Home Noticias [Entrevista] “Um ambiente de inovação e liderança requer renovação constante”, diz Renato Citrini, gerente sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil

[Entrevista] “Um ambiente de inovação e liderança requer renovação constante”, diz Renato Citrini, gerente sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil

por admin

Com passagem por empresas de diferentes culturas, o profissional formado em engenharia fala sobre os diferenciais da Samsung nos mercados em que está inserida

Renato Citrini é gerente sênior de produto da divisão de Mobile Experience da Samsung Brasil

 

O entrevistado da vez na Samsung Newsroom Entrevista é Renato Citrini, gerente sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil. Em uma conversa descontraída, o profissional fala sobre a carreira, com passagens importantes por diferentes empresas de tecnologia, além de compartilhar sua percepção sobre o mercado atual e os seus maiores desafios atualmente.

 

Citrini também comenta as características que acredita serem fundamentais para um bom profissional da área e fala sobre a evolução dos smartphones até a chegada dos modelos dobráveis, que representam a forte veia de inovação da Samsung. Confira a entrevista com Renato Citrini abaixo:

Newsroom: Fale um pouco sobre sua formação e como iniciou sua carreira.

 

Citrini: Eu cursei Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Meu primeiro trabalho nesse contexto foi uma experiência de estágio muito interessante em uma das maiores empresas estatais da época, ligada a transporte.

 

Depois de formado, comecei a ter contato com empresas de outras áreas. Na época, era o início das redes de banda larga e do processo de digitalização da telefonia celular. Eu atuei bastante no gerenciamento das estações de rádio base e, depois disso, vieram as tecnologias analógica e digital. Também passei por empresas ligadas à tecnologia para aparelhos, que na época ainda não eram como os smartphones que conhecemos hoje em dia. E antes de chegar à Samsung, em 2014, também passei por uma empresa de softwares para ter mais contato com esse mundo e aprofundar meus conhecimentos.

 

O que acho interessante desse histórico é a diversidade cultural das empresas em que atuei. Além de uma estatal brasileira, eu passei por empresas europeias, americanas e, agora, estou em uma companhia asiática. Além da cultura, são também diferentes jeitos de trabalhar por estarem em diferentes regiões do mundo.

Newsroom: Você tem uma trajetória muito interessante na área de tecnologia. Como é trabalhar em uma empresa como a Samsung? Como é a sua rotina de trabalho?

 

Citrini: A Samsung é surpreendente por seu tamanho global e, naturalmente, por todos os tipos de produtos que desenvolve. De smartphones a geladeiras, passando por componentes de dispositivos, chips e até infraestrutura de telecomunicação em outros países, a Samsung faz desde o microcomponente até o produto final. Existe ainda uma forte presença da Samsung nos principais países do mundo, além de ser uma marca reconhecida internacionalmente.

 

Sobre minha perspectiva interna de trabalho, posso dizer que não há rotina. O que sempre tem é intensidade e objetivos a serem vencidos, mas o trabalho não é nada monótono, pois sempre somos desafiados. Inovação é quase uma palavra-chave aqui na Samsung e não só em produto, mas em todos os processos e na maneira como trabalhamos.

 

Para mim, é entusiasmante participar de um ambiente assim, que traz desafios e inovação. Um exemplo disso é que no auge da pandemia todos fomos para casa e a empresa continuou voando. Apesar dos pesares, foi interessante observar como conseguimos concretizar o desafio de trabalhar remotamente e, no fim das contas, foi um sucesso.

Newsroom: Qual foi o momento mais marcante da sua jornada na Samsung até agora?

 

Citrini: Quando cheguei aqui, eu havia sido contratado para atuar na área de produto com foco em tablets, mas já no primeiro mês fui transferido para a parte de smartphones da categoria premium, com um olhar sobre todos os produtos, incluindo smartwatches e outros produtos deste escopo. Acredito que tenha sido marcante por conta do desafio que é fazer grandes lançamentos trazendo sempre inovação. É uma busca incansável para trazer melhorias em um ritmo acelerado, para que nossas tecnologias se superem e sejam sempre melhores do que fizemos anteriormente. Nós temos que nos superar constantemente, o que dignifica um ambiente de trabalho motivador e desafiador ao mesmo tempo.

Newsroom: Qual é a parte mais prazerosa e a mais desafiadora do seu trabalho? Por quê?

