Home Noticias [Entrevista] “O mais constante na Samsung é a não-constância. O tempo todo você se reinventa”, diz Alexandre Magno, diretor sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil

[Entrevista] “O mais constante na Samsung é a não-constância. O tempo todo você se reinventa”, diz Alexandre Magno, diretor sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil

por admin

Diretor sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil conta como sua área lida com os desafios do negócio além de falar de suas paixões fora da empresa

Alexandre Magno é diretor sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil

 

O entrevistado da semana na Samsung Newsroom Brasil é Alexandre Magno diretor sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil. Com passagens em grandes operadoras de telefonia móvel do país, Alexandre começou na Samsung em 2013 como gerente sênior em planejamento, projetos e inovação. Dois anos depois, em 2015, tornou-se diretor de planejamento e business intelligence. Em 2022, foi promovido à posição atual.

 

Na Samsung, Alexandre se descreve como alguém responsável por solucionar os problemas ao desenvolver estratégias e definir o portfólio de produtos da Samsung para o mercado local. O executivo também destaca o dinamismo único presente no DNA da Samsung como empresa, sempre estimulando os funcionários a se reinventarem para acompanhar as mudanças. Ao final, Alexandre ainda conta um pouco de seus hobbies, incluindo sua paixão por esportes, atividade física e cachorros. Confira na entrevista abaixo:

 

Newsroom: Fale um pouco sobre sua carreira. Como chegou à sua área de atuação?

 

Alexandre: Desde muito cedo sempre me senti atraído por tecnologia. Fiz faculdade de engenharia elétrica, e minha intenção era ser um engenheiro eletrônico. Mas, ao longo da minha formação, comecei a me interessar pela área de business intelligence e negócios. Logo que me formei, entrei em uma empresa de consultoria de gestão e lá tive muito contato com problemas complexos enfrentados pelos clientes – foi quando vi que ajudá-los na solução dos seus desafios me atraía e gostava bastante daquela atividade.

 

Ao longo da minha carreira, fui convidado para trabalhar na área de Telecom. É um setor bem mais estratégico. A partir daí, continuei nesse caminho até surgir o convite na Samsung para atuar na área de Business Intelligence. Fui crescendo dentro da empresa até me integrar e consolidar nesse setor, também na área de Produtos.

 

Newsroom: Para você, como é trabalhar em uma empresa de tecnologia e, mais especificamente, na Samsung?

 

Alexandre: A área de tecnologia, por si só, já é muito dinâmica. Com a Samsung não é diferente: a empresa possui muitos recursos, sendo uma verdadeira fortaleza no setor. Ela carrega o DNA do dinamismo e da inovação. Eu digo que o mais constante na Samsung é a não-constância, pois o tempo todo você se reinventa. Por conta disso, existe um desafio de atrair mais e mais clientes que tenham paixão por comprar os nossos produtos, e o mais importante: sustentar essa base de clientes. E os funcionários precisam estar preparados, gostar e ter aptidão para essa dinâmica.

 

Newsroom: Na sua opinião, quais são os pontos de maior importância da sua área para a empresa? Como o seu time ajuda a Samsung a crescer e a continuar na posição de liderança?

 

Alexandre: A nossa área tem um papel fundamental para a unidade de negócios da Samsung em dois aspectos. Do lado de Produtos, precisamos entender as pessoas e apontar a direção em termos de portfólio que serão ofertados, pois, eventualmente, esses produtos serão customizados e adaptados para o mercado local. A premissa principal é justamente essa: atender o mercado local e entender o que os brasileiros querem. Então, eu diria que ter uma visão de longo prazo e saber traduzir isso em um portfólio de produtos é um componente importante para direcionar o negócio.

 

O outro aspecto, que está mais relacionado à parte de Business Intelligence, é trazer uma base analítica para o processo decisório. A Samsung tem uma cultura muito orientada a dados— isso é uma tendência que vemos na gestão moderna de que, com cada vez mais informações, você toma decisões com base em fatos. Razão esta pela qual todo esse desenvolvimento em Big Data, Inteligência Artificial e a valorização dos profissionais dessa área está crescendo nos últimos anos. Uma empresa com mais dados consegue tomar melhores decisões, diminuindo o subjetivismo.

 

Newsroom: Sua entrada na Samsung aconteceu em 2013, mas antes fez carreiras em empresas de telefonia. Que lição foi possível tirar dessas experiências?

 

Alexandre: A solução de problemas (Problem Solving) sempre esteve presente no estilo de ambas as carreiras — tanto em consultoria quanto em Telecom. Aprendi a importância de enxergar o problema sob várias óticas e aspectos que envolvam os dilemas que a empresa está passando, e traduzir isso de uma forma simples para o processo de decisão dos presidentes e diretores. Em ambas as áreas, sempre trabalhei nesse ambiente que tinham vocação de estruturar temas complexos com várias dimensões e impactos, e que você não pode olhar para o problema de uma forma muito simples na hora de tomar a melhor decisão para o negócio naquele dado momento. Uma decisão boa hoje pode não ser uma decisão boa amanhã.

 

Também tem uma questão de timing e contexto. O mercado pode mudar; as alavancas que empurram o negócio podem mudar; aquilo que você vende pode mudar. Há pouco tempo estávamos com os feature phones, depois vieram os smartphones e agora estamos entrando na era dos dobráveis. Eu não sei o que a Samsung pode vender daqui algum tempo. O que sei é que tenho que construir competências para que a empresa tenha sucesso. E competências relacionadas a resolução de problemas sempre serão características que ajudam o negócio, qualquer que seja ele.

