Na área de tecnologia desde muito cedo, Vanessa deixa um recado para mulheres que desejam seguir esse caminho e conta quais características um bom profissional deve ter
O Samsung Newsroom Entrevista convida Vanessa Coutinho, diretora de vendas da Samsung Brasil, para contar um pouco de sua história. Com uma visão clara sobre suas metas e objetivos profissionais, Vanessa compartilha como chegou até aqui, o que mais admira em sua equipe e o que ainda pretende fazer dentro da companhia. Também falou um pouco sobre seus hábitos e desafios da vida pessoal. Leia a seguir os principais trechos da nossa conversa
Newsroom: Acho que podemos começar conhecendo um pouco da sua rotina na Samsung. Você pode nos contar?
Vanessa: Meu principal papel na companhia hoje, como vendas, é cuidar especialmente da área premium. Eu brinco que sou de vendas, mas também uma guardiã da marca. Com isso, é preciso cuidar para que sigamos sempre no caminho da melhora, tanto no ponto de vista de venda, como no reconhecimento de marca nesse segmento. Hoje em dia tenho uma equipe relativamente grande, então é preciso deixar claro quais são as diretrizes, o que a gente espera dos times e o papel de cada um dentro da empresa. Além disso, é fundamental oferecer certa tranquilidade para que todos possam trabalhar e alcançar os objetivos da companhia.
Newsroom: Você já mudou de cargo algumas vezes na empresa. Como foram essas mudanças e de que forma elas contribuíram para a sua carreira?
Vanessa: Cheguei à Samsung há 12 anos. Minha jornada aqui tem a idade da minha filha, pois entrei logo que voltei da minha licença maternidade. Nesse período, já passei pelo atendimento de parte de uma operadora como gerente sênior, depois fiquei responsável por todo o atendimento, tive uma passagem rápida pelo varejo, e depois voltei para cuidar de operadoras. Acho que essas mudanças de papel foram agregando nesse meu contato com os canais premium.
Na Samsung as coisas vão acontecendo gradualmente, mas analisando toda a minha jornada aqui dentro, parece que foi tudo muito bem desenhado. A gente vai observando, tratando dos processos e deixando muito claro o que precisa ser feito. Dessa forma, entregamos resultados e agregamos coisas novas. Em paralelo a isso, eu nunca me dou por satisfeita, sempre tenho algo novo para fazer. Por isso estou sempre com um brilho nos olhos.
Newsroom: O que exatamente faz seus olhos brilharem? O que te motiva a continuar na Samsung e como você enxerga a cultura da empresa?
Vanessa: Essa resposta vai mudando de tempos em tempos. Hoje em dia, o que mais me motiva é o time. A gente acaba sentando nessas cadeiras para resolver problemas, mas sinto que meu outro papel é olhar o time e desenvolvê-lo para que eles façam o melhor possível, tanto em resultados para a empresa, quanto em desenvolvimento profissional para cada membro da equipe. Hoje, meu maior objetivo é ver as pessoas crescendo e poder direcioná-las.
Do outro lado, a Samsung é uma empresa que mudou muito em 12 anos. Nesse tempo, passei por várias fases diferentes e posso dizer que é uma companhia ágil. Em comparação com outros lugares, sinto que temos mais autonomia para trabalhar com a equipe, trazer ações, testar coisas novas. A Samsung é grande, mas sabemos que há muito a ser feito e isso é o que me move. Me vejo bastante satisfeita e motivada em ver um time maduro e que contribui para o nosso crescimento como marca.
Newsroom: A setor de tecnologia está fortemente presente em seu histórico de carreira. Como você chegou nesta área?
Vanessa: Comecei desde cedo. Eu já tinha experiência com empresas de tecnologia na época da faculdade e, depois de formada, decidi entrar em uma empresa do segmento. A princípio era algo temporário, mas acabei ficando por seis anos. Aprendi muito e criei uma base importante. Alcancei cargos de liderança ainda muito nova e com uma equipe bem mais velha, então foi como uma escola.
Passei por outra empresa de tecnologia antes de vir para a Samsung, então já são mais de 20 na indústria tecnológica. Eu não tinha muita certeza sobre a área de vendas, acabou que caí por acaso. Mas o setor de tecnologia foi uma escolha consciente.
Newsroom: Quais características um profissional deve ter para atuar na sua área?
Vanessa: Respeito e confiança. Temos um time com perfil diverso, pessoas bem diferentes entre si. Mesmo assim, é um time muito forte e integrado, que confia um no outro e que, juntos, trabalham para o mesmo fim. Aqui todos sabem que às vezes vamos ter que abrir mão de algo para que, ao fim do dia, o todo seja melhor. Não é um processo fácil porque, em algum momento, todos querem defender o que é seu como indivíduo. Mas o que vejo no meu time é essa união e esse respeito, que acabam facilitando a tomada de decisões, simplesmente porque ninguém quer jogar contra ninguém.
Newsroom: Qual é a parte mais prazerosa e a mais desafiadora do seu trabalho? Por quê?
