CIDADE DO CABO, África do Sul – A Equipe Nissan de Fórmula E conquistou sua primeira pole position da Temporada 9 no E-Prix da Cidade do Cabo. Sacha Fenestraz avançou como um relâmpago nas qualificações, sendo o mais rápido no Grupo A e vencendo todas as três sessões de Duelos, marcando três pontos para a conta.
O piloto franco-argentino ainda conseguiu marcar a volta mais rápida da história da Fórmula E, com uma velocidade média de 154,987 km/h no Duelo final das qualificações. Fenestraz fez uma forte largada na corrida, liderando desde o início e brigando por um lugar no pódio durante toda a prova. Entretanto, quando ele estava correndo em terceiro na última volta, uma manobra arriscada de outro piloto resultou em um contato, fazendo Fenestraz rodar na pista em direção ao muro, ficando de fora da corrida.
Seu companheiro de equipe Norman Nato apresentou um ritmo positivo após ter terminado nos pontos na corrida anterior, no circuito indiano de Hyderabad. Tendo largado em décimo na corrida de hoje, o piloto francês partiu para a briga em uma disputa acirrada, cruzando a linha de chegada em nono.
“Toda a equipe fez um trabalho brilhante pela segunda vez consecutiva”, disse Tommaso Volpe, diretor geral e diretor da Equipe Nissan de Fórmula E. “É frustrante que o Sacha tenha sido privado do pódio mais uma vez devido a um contato. Conquistar a pole position nos proporcionou uma sensação incrível; já sabíamos que seria possível, mas cabe a nós reunir todos os fatores para isso – e assim fizemos. O Sacha pilotou de forma incrível durante várias voltas e arrematou a pole de forma merecida. Ele não teve sorte durante a corrida, com a infeliz coincidência de acontecer um segundo Full Course Yellow quando estávamos ativando o Modo Ataque, o que o fez cair para a quarta posição. Ele fez um bom trabalho voltando para o terceiro lugar, mas foi atingido por outro piloto na última volta e foi parar no muro, o que é frustrante porque ele já tinha garantido uma boa pontuação. O Norman fez um bom trabalho hoje, enfrentou o pelotão nas qualificações mas apresentou uma boa performance, terminando no Top 10 pela segunda vez seguida. Agora vai ser bom fazer uma pequena pausa depois de quatro provas tão próximas umas das outras e vamos ver como podemos melhorar nos preparativos para São Paulo. Não tivemos os resultados condizentes com nosso ritmo, mas estamos definitivamente na direção certa”.
Comentários dos pilotos
Sacha Fenestraz
“Tivemos um fim de semana bem forte no geral e fomos rápidos em todas as sessões antes da prova. Foi muito bacana conquistar a pole e tenho que agradecer à equipe pelo grande trabalho que eles fizeram. Eles estão batalhando dia e noite desde o início da temporada, por isso este foi um grande momento para nós e esperamos continuar apresentando este nível de performance. Estávamos indo bem na corrida e apesar de termos tido um pouco de falta de sorte no segundo Full Course Yellow, até consegui voltar para a terceira posição antes de ser atingido, mas acabei ficando de fora da corrida na última volta. É difícil engolir isso, mas sabemos que somos rápidos e temos um carro capaz de competir na liderança pelo restante da temporada”.
Norman Nato
“Apresentamos sinais realmente positivos neste fim de semana e nosso ritmo pode ser visto claramente. Peguei um pouco de tráfego no pelotão nas qualificações e isso roubou um pouco do nosso tempo em minha melhor volta, mas fizemos uma boa corrida e estou feliz por ter pontuado pelo segundo fim de semana seguido. Hoje o ritmo do carro não estava tão rápido como nas semanas anteriores, mas ainda conseguimos terminar no Top 10 pela segunda vez consecutiva, o que demonstra o progresso que fizemos como equipe. Agora vamos poder descansar um pouco antes de seguirmos para São Paulo e esperamos apresentar um ritmo ainda melhor por lá com base no que fizemos até agora”.
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição pela Nissan da escuderia e.dams em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Norman Nato e Sacha Fenestraz serão os pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.