 

Citrini: A mais prazerosa é ter esse contato com o topo da tecnologia e da inovação, e estar em uma empresa referência no mercado de smartphones e TV. Para mim, é um fator de orgulho e motivação, e um ambiente muito interessante para estar inserido.

 

E a parte desafiadora é quase a mesma coisa. Para estar nesse ambiente de inovação e liderança, temos que nos renovar a cada semana, a cada lançamento. Além de buscar novas formas de trabalhar para alcançar objetivos sempre maiores. Os mercados em que a Samsung atua são grandes e temos a responsabilidade de lidar com isso, bem como com os competidores que também são grandes. O desafio se dá para se manter relevante ao longo dos anos, como é o caso da Samsung, e ser líder das categorias em que está inserida.

Newsroom: Quais dicas você daria para quem deseja seguir carreira na área da tecnologia?

 

Citrini: Manter-se atualizado e saber muito bem o que está buscando profissionalmente. Nós passamos grande parte das nossas vidas trabalhando, então é preciso estar atento aos nossos princípios e ao que nos desafia como profissionais. É sempre melhor acordar animado para lidar com o dia e fazer acontecer. Além disso, trabalhar com algo desmotivador não é legal para ninguém, pois o ambiente todo não colabora.

 

O caminho é trabalhar com algo que te motiva e aproxima as pessoas para ser melhor. E se o brilho no olho deixa de existir, é hora de buscar algo diferente. Se isso não traz uma vontade dentro de você, fica difícil desempenhar o trabalho e o dia a dia vai ser ruim. Sair da caixa também é importante e desafiador, mudar um pouco os ares e ir para um mundo diferente também é desafiador. Eu sempre fui gerente de produtos, de antenas, de baterias, produtos de software, e agora de smartphones.  Essas mudanças foram experiências muito legais e enriquecedoras para mim.

 

Newsroom: Na sua opinião, quais são os principais desafios e oportunidades no mercado de tecnologia atualmente?

 

Citrini: Os desafios incluem barreiras que atualmente são globais, além do fato de que, mesmo no Brasil, os smartphones estão cada vez mais parecidos. Nesse sentido, a inovação é muito importante e um fator diferencial, mas que some rapidamente. Estamos em um ambiente em que a competição está cada vez mais acirrada, e por isso é importante a confidencialidade quando desenvolvemos algo novo. Quanto mais sigiloso o trabalho, maior é a vantagem competitiva. No geral, é esse cenário de competitividade que é desafiador.

 

A oportunidade é estarmos inseridos nesse mundo da inovação, e a Samsung tem inovação na veia. Nós trabalhamos em uma empresa forte, que se reinventa e traz novidades. Os novos smartphones dobráveis são um exemplo disso: nenhuma outra empresa fez dispositivos nesta categoria durante um bom tempo, enquanto nós estamos na nossa quarta geração. É essa capacidade de reinventar produtos e posicionamentos que só é possível quando temos a oportunidade de trabalhar em uma empresa tão grande e forte como a Samsung.

 

Newsroom: Fale sobre alguma característica da sua personalidade que contribui para o seu desempenho no trabalho.

 

Citrini: Eu sempre busco melhorar e faço do meu trabalho o meu parâmetro. É uma busca constante por ser melhor do que fui ontem e de não ficar satisfeito com o que já foi conquistado ou realizado. Não pelo lado negativo, mas pela perspectiva de tentar fazer melhor, mudar, avançar e melhorar de pouco em pouco onde dá.

 

É uma “insatisfação” de saber que dá para melhorar, fazer mais rápido ou com menor custo. Essa busca eu tenho sempre dentro de mim, até na prática esportiva. Quando me vejo em um patamar, quero sempre superá-lo.

 

Newsroom: Quem é Renato Citrini fora da Samsung? O que faz nas horas livres e o que o deixa feliz?

 

Citrini: Além de ser um funcionário Samsung, eu sou pai de duas crianças: a Luisa, de 11 anos, e o Bernardo, de 9. Já fiz maratonas e triathlon e atualmente sou praticante de natação, participo de dois campeonatos de kart e pratico yoga. Tenho uma ligação muito forte com atividades esportivas, mas hoje, devido ao tempo e a dificuldade em encontra lugares para praticar, é mais fácil manter a natação e a yoga.

 

A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes, executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de apresenta-los e aproxima-los dos consumidores, além de dar espaço para que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e até mesmo suas vidas pessoais. Clique aqui e acesse todas as entrevistas já publicadas.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações