Home Noticias [Entrevista] Estratégia ambiental da Samsung avança com controle remoto SolarCell menor e mais leve

[Entrevista] Estratégia ambiental da Samsung avança com controle remoto SolarCell menor e mais leve

por admin

Em 2022, a Samsung Electronics anunciou sua estratégia ambiental para alcançar emissões de carbono net zero até 2050.

 

Como parte desses esforços de sustentabilidade, a Samsung expandiu o uso de materiais reciclados em peças de plástico para seus produtos. Até 2030, a Samsung pretende incorporar 50% de materiais reciclados nessas peças e, até 2050, pretende usar 100% de materiais reciclados em todas as peças feitas de plásticos.

 

O controle remoto SolarCell das Smart TVs Samsung exemplifica o compromisso da empresa com o meio ambiente, e a Samsung Newsroom vai explorarcomo esse produto ecologicamente consciente progrediu desde seu lançamento inicial em 2021, com os pontos de vista de JongKeun Lee do H/W Platform Lab e HyunJoo Kim do Mecha Solution Lab.

 

Da esquerda: JongKeun Lee da H/W Platform Lab e HyunJoo Kim da Mecha Solution Lab

 

Eliminando a necessidade de baterias descartáveis

 

A Samsung Electronics desenvolveu o SolarCell para combater o impacto ambiental do descarte de baterias usadas. É o primeiro controle remoto recarregável do setor, com painel solar que pode ser carregado por luz solar ou iluminação interna. O controle remoto também pode ser carregado com um cabo USB-C para que os consumidores tenham várias maneiras de garantir a bateria.

 

“O nível de emissões de carbono do SolarCell, desde a produção até o descarte, é aproximadamente um terço da fabricação de baterias descartáveis1”, disse JongKeun Lee, do H/W Platform Lab. “Ao eliminar a necessidade de baterias descartáveis, não apenas menos recursos são consumidos, mas as emissões de carbono são reduzidas ao se fabricar menos baterias ao longo do tempo”.

 

 

Outra característica notável é seu baixo consumo de energia. O SolarCell foi projetado para funcionar com cerca de 10% da energia que os controles remotos típicos usam. “A Samsung fez um progresso significativo ao eliminar drasticamente saídas e operações desnecessárias, contribuindo para uma grande economia de energia”, acrescentou Lee.

 

O SolarCell recicla mais de seis toneladas de lixo

 

24% dos plásticos usados no SolarCell vêm de materiais reciclados. Isso significa que mais de seis toneladas de resíduos são recicladas para a produção anual de 10 milhões de controles remotos, o equivalente a uma redução de cerca de 18% nas emissões de carbono em comparação com a produção a partir de materiais convencionais.

 

 

Este não foi um empreendimento simples. Leva tempo e esforço para desenvolver e aplicar materiais alternativos, feitos de resíduos reciclados de maneira significativa.

 

“Com as preocupações crescentes sobre o lixo que teria como destino o Oceano, analisamos cuidadosamente muitas soluções. Optamos por usar plásticos reciclados provenientes de redes de pesca em 20% da estrutura do SolarCell 2023”, disse HyunJoo Kim, do Mecha Solution Lab. “No futuro, pretendemos promover o uso desses recursos e utilizar plásticos reciclados de forma mais agressiva”.

 

“Este ano, como mencionado anteriormente, começamos a usar plásticos reciclados provenientes de redes de pesca descartadas no meio ambiente. Embora sejam caros e difíceis de processar, o resultado final é uma qualidade superior de materiais que contribuem para nossa missão de sustentabilidade diária”, acrescentou Kim. “O processo é bastante extenso, desde a separação dos resíduos até a limpeza, remoção de substâncias tóxicas e melhoria das propriedades dos materiais”.

 

Em reconhecimento ao design ecológico deste produto, a Time Magazine selecionou o SolarCell como uma das “Melhores Invenções de 2022” para a publicação.

 

Todas as Smart TVs 2023 da Samsung são equipadas com o SolarCell 2023. O objetivo da Samsung é integrar produtos e processos mais ecologicamente conscientes em uma gama mais ampla de modelos em todas as regiões e empoderar os consumidores a viver um estilo de vida mais sustentável.Além disso, a Samsung diminuiu o tamanho do controle remoto em 25%. Isso significa que o produto usa menos plástico e melhora a sua usabilidade.

 

“À medida que o SolarCell ficou menor, a fabricação exige menos plástico e tem um tamanho ideal para as mãos dos consumidores, tornando-o um produto melhor em todos os aspectos”, explicou Lee.

Buscando uma estratégia ecologicamente consciente com uma abordagem simplificada

Então, quais são os próximos passos da Samsung para aumentar a sustentabilidade do SolarCell?

 

 

“Nós estamos seguindo no conceito de leve, fino e pequeno para continuarmos com o uso reduzido de plástico”, disse Kim.

 

“Estamos empenhados em criar um controle remoto fácil de usar que consuma menos recursos e menos energia”, disse Lee. “O objetivo final da Samsung é empoderar os usuários a controlar os produtos com o mínimo de esforço, reduzindo o uso de materiais e energia. Isso pode significar que um dia nos livraremos totalmente do controle remoto. O SolarCell é um passo ousado na direção da sustentabilidade cotidiana e estamos ansiosos para mostrar a todos o que vem a seguir”.

 

A ambiciosa jornada do SolarCell para contribuir para um estilo de vida mais ecologicamente consciente está apenas começando.

 

1 Considerando que a maioria das TVs é usada por sete anos e uma bateria AA para seus controles remotos é substituída uma vez por ano, o número de baterias descartadas para uma TV será de 14 a cada sete anos. Isso significa que carregar e usar o SolarCell Remote por sete anos reduz as emissões de carbono em um terço em comparação com o uso de pilhas AA.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações