Home Noticias Equipamento desenvolvido em aceleradora de startups da Samsung realiza exames de retina com pronto diagnóstico em localidades remotas

Equipamento desenvolvido em aceleradora de startups da Samsung realiza exames de retina com pronto diagnóstico em localidades remotas

por SimbiekJP

Phelcom Technologies participa de mutirão entre os dias 13 e 16 de outubro na cidade de Itabuna, na Bahia, utilizando tecnologia desenvolvida no programa Creative Startups

Encontrar soluções que proporcionem tratamentos pioneiros para salvar vidas, principalmente em populações de baixa renda, é um dos desafios da Phelcom Technologies, startup de São Carlos, interior de São Paulo, que passou pela segunda edição do Samsung Creative Startups. Na participação da empresa no Batch#2 do programa, foi desenvolvida uma ferramenta capaz de otimizar processos por meio da inovação tecnológica, o Eyer.

Aprimorado pela Phelcom Technologies em 2017 no Creative Startups, iniciativa que é um dos pilares de atuação da Samsung nas áreas de inovação, responsabilidade social e capacitação de pessoas, o Eyer funciona acoplado a um smartphone, realizando exames de retina de alta qualidade, em poucos minutos, sem a necessidade de dilatação da pupila. As imagens podem ser coletadas por um enfermeiro ou uma pessoa treinada e os dados são disponibilizados automaticamente na plataforma on-line EyerCloud, permitindo que o diagnóstico seja realizado por um médico localizado em qualquer lugar do mundo, dando escala às consultas.

O Eyer é uma solução única, inclusive por ser móvel. No método tradicional, o paciente tem de ir a um consultório oftalmológico e o mesmo exame só poderia ser feito com um equipamento maior e fixo, tornando todo o processo muito mais difícil e oneroso.

É importante ressaltar que a prevenção da cegueira irreversível começa com exames de retina de alta qualidade, que também podem prevenir retinopatias diabéticas e da prematuridade (exame de fundo de olho na 4ª semana de vida do bebê) e retinoblastoma (tumor mais frequente que acomete os olhos até os cinco anos de idade), detectar descolamento de retina e fazer o monitoramento de glaucoma e o diagnóstico precoce e acompanhamento de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

“Detectamos na Phelcom Technologies o potencial de transformar a sociedade com uma tecnologia capaz de quebrar barreiras, como fica provado ao possibilitar a realização de exames em escala, respeitando o distanciamento social. A Samsung tem a inovação no DNA e, por isso, incentiva a criatividade por meio da tecnologia. É o que torna o Creative Startups um caso de sucesso em escala nacional, capacitando startups para que busquem soluções que melhoram a sociedade”, declarou Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Confira imagens de retina capturadas pelo Eyer:

Mutirão da Saúde em Itabuna, Bahia

O Phelcom Eyer permite que ocorram exames oftalmológicos na edição de 2020 do mutirão de avaliação gratuita da retinopatia diabética em Itabuna, cidade no Sul da Bahia, a mais de 300 km de Salvador, com cerca de 200 mil habitantes. O evento ocorre entre os dias 13 e 16 de outubro, na Escola Municipal de Itabuna CAIC (Centro de Atenção Integral), mantendo as regras de distanciamento social graças à possibilidade de diagnóstico remoto dada pelo equipamento.

“É gratificante saber que o uso do Eyer foi uma das motivações a se fazer o mutirão, que acontece na cidade desde 2004. No ano passado, o médico analisava com uma lente o olho de cada paciente. Agora, a tecnologia permite registrar a imagem e o médico analisar pela nuvem. Isso acontece de forma gradual, em alguns dias, para não ter tanta gente concentrada. É o benefício de uma evolução tecnológica que não deixará a população local desamparada”, disse José Stuchi, CEO da Phelcom Technologies, que passou a participar desse mutirão em 2019.

“Além disso, quem foi atendido com o Eyer no mutirão do ano passado tem seus dados registrados na nuvem, permitindo que se analise a evolução do caso com precisão. Já batemos a marca de 100 mil exames realizados com o Eyer desde maio do ano passado e estimamos que faremos cerca de 600 agora, em Itabuna”, completou José Stuchi.

A previsão é de que sejam atendidos de 120 a 150 pacientes por dia, todos divididos em horários previamente marcados por agentes comunitários de saúde.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações