“Assistir TV é, na verdade, um passatempo essencial para pessoas com deficiência visual. É uma atividade que pode ser praticada com segurança e comodidade no conforto de casa”.
– Kyungah Park, MD (Departamento de Oftalmologia, Samsung Medical Center)
A Samsung Electronics tem plena convicção de que a tecnologia é capaz de criar um mundo mais inclusivo. Quando se trata de design, a acessibilidade deve ser priorizada, garantindo que todos, independentemente de suas habilidades, desfrutem plenamente dos benefícios das inovações modernas. A televisão tradicional pode apresentar desafios ao acessar e compreender o conteúdo visual. No entanto, por meio do uso de recursos de auxílio visual, a Samsung está ajudando a preencher essa lacuna e proporcionando uma experiência de visualização imersiva e agradável para todos.
O Modo Relumino1, um modo de visualização disponível em determinadas TVs Samsung, foi projetado para aprimorar as capacidades visuais de pessoas com baixa visão, permitindo que qualquer pessoa se envolva com seus programas, filmes e documentários favoritos como nunca antes. Ao realçar partes específicas dos vídeos – como contraste, cor e nitidez – esse recurso torna mais fácil do que nunca discernir o conteúdo na tela da TV.
Para fornecer mais informações sobre essa tecnologia inclusiva inovadora, a Samsung Newsroom entrevistou o Dr. Kyungah Park e Jason (Jaeseong) Park, da área de Visual Display Business da Samsung Electronics, abordando desde o desenvolvimento até os ensaios clínicos.
▲ Jason Park (Samsung Electronics) e Kyungah Park, MD (Samsung Medical Center) abordam suas jornadas na criação e ensaio clínico do Modo Relumino
Telas para todos — incluindo pessoas com deficiência visual
Relumino, emprestado do latim, significa “devolver a luz”. A ideia é restaurar a visão o máximo possível para pessoas com deficiência visual. No início deste ano, na CES, a Samsung apresentou o modo Relumino em algumas TVs Samsung. Essa introdução seguiu o dispositivo vestível “Relumino Glass” e o software de processamento de imagem de smartphone “Relumino App”, apresentados na CES em 2017 e 2018, respectivamente. Antes disso, o Relumino foi concebido no “C-Lab (Creative Lab)”, programa interno de empreendimento da Samsung Electronics. Desde então, ele tem evoluído e se expandido.
“Por vários anos, ‘Telas para Todos’ tem sido um de nossos principais lemas. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a acessibilidade da TV e promover a inclusão”, disse Jason Park, responsável pelo planejamento de produtos e serviços do Visual Display Business. “Pessoas com baixa visão continuam sendo um grupo demográfico importante que precisa de melhores experiências de visualização de TV”.
Inovação embasada na perspectiva do usuário
Para desenvolver o Modo Relumino, planejadores e engenheiros reuniram-se com vários consultores com deficiência visual com o intuito de entender seus desejos e necessidades.
“Uma experiência inicial realmente mudou meu ponto de vista”, compartilhou Jason. “Quando nos encontramos pela primeira vez com um consultor do Modo Relumino, pedi a ele ‘Venha até aqui, por favor, e sente-se’. Então, ele respondeu: ‘Onde é aqui?’ Isso foi um alerta forte e claro para mim. Eu fiquei extremamente envergonhado”. Foi nesse momento que Jason percebeu que estavam adentrando um território totalmente novo e precisariam, primeiramente, compreender como seus usuários enxergam o mundo.
Apesar de décadas de experiência coletiva em aprimorar a qualidade de imagem das TVs, este projeto em particular apresentou um desafio único que nenhum dos engenheiros havia enfrentado antes. Sua expertise normalmente consistia em identificar as menores imperfeições na tela, porém, agora, eles precisavam compreender como é ter problemas de visão. Além dos consultores, os engenheiros utilizaram óculos especiais que simulavam visão embaçada, servindo como ponto de partida para sua exploração. Por meio de um processo de geração de ideias, tentativas e aprendizado com erros, eles conseguiram desenvolver uma solução que pode ser considerada um modo de visualização verdadeiramente eficaz.
Ensaios Clínicos e Feedback Direto
Após a fase inicial de pesquisa e desenvolvimento, foram realizados testes em larga escala. Foi nesse momento que a Samsung Electronics decidiu colaborar com o Samsung Medical Center, uma das instalações médicas mais abrangentes da Coreia do Sul.
“Os ensaios clínicos com pessoas sem deficiência são populares e recrutar participantes para esses projetos é relativamente fácil. Alguns até se candidatam antes mesmo de solicitarmos”, afirmou o Dr. Park. “No entanto, esse não foi o caso do estudo do Relumino. O grupo de participantes era mais limitado, pois tínhamos critérios mais rigorosos, visando pessoas com visão abaixo dos critérios de deficiência visual da OMS.”
No entanto, as pessoas contatadas pela Samsung ficaram bastante entusiasmadas com o projeto. “Muitos dos participantes dos testes estavam muito empolgados e não se importaram em viajar longas distâncias para participar do estudo. Graças ao apoio e incentivo dessas pessoas, conseguimos realizar a pesquisa”, acrescentou a Dr. Park.
Nos testes, foram utilizadas quatro TVs Samsung QLED de 55 polegadas. Uma exibia a imagem de controle sem nenhum aprimoramento de imagem, enquanto as outras três mostravam o mesmo conteúdo com o Modo Relumino configurado para alto, médio e baixo. As TVs foram instaladas a um metro de distância uma da outra, na parede de uma sala com uma quantidade especificada de luz.
O teste foi realizado de forma dupla, com avaliações objetivas e subjetivas. Para a avaliação objetiva, foi utilizado um teste certificado de sensibilidade ao contraste. Para as avaliações subjetivas, os participantes foram solicitados a examinar um conjunto de oito imagens estáticas e dois vídeos exibidos em cada uma das telas. Seus níveis de satisfação foram medidos em uma escala de 0 a 10. Com base nos resultados, os pesquisadores realizaram entrevistas adicionais ajustando os níveis de aprimoramento da imagem no local.
O Modo Relumino foi muito bem recebido pelo grupo. Um dos participantes elogiou bastante a tecnologia, dizendo: “Fiquei emocionado ao ver a bola em uma partida de futebol na tela. Chega a ser frustrante não conseguir ver a bola devido à baixa visão, como você pode imaginar. O Modo Relumino me ajudou a enxergar a bola com clareza.”
“As respostas dos participantes indicaram os resultados subjetivos do Modo Relumino, enquanto o teste de sensibilidade ao contraste demonstrou os resultados objetivos. Esses dois fatores combinados nos permitiram encontrar a configuração ideal para uma imagem brilhante na TV”, afirmou Jason.
Telas para todos, hoje e amanhã
“Embora o projeto [Modo Relumino] esteja focado em pessoas com deficiência visual relativamente grave, muitas pessoas com sintomas mais leves ainda precisam de ajuda. Eu gostaria de trabalhar no desenvolvimento de projetos para atender a essas pessoas”, explicou a Dr. Park.
Jason compartilhou uma visão semelhante, dizendo: “A Samsung continuará avançando em tecnologias de longo prazo para fornecer qualidade de imagem personalizada para pessoas com deficiência visual e permitir que elas desfrutem da TV com conforto”. Samsung permanece comprometida com a acessibilidade e se esforça para utilizar suas tecnologias a fim de permitir que mais pessoas façam o que gostam.