OverBR: Como enxerga o posicionamento da D-LINK no mercado brasileiro?
Rodrigo – A D-Link hoje é líder de mercado no segmento Wi-Fi com tecnologia AC, sendo a única fabricante que apostou de verdade na substituição tecnológica das redes Wireless enxergando as necessidades dos consumidores por soluções melhores em termos de performance e cobertura de sinal. É uma das fabricantes com portfólio completo de produtos e soluções voltadas para todos os segmentos, incluindo Segurança e Monitoramento IP, Armazenamento, Conectividade empresarial e Internet das Coisas (IoT).
OverBR: A tecnologia 802.11ac chegou para ser a dominante no mercado brasileiro?
Rodrigo – Sim. Com segurança podemos afirmar que há muito espaço para crescimento, sendo que a sua penetração poderia ser maior se a taxa cambial fosse equivalente aos anos anteriores, o que permitiria um melhor posicionamento de preços aos consumidores. Como há diferentes níveis de performance dentro da gama de conexões da tecnologia 11AC, é inevitável que nos próximos dois anos ela já tenha substituído tecnologias anteriores e continue evoluindo para apoiar o desenvolvimento de todas as áreas de nosso universo que hoje consomem conectividade durante 24 horas.
OverBR: Como você vê a recepção pelo público com esse novo padrão?
Rodrigo – Entendemos que os consumidores não conhecem todos os benefícios do novo padrão, tampouco que ele sequer existe. Acreditamos que a grande maioria das pessoas desconhece totalmente o que significa “AC” ou “802.11”, porém não há problema algum nisso. Fato é que as pessoas que consomem hoje a tecnologia Wi-Fi estão preocupadas com a cobertura de sinal dentro de seus ambientes de uso, e se elas conseguem fazer o que desejam online. O portfólio de produtos D-Link 11AC é muito extenso, e já temos no mercado roteadores conhecidos como “rompem paredes” – ou seja, soluções com alta potência de sinal (High-Power) capazes de cobrir uma casa inteira com performance Wi-Fi mais que suficiente para atender a todas as necessidades – caso do modelo DIR-879, recém lançado no mercado. De modo geral, os feedbacks da experiência de uso são sempre positivos por parte de quem já usa a tecnologia AC em casa ou no trabalho. Acreditamos plenamente que este será o novo padrão tecnológico adotado em breve pela maioria dos consumidores, que aos poucos começam a entender que precisam de melhores dispositivos para fornecer sinal Wireless do que os que são oferecidos gratuitamente pelas operadoras e provedores de Internet.
OverBR: Os usuários de hoje sabem da importância de ter equipamentos compatíveis com essa tecnologia?
Rodrigo – Acreditamos que não. Seria importante se a indústria de Smartphones, Tablets, Smart TVs e Notebooks pudesse ajudar a melhor comunicar que seus dispositivos são compatíveis com a tecnologia AC. Isso com certeza ajudaria muito a D-Link no esforço contínuo de comunicar aos consumidores sobre os benefícios de se ter um produto Wi-FI 11AC para uso.
OverBR: Hoje então muitas pessoas têm dispositivos móveis que podem utilizar da tecnologia AC mas não possuem roteadores wireless que disponham dessa tecnologia? Ou é ao contrário? Como é essa relação?
Rodrigo – Exatamente, a primeira afirmação da pergunta está correta. Segundo pesquisa interna recém-realizada pela D-Link, a indústria de Smartphones e Notebooks já oferece metade de seu portfólio equipado com soluções 11AC. Devido à demanda e oferta destes dispositivos, há muito mais destes dispositivos vendidos e em uso do que roteadores – são pelo menos 3 smartphones para cada domicílio contra apenas 1 roteador. O que a maioria das pessoas não sabe é que elas já poderiam desfrutar dos benefícios de uma conexão mais abrangente e veloz com roteadores AC. Mas pela falta de conhecimento acabam se conformando com o sistema Wi-Fi empregado gratuitamente pelos provedores e operadoras de Internet – que são 99% equipados com o padrão anterior 11N.