 

Newsroom: Qual é a parte mais prazerosa e a mais desafiadora do seu trabalho na Samsung?

 

Alexandre: O que eu mais gosto são as sessões de discussão com a minha equipe. Tenho um time fantástico, com pessoas selecionadas cuidadosamente e com muito carinho. Temos uma diversidade de cargos, incluindo profissionais sênior, júnior, estagiários — e todos têm a mesma voz na equipe. Abrimos o canal para que todos participem e apresentem ideias para termos uma oxigenação do que está acontecendo, e para que possamos ter as melhores soluções para os problemas que a empresa enfrenta. É a partir dessas sessões que eu interajo com pessoas muito inteligentes e vejo o quanto eu aprendo todos os dias. A diversidade do time é muito legal para você conduzir esses trabalhos.

 

Newsroom: Quais características da Samsung mais te atraem como profissional e como consumidor?

 

Alexandre: A Samsung é uma empresa que chama atenção por ser empenhada em estar na frente. Não há acomodação: quem estiver na Samsung e dizer que a empresa se acomodou com algo, não está vivendo o DNA da empresa. Muitas vezes acabamos um lançamento, uma Black Friday com resultado excepcional, e no dia seguinte já começamos a pensar em estratégias para os próximos meses. Então é aquela sede infinita por tecnologia e inovação.

 

Newsroom: Na sua opinião, quais são os principais desafios e oportunidades do mercado de tecnologia atualmente?

 

Alexandre: Neste período pós-pandemia, temos uma reabertura econômica desafiadora para o mercado de tecnologia em geral, em particular o mercado de semicondutores para a Samsung. Dentro desse cenário, eu diria que há duas vertentes importantes. Uma é continuar dando acessibilidade à tecnologia por meio da família de smartphones Galaxy A. Com a linha A sempre fazemos esse trabalho de como entregar algo de valor e com recursos premium dentro de um preço mais acessível, democratizando a tecnologia.

 

A outra vertente é o crescimento constante da categoria premium. Trata-se de uma categoria bastante resiliente do ponto de vista econômico. É um segmento diferente que deseja o estado da arte em termos de tecnologia. O desafio é como se tornar relevante e encantar este segmento.

 

Newsroom: Fale sobre alguma característica da sua personalidade que contribui para o seu desempenho no trabalho.

 

Alexandre: O que me trouxe à Samsung, e o que me levou a essa área que hoje eu participo com essas pessoas brilhantes, é o prazer em resolver problemas. Gosto de me debruçar nos problemas com o time, pensar e discutir, voltar e refazer. Para mim isso é um prazer. Então, essa característica dentro do contexto da minha área é muito boa, porque estamos sempre buscando pensar de formas diferentes para solucionar problemas. Essa é uma característica minha que eu particularmente gosto, que está no meu DNA e que é valorizada dentro do trabalho que eu exerço aqui na Samsung e na minha carreira como um todo. Fico muito feliz pela Samsung valorizar o trabalho analítico na sua cultura. Não só isso, mas também fico feliz porque eu e meu time gostamos de fazer isso por aptidão e nos sentimos relevantes neste contexto, colaborando com outras áreas parceiras (Vendas, Marketing, ME …) para o sucesso da Samsung. É uma sinergia de interesses.

 

Newsroom: Quem é o Alexandre fora da Samsung? Quais são os seus hobbies, gostos e preferências?

 

Alexandre: Sou casado com a Ana Paula, minha esposa há 23 anos, e tenho dois filhos. Uma é a Júlia, que já cresceu — eu fui pai bem cedo, com 24 anos, então minha filha já se formou, trabalha no mercado financeiro e mora sozinha, mas temos muita proximidade. Também sou pai do Nino, um labrador maravilhoso que a gente adora e que é parte da família. Temos um carinho imenso por ele. Adoro cachorros, e adoro a convivência com a minha família.

 

Temos um hobbie muito legal: todos nós gostamos de atividade física e frequentemente treinamos juntos. Eu faço crossfit há mais ou menos seis anos. Foi uma atividade que eu me encontrei e adoro muito. Gostava de correr e de jogar futebol, mas o crossfit é uma paixão — chego a treinar seis vezes por semana. É um momento de desconexão para mim, de recarregar as baterias. Inclusive, o esporte me ajudou no controle emocional: quando entrei na Samsung, eu falava mais e escutava menos. Hoje, dou um valor maior a ouvir mais e falar menos. Isso é algo que o esporte me ajudou a compreender o valor.

 

Considero o crossfit um esporte muito completo porque combina movimentos ginásticos com levantamento de peso e movimentos cíclicos / aeróbicos. Essa diversidade de movimentos traz vários desafios. Dificilmente somos bons em tudo e o mesmo ocorre até em atletas de elite. Ter essa consciência e fazer um paralelo com suas competências profissionais traz muita humildade, e você leva isso para a vida. Há treinos em duplas, trios… nos quais seus colegas complementam você em algumas atividades e, por outro lado, você ajuda com aquilo que têm de melhor. O mais importante é reconhecer que você tem suas fragilidades as quais você precisa conhecer, trabalhar em cima delas e contar com apoio de gente que é boa no tema. Por outro lado, você também deve sempre explorar suas fortalezas e agregar valor ao grupo. A base de tudo é a humildade para você ouvir e saber que você não é o dono da verdade e que tem gente disposta a colaborar, que sabe mais que você, e esse é um aprendizado do esporte que eu trago para a vida corporativa.

 

A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes, executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de apresentá-los e aproximá-los dos consumidores, além de dar espaço para que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e até mesmo suas vidas pessoais. Clique neste link e acesse todas as entrevistas já publicadas.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações