“É tudo uma questão de tornar as cores mais fiéis à visão dos criadores de videogames”
– Bill Mandel, vice-presidente da Samsung Research America
Em preparação para a IFA 2024, realizada em Berlim, na Alemanha, a Samsung revela como a tecnologia HDR (High Dynamic Range) tem transformado a qualidade visual em filmes e programas de TV há vários anos. Agora, com a Samsung promovendo o HDR10+ GAMING, essa mesma revolução visual está chegando à indústria de videogames. Essa inovação beneficia tanto os criadores de jogos quanto os jogadores, permitindo que os gráficos modernos e o realismo dos jogos sejam exibidos com um impacto visual máximo.
A Samsung Newsroom reuniu-se com Bill Mandel, vice-presidente, e Steve Larson, gerente sênior de Digital Media Solutions da Samsung Research America, para conversar sobre HDR10+ GAMING e como a tecnologia está transformando a indústria de jogos.
Jogadores e criadores de jogos também merecem HDR
Embora o HDR tenha melhorado significativamente a experiência visual na televisão e no cinema, sua aplicação em videogames tem sido limitada. Os mecanismos de jogo possuem sistemas de gerenciamento de cores integrados que ajudam a TV ou o monitor conectado a saber quais cores exibir. No entanto, a falta de comunicação entre as telas e os mecanismos de jogo força os usuários a calibrar manualmente seus monitores.
“HDR10+ GAMING estabelece uma linha direta de comunicação entre a tela e o mecanismo de jogo”
– Steve Larson, Samsung Research América
Em busca de uma solução, a SRA começou a desenvolver o HDR10+ GAMING. Ajustando automaticamente as configurações de HDR com base nas capacidades da tela, o HDR10+ GAMING proporciona uma experiência visual premium com cores, contraste e brilho precisos.
“O HDR10+ GAMING estabelece uma linha direta de comunicação entre a tela e o mecanismo de jogo”, comentou Larson. “A tela agora consegue compreender o que o mecanismo de jogo está fazendo, e o mecanismo de jogo sabe o que a tela pode exibir. Isso resulta em uma qualidade visual muito superior”.
“É tudo uma questão de tornar as cores mais fiéis à visão dos criadores de videogames”, afirmou Mandel.
Projetando uma solução simples para os artistas
Os desenvolvedores de jogos foram os primeiros a solicitar novas tecnologias que superassem as limitações do HDR.
“A demanda inicial veio dos próprios desenvolvedores de jogos, que queriam que os jogos que criassem apresentassem a melhor qualidade visual possível”, acrescentou Mandel. “Eles enfrentavam dificuldades para fazer com que as cores aparecessem como desejavam nos monitores”.
“Queríamos que as especificações que publicamos fossem simples para os desenvolvedores de jogos utilizarem, sem imposições complicadas,” afirmou Larson. “Depois que eles integram nossas especificações ao mecanismo de jogo, podem aplicá-las em qualquer jogo criado com esse mecanismo. Isso simplifica significativamente a adoção em todo o setor porque não depende de configurações ou dispositivos específicos. É um processo fácil”.
Simplificando para os jogadores
Com o HDR10+ GAMING, os jogadores não precisam mais se preocupar com mostradores e padrões de teste para calibrar seus monitores.
“O HDR10+ GAMING simplifica o processo, ajustando automaticamente as configurações para jogos, assim como faz para filmes”, explicou Mandel. “Isso garante que os jogadores obtenham a melhor qualidade de imagem sem qualquer aborrecimento — basta iniciar o jogo e aproveitar”.
Como o HDR10+ GAMING é compatível tanto com TVs quanto com monitores de jogos, os jogadores agora podem desfrutar de uma experiência visual consistente com gráficos envolventes em todas as plataformas, sem precisar realizar configurações adicionais. Esse padrão é especialmente importante porque os jogadores de hoje esperam gráficos fotorrealistas nos jogos.
“Quando ativado, seu dispositivo identifica automaticamente se o HDR10+ GAMING está disponível para qualquer jogo compatível e o utiliza de imediato,” explicou Larson. “Não é necessário navegar por menus ocultos ou ajustar configurações”.
Reduzindo as barreiras para a indústria de jogos
Para os desenvolvedores de jogos, uma grande vantagem do HDR10+ GAMING é que sua implementação é gratuita. Com a interface de programação de aplicativos (API) apropriada, eles podem integrar o HDR10+ GAMING em seus mecanismos de jogo existentes sem nenhum treinamento especializado.
“É simples. Depois que eles [os desenvolvedores] integram nossas especificações ao mecanismo de jogo, podem aplicá-las em qualquer jogo criado com esse mecanismo”
– Steve Larson, Samsung Research América
Colocando esses padrões em ação, a Samsung fez uma parceria com a NEXON em setembro de 2023 para lançar o primeiro título de HDR10+ GAMING do mundo: “The First Descendant”.
No Summer Game Fest de junho passado, a empresa apresentou seus mais recentes monitores gamer Odyssey OLED com recursos de HDR10+ GAMING. A combinação de HDR10+ GAMING e com os monitores Odyssey OLED da Samsung ilustra como a tecnologia de exibição avançada pode elevar a experiência de jogos, como em títulos aclamados como “Red Dead Redemption 2”.
Além disso, a Samsung colaborou com parceiros como a CD PROJEKT RED em “Cyberpunk 2077”, trazendo a fictícia Night City, Califórnia, do jogo à vida como nunca antes. O título foi um grande sucesso, vendendo mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo.
“Projetamos o sistema para ser extremamente fácil de implementar,” disse Larson. “Na verdade, a CD PROJEKT RED já sabia que queria usar o HDR10+ GAMING. Eles ficaram impressionados com a rapidez e a simplicidade da implementação. A equipe conseguiu colocá-lo em funcionamento em cerca de meio dia.”
“Esta é uma tecnologia que dispensa licença. Veremos muito mais jogos e plataformas adotando essa tecnologia.”
– Bill Mandel, vice-presidente da Samsung Research America
Um futuro radiante para HDR10+ GAMING
A Samsung está buscando expandir o HDR10+ GAMING para incluir mecanismos de jogo adicionais, especialmente aqueles mais específicos. A empresa já está colaborando com grandes estúdios e desenvolvedores para integrar o HDR10+ GAMING em seus mecanismos patenteados e em alguns dos mais adotados.
“Por meio de parcerias com empresas de jogos, expandiremos o ecossistema HDR10+ GAMING, garantindo uma adoção mais ampla e experiências de jogo mais enriquecedoras”, afirmou Mandel.
Essa ampla rede oferecerá aos desenvolvedores de jogos um conjunto versátil e poderoso de ferramentas, permitindo a criação de jogos visualmente impressionantes de maneira mais eficiente.
“Como esta é uma tecnologia que dispensa licença, veremos muito mais jogos e plataformas adotando essa tecnologia”, continuou Mandel. “Para os consumidores, isso significa uma experiência de jogo consistente e envolvente em uma variedade de dispositivos — com configuração mínima e impacto visual máximo”.
Mandel e Larson preveem um aumento expressivo no número de desenvolvedores, jogos e usuários aproveitando o HDR10+ GAMING em breve.
“Aguardem grandes novidades!” disse Mandel.