MONTE CARLO, Mônaco – O piloto da equipe Nissan e.dams de Fórmula E Sébastien Buemi partiu para a briga e, apesar de ter largado na 22ª posição, conseguiu o 8º lugar e quatro pontos ao final do E-Prix de Mônaco. Seu companheiro de equipe Maximilian Günther também pilotou com garra e determinação, subindo da 11ª para a 7ª posição, mas teve que desacelerar na última volta, terminando em 17º lugar.
A 6ª rodada da temporada 2021/2022 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E contou com arquibancadas lotadas em condições meteorológicas perfeitas no icônico circuito de Mônaco. Os carros de Fórmula E correram no famoso traçado completo do circuito, com muita ação para o deleite dos fãs.
Nas duas sessões de treinos livres, ambos os pilotos apresentaram um bom ritmo e chegaram à 5ª posição, mas não conseguiram avançar na fase de grupos nas qualificações. Apesar disso, os carros da Nissan e.dams partiram pra cima na segunda metade da corrida com os pilotos avançando no intenso pelotão.
Buemi fez bom uso de sua ampla experiência na Fórmula E, subindo notáveis 14 posições. Já Günther se manteve firme na 7ª posição, que foi praticamente sua até o final da prova, mas não conseguiu garantir o lugar na volta final devido ao nível baixo de energia.
“Terminamos bem este E-Prix de Mônaco, mas com um gosto amargo”, disse Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E e diretor geral da Equipe Nissan e.dams de Fórmula E. “Ainda temos algumas melhorias para implementar em nossa performance nas qualificações e o Max acabou não se dando bem nos duelos por uma margem muito pequena. Entretanto, nossa estratégia de corrida foi forte e nosso ritmo foi bom”.
“Ambos os pilotos subiram muitas posições. O Séb teve uma excelente regularidade subindo da 22ª para a 8ª posição. O Max estava em 7º, mas na última volta teve que desacelerar, pois estava com pouca energia. No geral, estamos na direção certa em termos de performance, pontuamos aqui em Mônaco e estamos levando para casa alguns pontos positivos ao final desta corrida”.
Além da ação durante a corrida de Fórmula E, a Nissan impressionou os fãs com mais um de seus carros 100% elétricos de alta performance, o LEAF NISMO RC. Baseado no Nissan LEAF de produção em série, este protótipo feito para as pistas com sua carroceria de fibra de carbono e duplo motor elétrico levou alguns convidados para dar uma volta com emoção, exibindo sua emocionante performance em sprints de 0 a 100 em apenas 3,4 segundos.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
COMENTÁRIOS DOS PILOTOS
Sébastien Buemi
“Tivemos emoções contrastantes. No geral, fizemos uma excelente prova, subindo da última para a 8ª posição e acho que nossos pontos foram merecidos. As qualificações foram decepcionantes depois de eu ter chegado ao 5º lugar no primeiro treino livre, por isso estou tentando entender o que aconteceu. Sei que tenho ritmo, é só uma questão de conseguir alinhar tudo. Mas as mudanças que fizemos no carro e o resultado que conquistamos me deixam confiante que podemos partir para Berlim com foco total para fazer um trabalho melhor nas qualificações”.
Maximilian Günther
“Larguei da 11ª posição, por isso partimos para a briga logo de início. Nossa eficiência não foi tão boa como a dos carros mais próximos, então ficamos um pouco sem energia no final das contas. Fizemos uma boa corrida no geral: consegui subir algumas posições com as oportunidades de ultrapassagem e corri em 7º na maior parte do tempo, até a última volta. Fizemos tudo o que podíamos e não deixamos nada para trás. Estamos satisfeitos com a performance da nossa equipe – eu não pontuei, mas estamos levando pontos positivos para casa. Agora estou bastante motivado para a corrida em Berlim”.
# # #