Os resultados comprovam que a participação dos pais, aliada a conteúdos relacionados ao dia-a-dia, melhora a aprendizagem
O EduqMais é uma ferramenta que estimula a participação das famílias na educação. O serviço envia mensagens de celular (SMS) com conteúdos relevantes e propostas de atividades, para guiar os pais no desenvolvimento dos filhos. O EduqMais foi criado pela empresa MGov, com o apoio da Fundação Lemann.
“Sabemos que é necessário conscientizar os pais da importância de sua participação na vida escolar dos filhos, inspirar o seu envolvimento e fazer com que se sintam seguros para exercer sua influência”, afirma Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann. Juntamente com a Omidyar Network e IDEO, a Fundação Lemann foi responsável pelo estudo que demonstrou que mães e pais podem afetar a qualidade da educação no Brasil e formar uma nova geração de alunos.
Na prática
Foi realizado um projeto piloto do EduqMais, em São Paulo, Rio de janeiro e Fortaleza, que contou com a participação de 47 escolas públicas, 145 turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental e dois mil pais. Ao longo de oito semanas foram abordadas questões relacionadas ao interesse pelo estudo, pela leitura, sobre a curiosidade e a imaginação do adolescente, sua capacidade de dar opiniões sobre acontecimentos do país e do mundo, trabalho em equipe e organização financeira.
A ferramenta estimulou ações que ajudassem no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes, relacionados a trabalho em grupo, finanças domésticas, ampliação do diálogo entre pais e filhos, com consequências importantes para permanência e desempenho escolar, continuidade dos estudos e sucesso na vida futura. “Os pais sabem que sua participação na formação dos filhos é importante, mas no dia a dia, por falta de tempo e de ideia do que fazer e sem conhecimento do conteúdo escolar, não conseguem se dedicar a essa função. O EduqMais ajuda nessa rotina dando sugestões de atividade simples que os pais podem fazer, lembrando-os da importância de seu envolvimento e explicando como cada atividade contribui para a fase de desenvolvimento do filho”, afirma Maúna Baldini, gerente do EduqMais.
Segundo os resultados do projeto piloto, 83% dos pais gostariam de continuar usando o serviço, avaliado com a nota 9.1 em 10. O envio das sugestões de atividades teve efeito positivo sobre o engajamento dos pais e dos próprios alunos que constataram melhoras em sua dedicação aos estudos e maiores expectativas sobre a conclusão do Ensino Médio. Além disso, os professores afirmaram perceber comportamentos que favorecem o aprendizado dos alunos na sala de aula. Além disso, o impacto social do EduqMais praticamente elimina as diferenças de participação dos pais entre famílias com renda domiciliar abaixo de 1 salário mínimo e aquelas com renda entre 1 e 3 salários mínimos.
Fabile Scorciapino, professora responsável pelo conteúdo do EduqMais, acredita que é fundamental que a aprendizagem esteja associada ao dia a dia de pais e alunos. “Os conteúdos foram pensados para auxiliar os pais na formação integral do filho. Acreditamos que ao tratarmos de questões gerais relacionadas a faixa etária do filho, propondo atividades viáveis e prazerosas para fazerem juntos, aproximaremos esse pai da realidade escolar e a escola do cotidiano, contribuindo indiretamente para a melhoria de desempenho do aluno”, explica.
Para saber mais sobre o EduqMais, acesse: www.fundacaolemann.org.br/eduqmais/