Home Noticias Empresas de sucesso têm em sua estrutura equipes sensacionais

Empresas de sucesso têm em sua estrutura equipes sensacionais

por admin

Já se perguntou como funciona o desenvolvimento de um software ou aplicativo que é utilizado diariamente por diversas pessoas? Como será que o Spotify, Netflix e outros serviços conseguem fornecer um produto funcional para seus clientes?

Confira alguns tópicos sobre desenvolvimento de softwares (sistemas operacionais e aplicativos) para entender melhor essa estrutura virtual que gera facilidade e praticidade na vida de muitas pessoas e como se relaciona à formação de trabalho em equipe de uma empresa.

Uma breve visita foi feita à empresa Intergalaxy, do CEO Francis Silva, na filial de Curitiba-PR, para entender melhor essa relação entre desenvolvimento de softwares e trabalho em equipe, pois o desenvolvimento de softwares possui diversas etapas que exigem cautela e planejamento, refletindo a fundo em como uma equipe se organiza.

A empresa estudada tem se tornado referência na cidade nos últimos anos, graças ao seu crescimento espontâneo e seu trabalho em desenvolvimento de softwares em tecnologia blockchain​, uma grande aliada à segurança de informações.
Vamos lá então. Em geral, um software é criado através de uma arquitetura e uma engenharia. A primeira cuida da parte de organização e, a segunda, da construção, basicamente. Quando um software é arquitetado, várias etapas são cumpridas para se chegar até a parte de execução.

Com toda uma arquitetura de software desenvolvida (seja ela segmentada ou não), ela terá uma LDA (linguagem de descrição de arquitetura) que possuem, comumente, componentes de conexão e comunicação, divididos em:

● Visão funcional/lógica;
● Visão de código;
● Visão de desenvolvimento/estrutural;
● Visão de concorrência/​processo​/​thread​;
● Visão física/evolutiva;
● Visão de ação do usuário/​retorno​.

Todas essas visões devem ser integradas no pensamento das equipes desenvolvedoras de softwares, pois tudo acaba se dividindo dessa forma:

Funcional/Lógica: ​Todos os integrantes da equipe devem ter as habilidades corretas e dinâmicas para executar as tarefas. Competência e profissionalismo regem essa primeira etapa, pois proporciona objetividade.
Código:​ Todos devem falar a mesma língua para comunicar as etapas e próximos passos.
Desenvolvimento/Estrutural​: Divisão de tarefas de forma precisa, de acordo com a especialidade e setor de cada um.
Concorrência/processo/thread​: Acompanhamento do desenvolvimento das etapas dos processos para verificação de possíveis furos.
Física/Evolutiva​: Testes constantes a cada etapa fechada, para retirar a necessidade de refazer tudo.
Usuário/Retorno​: Entrega do produto final com todos os procedimento obedecidos.

Uma equipe com visões bem definidas, como essas do processo de arquitetura de softwares, desempenha trabalhos muito mais rapidamente e com qualidade. Fica a dica para você que quer estrutura uma boa equipe de trabalho, com o modelo de organização encontrado na Intergalaxy desenvolvedora de softwares.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações