que o futuro é elétrico e também muito emocionante”.
Os codiretores da equipe Nissan e.dams, Grégory e Olivier Driot, também comentaram: “Esperávamos mais depois do ritmo que mostramos nas sessões de treino, mas não entregamos tudo o que podíamos nas qualificações. Apesar disso, o mais importante é que nos recuperamos – ficamos bem focados na gestão da energia e rapidamente entendemos que tínhamos que mudar nossa estratégia de 39 para 40 voltas, enquanto algumas equipes demoraram a reagir. Tínhamos uma ambição maior, mas é legal levar para casa nossos primeiros pontos da temporada”.
A equipe agora se volta para a próxima rodada dupla do Campeonato de Fórmula E nos dias 09 e 10 de abril de 2022, em Roma.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Comentários dos pilotos
Sébastien Buemi
“O dia foi muito bom para nós no geral. Mostramos que temos um bom ritmo, principalmente nas sessões de treinos, mas infelizmente não me saí tão bem nas qualificações. Mesmo assim, a corrida foi boa; larguei em 18º e terminei em 8º, então fiquei bem satisfeito. Agora só precisamos garantir melhores posições nas qualificações. Em geral, estou bem feliz com minha performance. Quero agradecer à equipe por ter feito um excelente trabalho e não vejo a hora de estar logo em Roma”.
Maximilian Günther
“A equipe teve um dia positivo, pois demos um grande passo em termos de performance de Diriyah para o México. Tínhamos ritmo para estar no top 8 hoje e o carro mostrou uma boa performance, mas fiquei preso no pelotão nas qualificações e isso comprometeu minha performance nas etapas por grupos. A corrida foi bem intensa – tomamos algumas decisões radicais em momentos importantes, então ficaram algumas coisas para rever. O lado positivo é que continuamos partindo pra cima até o final, tentando sermos o mais eficiente possível. Estou muito feliz por toda a equipe hoje – pontuamos com os dois carros e esse é um bom resultado para nós”.
Informações adicionais
Acesse Global.NissanNews.com/FormulaEPressKit
# # #