PORTLAND, Oregon – A Equipe Nissan de Fórmula E terminou a 12ª rodada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, temporada 2022/2023, com pontos. O piloto Norman Nato ficou com o 9º lugar na primeira visita da categoria à cidade de Portland, nos Estados Unidos.
Sacha Fenestraz e Norman Nato largaram no top 3 do grid, depois de a equipe ter demonstrado um excelente ritmo nas qualificações. A dupla de pilotos estava correndo no grupo A e demonstrou toda sua força logo no início com Fenestraz terminando em 1º e Nato em 3º no grupo. Os dois venceram os duelos das quartas de final e se enfrentaram na semifinal pela segunda vez nesta temporada, tendo o franco-argentino evoluído para a fase final.
Depois de uma largada caótica da prova, a dupla brigou pela liderança nas primeiras voltas, mas um contato fez com que Fenestraz tivesse que entrar no box para colocar uma asa nova no carro. Nato estava liderando e apresentou uma forte velocidade, entretanto a corrida desordenada provocou mudanças nas posições depois que ele ativou o Modo Ataque pela segunda vez. Mesmo assim, ele conseguiu pontuar no final da prova, ficando com o 9º lugar. Enquanto isso, apesar de ter brigado para se recuperar depois de ter parado, Fenestraz cruzou a linha de chegada em 15º.
A Fórmula E volta a correr nos dias 15 e 16 de julho, quando a categoria visita a cidade de Roma para o penúltimo fim de semana de prova desta temporada.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da equipe Nissan de Fórmula E:
“Este fim de semana foi desafiador; conquistamos um ótimo resultado nas qualificações e demonstramos como podemos ser rápidos, mas a corrida foi caótica. Um pequeno contato comprometeu a prova do Sacha. Já o Norman liderou várias voltas, mas não teve ritmo no carro para se manter na liderança e perdeu algumas posições. Nós não marcamos tantos pontos quanto esperávamos, mas temos que pensar no lado positivo. Nosso carro estava rápido nas qualificações e a partir de amanhã nossas atenções se voltam para a próxima corrida, em Roma”.
Norman Nato:
“Tivemos um ótimo ritmo nas qualificações hoje e eu fiquei realmente satisfeito com o desempenho de uma volta do carro. A corrida foi difícil porque ficou todo mundo preso em um grande pelotão. Foi bem difícil gerenciar a energia, principalmente na liderança, o que provocou muita ação com manobras laterais porque ninguém queria ficar na frente. Hoje não tivemos ritmo para chegar ao pódio, mas tendo em vista que largamos em 3º nossa meta era definitivamente maior do que o 9º lugar, mesmo tendo ficado satisfeitos com os pontos”.
Sacha Fenestraz:
“Tivemos mais uma vez uma velocidade incrível nas qualificações. Liderar um grupo forte e chegar à final pela terceira vez nesta temporada é uma grande conquista para mim e eu estou muito feliz com nosso desempenho de uma volta. Foi uma corrida difícil, este traçado da pista não é o ideal para os carros de Fórmula E, por isso todos ficaram presos em um grande pelotão durante quase toda a prova porque ninguém queria liderar e gastar energia. Eu cometi um pequeno erro, travei e danifiquei a asa da frente, então tive que entrar no box para fazer a substituição. Depois disso ficou difícil recuperar, mas vamos ficar com o lado positivo das qualificações e seguir em frente com foco em Roma”.
Sobre a Nissan in Formula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Norman Nato e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.