OverBR: Quais diferenciais dos equipamentos da D-Link possuem essa nova tecnologia AC?
Rodrigo – Em termos tecnológicos, roteadores com tecnologia 11AC trazem muitos avanços. Podemos destacar aqui as tecnologias MU-MIMO, Smart-Connect e High-Power, que garantem melhor performance, estabilidade de sinal e ampla cobertura – exatamente o que os consumidores buscam. Em relação à oferta, a D-Link hoje é o fabricante que possui maior portfólio de roteadores AC disponível no mercado, não somente na disponibilidade de roteadores, mas também com câmeras de segurança, repetidores e adaptadores wireless. Isso garante à empresa o título de líder em inovação.
OverBR: A D-Link vem investindo pesado na nova tecnologia AC. Mas e os fabricantes de dispositivos móveis? Tem adotado essa mesma postura de investir no novo padrão AC ou continuam apostando no já defasado padrão N?
Rodrigo – Conforme resposta anterior, segundo pesquisa interna recém-realizada pela D-Link, a indústria de smartphones e notebooks já oferece metade de seu portfólio equipado com soluções 11AC, apenas os tablets ficam para trás. O que falta aqui é melhor comunicação da oferta tecnológica. Exemplo: ao invés de “equipado com Wi-Fi”, a indústria poderia promover a frase “equipado com Wi-Fi AC”. Com certeza estas duas letrinhas já ajudariam muito os consumidores a ouvir melhor o que isso pode representar como benefícios durante um processo de decisão de compra.
OverBR: O nome D-Link é significado de inovação com qualidade. Como foi o processo de implementação da tecnologia AC nos novos roteadores?
Rodrigo – Uma evolução natural esperada e estudada há diversos anos. Apenas para termos uma noção melhor de como o processo funciona, já estávamos estudando desde o lançamento do padrão em 2013 a implementação da linha Wave 2 AC já para 2017, que faz parte da segunda geração da tecnologia. Para 2018, já temos plano de lançar tecnologias Wireless ainda mais avançadas, acreditamos que este será um ciclo de desenvolvimento contínuo.
OverBR: Como é feito o controle de qualidade hoje dos produtos da D-Link?
Rodrigo – Há todo um processo padronizado de controle de qualidade nas nossas fábricas que garantem aos consumidores a melhor experiência de uso e o lançamento de novas soluções. Cada vez mais escutamos os consumidores, seus desejos e anseios, e com isso realizamos um feedback contínuo com nossa matriz para que cada detalhe de nossos produtos seja melhorado e aprimorado, de forma contínua e sem interrupções.
OverBR: Ainda em relação ao controle de qualidade dos produtos da empresa, são feitos testes aqui no Brasil afim de garantir a funcionalidade dos produtos?
Rodrigo – Sim. Temos uma equipe técnica responsável por realizar testes de performance e solicitar as devidas correções quando necessárias. Isso normalmente ocorre antes mesmo da introdução do produto no mercado, bem no estágio inicial de lançamento mundial do produto.
OverBR: Como vocês enxergam hoje o mercado corporativo no Brasil?
Rodrigo – No mercado corporativo, a D-Link tem como foco a oferta de uma solução completa em conectividade, baseada nos diferenciais de economia, escalabilidade, solução de vendas e segurança. O portfólio compreende switches, wireless, câmeras e dispositivos de armazenamento.
Por meio de parceiros estratégicos e canais especializados, a D-Link mira grandes projetos de governo para atender normalmente órgãos públicos dos diversos segmentos. O setor privado atualmente é atendido com um portfólio completo de soluções disponibilizadas em nossos canais de distribuição e lojas especializadas.
OverBR: Quais inovações e lançamentos a empresa prepara para o final do ano e inicio de 2017?
Rodrigo – Investiremos ainda mais na extensão do portfólio de pontos de acesso Wireless e também de câmeras de segurança.