Vanessa: A mais desafiadora é tentar gerenciar todas as demandas que chegam ao mesmo tempo. Filtrar essas demandas internas e externas e fazer com que seja o mais suave possível dentro do que dá para ser feito é um grande desafio.
E a parte mais prazerosa é uma junção da autonomia e do reconhecimento. Poder definir como vamos trabalhar, recomendar ações e contar com a confiança do restante do time. Temos autonomia e respeito para seguir da forma como achamos melhor.
Newsroom: Qual foi o momento mais marcante da sua jornada na Samsung até agora?
Vanessa: Quando fomos trabalhar de home office no início da pandemia. Eu tinha acabado de fazer um revezamento entre os líderes minha equipe. Primeiro para que as pessoas pudessem se desenvolver em outros lugares, porque algumas estavam há muito tempo na mesma função. E também para solucionar alguns desafios de canal que seriam importantes para alcançar nossos objetivos naquele momento.
Um mês depois dessa baita mudança, fomos todos trabalhar de casa. Foi um período desafiador, o contato era menor e, a mudança, por si só, já era um período de adaptação. Houve um momento de ansiedade até que iniciamos uma rotina de conversas para dividir nossos problemas, receios e dúvidas. Com isso surgiu uma aproximação com a qual eu percebi como o time já estava maduro e todos entendiam seu papel. E o que era para ser uma transição complicada, acabou se tornando mais fácil do que esperávamos. Todos se ajudaram muito e as coisas funcionaram sem que tivéssemos impacto nos resultados.
Newsroom: Como você equilibra sua vida profissional e pessoal?
Vanessa: Gosto muito do que faço e minha filha sente isso. Eu sou uma referência e um exemplo para ela e, indiretamente, ela também se relaciona com meu trabalho. É difícil pela questão de trabalhar longe de casa e não ser tão presente no dia a dia dela, mas ela sabe o que estou fazendo aqui e sabe que pode me acessar a todo tempo. Inclusive, agora que está maior, me sinto mais presente que antes porque nos falamos muito por vídeo chamada.
Esse período de transição para a adolescência é importante e fico feliz de poder estar mais próxima, mesmo que não seja fisicamente. E quando estamos juntas, esse tempo é compensado. Nas minhas férias existe um tempo só para nós duas e, mesmo aos finais de semana, sempre separamos um momento para fazer algo que gostamos. Ela nunca me cobrou quanto a isso. Temos uma relação super saudável e sinto que ela se orgulha de mim. Somos muito unidas.
Newsroom: Existe alguma coisa na sua personalidade que contribui para o seu desempenho no ambiente corporativo?
Vanessa: Acho que o otimismo e o foco na resolução dos problemas. Para mim, tudo tem solução, mesmo que não seja a que a gente gostaria. Então, eu sempre tento olhar para esse lado de que, se temos um problema, temos uma solução. Sempre tem alternativa. Não temos que perder tempo remoendo nada, mas solucionando. Ouvir é importante e, depois disso, só o que nos resta é pensar em uma solução.
Newsroom: Quem é Vanessa Coutinho fora da Samsung? O que ela consome de conteúdo e o que gosta de fazer nas horas vagas?
Vanessa: Sou muito caseira! Fico muito tempo fora de casa, então gosto de ficar com a minha família nas horas livres. Voltei para o esporte faz pouco tempo. Não sou de academia, mas gosto muito de jogar. Faço tênis e beach tênis, esse último junto à minha filha. É algo que compartilhamos. Também gosto de cozinhar de vez em quando. No geral, é isso. Sou de ficar em casa, lendo ou assistindo alguma coisa.
Newsroom: Já teve alguma experiência da sua vida pessoal que contribuiu para o seu desempenho profissional? Como e por quê?
Vanessa: Ser mãe é algo que ajuda bastante no ambiente profissional porque desenvolvemos inteligência emocional na hora de agir, de chamar atenção e até de passar a mão na cabeça. É algo que nos ajuda a ter um feeling de como a pessoa está naquele momento, entender o mood daquele dia e se aquele é o momento propício para falar. A experiência de ser mãe traz um pouco desse contexto, não maternal, mas de auxiliar nas percepções de como conduzir uma situação e tratar as questões, ajustá-las e lidar com elas. Isso contribui para que o dia a dia flua melhor.
Newsroom: Que recado você deixa para mulheres que, assim como você, desejam traçar uma trajetória profissional de sucesso?
Vanessa: Dedicação é o básico, mas temos que fazer o que a gente gosta. Também é importante se respeitar, ter paixão pelo trabalho e pela interação com as pessoas, por pura motivação. A partir daí as pessoas vão nos respeitar e admirar. E é importante saber que ser uma inspiração é difícil, às vezes é um peso. Mas o importante é ter inteligência emocional suficiente para saber tratar e se posicionar, para conquistar esse respeito e admiração de quem te cerca.
A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes, executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de apresenta-los e aproxima-los dos consumidores, além de dar espaço para que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e até mesmo suas vidas pessoais. Clique aqui e acesse todas as entrevistas já publicadas.