Já se perguntou como funciona o desenvolvimento de um software ou aplicativo que é utilizado diariamente por diversas pessoas? Como será que o Spotify, Netflix e outros serviços conseguem fornecer um produto funcional para seus clientes?
Confira alguns tópicos sobre desenvolvimento de softwares (sistemas operacionais e aplicativos) para entender melhor essa estrutura virtual que gera facilidade e praticidade na vida de muitas pessoas e como se relaciona à formação de trabalho em equipe de uma empresa.
Uma breve visita foi feita à empresa Intergalaxy, do CEO Francis Silva, na filial de Curitiba-PR, para entender melhor essa relação entre desenvolvimento de softwares e trabalho em equipe, pois o desenvolvimento de softwares possui diversas etapas que exigem cautela e planejamento, refletindo a fundo em como uma equipe se organiza.
A empresa estudada tem se tornado referência na cidade nos últimos anos, graças ao seu crescimento espontâneo e seu trabalho em desenvolvimento de softwares em tecnologia blockchain, uma grande aliada à segurança de informações.
Vamos lá então. Em geral, um software é criado através de uma arquitetura e uma engenharia. A primeira cuida da parte de organização e, a segunda, da construção, basicamente. Quando um software é arquitetado, várias etapas são cumpridas para se chegar até a parte de execução.
Com toda uma arquitetura de software desenvolvida (seja ela segmentada ou não), ela terá uma LDA (linguagem de descrição de arquitetura) que possuem, comumente, componentes de conexão e comunicação, divididos em:
● Visão funcional/lógica;
● Visão de código;
● Visão de desenvolvimento/estrutural;
● Visão de concorrência/processo/thread;
● Visão física/evolutiva;
● Visão de ação do usuário/retorno.
Todas essas visões devem ser integradas no pensamento das equipes desenvolvedoras de softwares, pois tudo acaba se dividindo dessa forma:
Funcional/Lógica: Todos os integrantes da equipe devem ter as habilidades corretas e dinâmicas para executar as tarefas. Competência e profissionalismo regem essa primeira etapa, pois proporciona objetividade.
Código: Todos devem falar a mesma língua para comunicar as etapas e próximos passos.
Desenvolvimento/Estrutural: Divisão de tarefas de forma precisa, de acordo com a especialidade e setor de cada um.
Concorrência/processo/thread: Acompanhamento do desenvolvimento das etapas dos processos para verificação de possíveis furos.
Física/Evolutiva: Testes constantes a cada etapa fechada, para retirar a necessidade de refazer tudo.
Usuário/Retorno: Entrega do produto final com todos os procedimento obedecidos.
Uma equipe com visões bem definidas, como essas do processo de arquitetura de softwares, desempenha trabalhos muito mais rapidamente e com qualidade. Fica a dica para você que quer estrutura uma boa equipe de trabalho, com o modelo de organização encontrado na Intergalaxy desenvolvedora de softwares.