CIDADE DO MÉXICO, México – A Equipe Nissan de Fórmula E demonstrou grande potencial na corrida de abertura da edição 2022/2023 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, graças à excelente qualificação de Sacha Fenestraz no Autódromo Hermanos Rodriguez.
Sacha Fenestraz teve uma boa performance na fase classificatória por grupos e avançou para a fase de duelos, perdendo por pouco uma vaga na semifinal. O franco-argentino largou em oitavo, avançou uma posição na volta de abertura com uma excelente manobra e subiu para o sexto lugar, demonstrando habilidade em sua corrida de estreia para a equipe. Nesta corrida bastante disputada, o piloto de 23 anos manteve um bom ritmo até que um problema no sistema de gestão de energia na etapa final da corrida o levou para fora do top 10.
Norman Nato também fez uma largada positiva com o carro de número 17, mas foi pego em um incidente e foi forçado a abandonar a prova na primeira volta.
“É um pouco frustrante porque pudemos ver durante todo o fim de semana que o carro estava forte”, disse Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E e diretor geral da Equipe Nissan de Fórmula E. “O Sacha fez um trabalho incrível nas qualificações para chegar aos duelos e demonstrou um grande potencial, chegando quase às semifinais. Ele estava correndo bem durante a prova e fazendo bons tempos de volta até ter um problema de gestão de energia no final da corrida. A performance dele mereceu bons pontos, por isso estamos obviamente desapontados, mas temos que seguir em frente para a próxima prova e procurar fazer melhor daqui para frente. Sabemos que temos fatores para melhorar, mas é bom ver que estamos iniciando sobre bases sólidas, por isso vamos analisar o que aconteceu hoje e trabalhar para apresentar resultados mais fortes em Diriyah.”
A próxima corrida da Temporada 9 da Fórmula E acontece no fim deste mês, com uma rodada dupla em Diriyah (Arábia Saudita), nos dias 27 e 28 de janeiro.
Comentários dos Pilotos
Sacha Fenestraz
“Fiquei muito feliz de chegar à fase de duelos nas qualificações; a competição está sendo ferrenha, então fizemos um excelente trabalho e quase chegamos à semifinal. A corrida foi um pouco frustrante, mas definitivamente tínhamos potencial para pontuar. Já perto do final tivemos um problema com a gestão de energia. Vamos tentar descobrir o que aconteceu e corrigir para a próxima corrida, mas apesar de não marcar pontos o fim de semana foi positivo, fizemos um grande progresso entre a segunda sessão de treinos livres e as qualificações e sabemos onde precisamos melhorar”.
Norman Nato
“Esta corrida não aconteceu como esperávamos ou desejávamos. Na segunda sessão de treinos livres estávamos nos sentindo confiantes, o ritmo estava bom, mas não conseguimos ter a configuração certa para as qualificações e isso nos custou um pouco de tempo. Durante a corrida fomos atingidos na primeira volta e tivemos que abandonar devido aos danos. É frustrante porque precisamos todo o tempo de pista possível para aprender sobre o novo carro, mas mesmo assim estamos deixando o México com mais dados e compreensão sobre o que precisamos fazer para melhorar. O que aconteceu ficou para trás e nosso foco agora são as preparações para a próxima corrida em Diriyah, daqui a duas semanas.”
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição pela Nissan da escuderia e.dams em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, Norman Nato e Sacha Fenestraz serão os pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
# # #