A pandemia acelerou todos os processos de digitalização no mercado. No e-commerce, muitas empresas precisaram investir em plataformas e logística para poder atender a demanda de mercado. E mais, com as adequações necessárias para atender ao boom de pedidos, o entrave, para muitas empresas, foi no acesso às matérias-primas. Neste cenário, a empresa catarinense Altenburg, uma das líderes no mercado da América Latina na produção de travesseiros, já vinha investindo na reestruturação de processos e em sua logística e registrou crescimento no mercado e celebra acréscimo no faturamento.
Segundo a ABCOM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), os segmentos que mais cresceram no período foram alimentos e bebidas, com alta de 241%; seguida por itens de cama, mesa e banho, com alta de 236%; brinquedos, que subiram 211%; móveis, com alta de 174%; e eletros portáteis, com alta de 164%.
“Em 2018 iniciamos toda a nossa reestruturação do e-commerce, com ampliação de nossa plataforma, focando na experiência de compra dos consumidores, com maior conversão de vendas e ampliação do ticket médio. Todo esse esforço foi revertido em resultado bruto, com crescimento de 70% no e-commerce em 2020 em comparação com 2019”, destaca Ilson Luz, coordenador de e-commerce da Altenburg. Para 2021 a empresa mantém as expectativas na casa de dois dígitos e que a utilização do omnichannel é cada vez mais uma estratégia de venda, contribuindo não apenas para conversão de vendas, mas também e, principalmente, para melhoria no relacionamento com os consumidores.
Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, em 2020 o país registrou um crescimento de 73,88% em comparação com os dados de 2019.
Ainda de acordo com o Relatório Setores do e-commerce, durante a pandemia, 86% dos brasileiros conectados à internet e acima de 18 anos compraram online pelo menos uma vez. A maioria (38%) fez de 2 a 5 compras e 11,1% realizaram mais de 10 compras. Na mesma análise, os consumidores informaram os canais que mais influenciaram para realização de uma compra. O grande destaque foi o Google/outros mecanismos de busca (62,43%), seguido de Instagram (com 46,45%) e Facebook (com 46,15%).
Os produtos que mais venderam foram voltados especificamente para conforto e experiência. Os consumidores passaram mais tempo dentro de casa, devido à pandemia, e apuraram o olhar para itens diferenciados. Na empresa catarinense, destaque para os pillow tops de colchões, travesseiros com tecnologia avançada, colchas e roupa de cama puxaram a alta nas vendas. As vendas on-line não eram novidades para os consumidores, inclusive, muitos preferem comprar pela internet por conta do preço mais atrativo que na loja física, ou por ter mais variedade, resumindo, uma alternativa mais viável e versátil.
O estado de São Paulo foi o campeão de vendas em 2020, número que também se justifica pela grande territorialidade. Na sequência aparecem os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Website: http://www.altenburg.com.br