Home Noticias Em meio à pandemia da Covid-19, Grupo Energisa conta com a ajuda do Microsoft Teams para aproximar líderes de colaboradores

Em meio à pandemia da Covid-19, Grupo Energisa conta com a ajuda do Microsoft Teams para aproximar líderes de colaboradores

por SimbiekJP

Fundado em 1905, o Grupo Energisa atua em 862 municípios, em todas as regiões do país, nas áreas de geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia elétrica, além de oferecer serviços e soluções integradas para o mercado de energia. Em um cenário tão delicado como o que enfrentamos atualmente, a empresa com sede em Cataguases-MG encontra-se na linha de frente do setor, com um serviço que não pode parar.

Pensando nisso, como continuar trabalhando com eficácia, mantendo os mais de 19 mil colaboradores, entre próprios e terceiros, conectados Brasil afora? A solução foi implementar o Microsoft Teams na rotina das equipes, aproximando liderança e colaboradores dos mais diferentes níveis, unificando a comunicação e garantindo a qualidade das entregas.

Segundo David de Paula Brasil, Gerente de Serviços de TI da Energisa, ferramentas como o Teams já estavam no radar desde o segundo semestre de 2018, com o objetivo de implantação total até o final deste ano. “O projeto começou com uma necessidade de integração, colaboração e comunicação mais eficaz dentro do nosso Grupo. Com a Covid-19, precisamos rapidamente colocar o máximo de colaboradores possíveis em casa e acelerar o processo de comunicação remota. Hoje já contamos com quase 4 mil colaboradores trabalhando em sistema de home office”.

Apesar do distanciamento físico, as medidas têm aproximado as equipes, otimizando a comunicação. Uma das principais soluções adotadas pela Energisa é a realização de lives por meio do Teams, nas quais os vice-presidentes conversam com o público interno. “Chamamos essas lives de ‘Papo Aberto’ e, em até 1h30 de duração, os líderes respondem dúvidas dos colaboradores e os tranquilizam sobre o momento em que vivemos. Com isso, vamos transformando a Energisa em uma empresa cada vez mais digital, que democratiza e desburocratiza processos, aproxima pessoas e aumenta a sinergia entre os times”, conclui David.

A saúde dos colaboradores também se mantém em pauta na nova comunicação. “O Teams se apresenta também como parte essencial da estratégia para avisos de protocolos, orientações e esclarecimentos relativos à Covid-19 e tudo o que envolve o tema, por meio do espaço Saúde em Foco”, comenta Aline Almeida Magalhães, Gerente de Comunicação Externa da Energisa.

Todo o trabalho de implementação do Teams e de outras ferramentas está sendo realizado em parceria com a Inpartec, que foi responsável por personalizar a ferramenta para a Energisa e prestar suporte técnico, recomendando o que é mais eficaz e seguro para o momento.

“Tenho acompanhado a Energisa por mais de um ano e a empresa sempre teve a preocupação de se modernizar e se adequar a novos modelos de trabalho. O grande destaque, no momento, é o senso de urgência. Buscávamos uma transformação que gerasse mais agilidade, mas que virou fundamental justamente por garantir a manutenção de um serviço essencial”, comenta Hélio Sá Moreira, CEO da Inpartec.

Hélio destaca também que, com o cenário da pandemia, muitos meios de comunicação que eram considerados efetivos dentro do Grupo precisaram ser repensados imediatamente, como aconteceu com a TV corporativa. “Nosso papel é fazer com que os colaboradores recebam da melhor forma as transformações digitais, ainda mais em um cenário tão atípico. A empresa tem um senso de responsabilidade muito grande e entende que, além de não poder parar, toda a comunicação precisa funcionar da melhor forma possível, deixando todos os colaboradores na mesma página. E é isso que está sendo feito”.

Com tantas mudanças positivas na forma de comunicar, a Energisa pretende dar continuidade ao projeto de digitalização. Segundo dados da empresa, mais de 5 mil colaboradores estão utilizando o Teams atualmente e o próximo passo é viabilizar um canal de comunicação online com vídeos curtos que trazem orientações para os profissionais, além de uma espécie de cartilha sobre trabalho remoto com dicas para que todos consigam usar da melhor forma o seu computador pessoal, corporativo e o celular.

Além do Teams, o System Center Configuration Manager da Microsoft também acelerou o processo de implementação como um todo, permitindo que a empresa continuasse operando. David destaca que, além da facilidade, o suporte do time Microsoft tem feito toda a diferença. “Desde o fechamento do contrato, sempre tivemos muito apoio da Microsoft, com pessoas que ligam diariamente para prestar suporte em um projeto que ainda tem muito a evoluir. Completamos 20 dias de uso da ferramenta com qualidade espantosa, sem reclamações e com considerações positivas por parte dos colaboradores”.

Para finalizar, David define o trabalho de comunicação com o Teams em uma palavra: fundamental. “Não conseguiríamos se não fosse o Teams. Somos uma empresa de serviço essencial, ou seja, não podemos deixar faltar energia para nossos quase 8 milhões de clientes e seus familiares. Mostrar que uma empresa assim consegue se manter bem e produtiva é o que mais me orgulha”, finaliza.

Fonte: https://news.microsoft.com/

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