Os recursos existentes na modernidade facilitam a vida das pessoas, mas, também têm suas dificuldades, às quais todos precisam se adaptar.
Fazer a organização no aparelho celular pode ser uma tarefa um tanto difícil para alguns cidadãos, mas é questão de “pegar o jeito”. Entretanto, essa ação, em realidade, é muito simples se forem seguidas algumas dicas básicas. Abaixo um guia com seis operações, desde o modo como salvar imagens nos chamados álbuns em nuvem; ordenar todos os aplicativos já instalados; efetuar limpeza da caixa de entrada de e-mail; todos objetivando organizar o smartphone e torná-lo muito mais eficiente em seu funcionamento.
A – Imagens e vídeos: para arquivar de modo organizado as fotos e os vídeos, sem que essa atividade seja trabalhosa, é necessário fazer uso de um aplicativo que opere na automatização de grande parte do material registrado, ou seja, que organize o mesmo automaticamente, considerando que as galerias padrão nos celulares são muito pequenas. Aplicativos específicos não só organizam os dados arquivados, como também mantêm backup sobre os arquivos em nuvem, de modo que as imagens não se percam, em caso de o aparelho pifar.
B – Aplicativos: Quase todos os aplicativos de smartphones são úteis, mas, nem sempre estão visíveis quando se abre a tela. Portanto, vale a pena fazer o ajuste no sentido de dispor todos em um único local do aparelho, facilitando acesso. É claro que cada pessoa fará sua seleção entre os mais e menos utilizados. A dica importante é organizar os aplicativos para que os mais essenciais sejam acessados sem precisar de muitos toques. É recomendável, também, excluir aqueles que não são nunca utilizados. Assim, sobrará mais espaço e a constelação de ícones se reduz, facilitando a identificação de cada um. A dica, portanto, é a utilização do chamado App Files, que auxilia muito os usuários do Sistema Android nessa atividade. Para iPhone toda pessoa pode consultar as configurações, para verificar quais são os aplicativos que não tiveram qualquer atividade recente.
C – A Caixa dos e-mails: Por se tratar de uma zona de fluxo de informações que são enviadas e recebidas, é um pouco difícil manter constantemente organizada a caixa de entrada. Entretanto, para se evitar a perda dos e-mails mais importantes, dentro do caos de dados que chegam, o usuário poderá fazer o básico: eliminar aqueles e-mails inúteis das redes sociais, por meio do Gmail, Outlook, entre outros tipos. É necessário cancelar a conexão com remetentes que efetuam os envios em massa, automáticos, e isso pode ser feito a partir do próprio serviço de e-mail ou pelo link que, geralmente, está no rodapé dessas mensagens. Deter essa enxurrada é o melhor meio e enxugar e organizar os e-mails.
D – Os Contatos: O conjunto dos contatos que se acumula com o tempo, na agenda do celular, pode ser imensa, abrangendo números de telefones de pessoas com quem se fez contatos formais, apenas uma vez, constituindo identificações desnecessárias. Portanto, é necessário colocar tudo isso em ordem. Se o usuário utiliza um iPhone, certamente possui alguns contatos salvos no iCloud. No caso de um usuário de Sistema Android, os contatos estão guardados na própria conta Google ou na da marca do aparelho específico. Assim, o usuário deve concentrar todos os contatos que possui em seu aparelho, efetuar a varredura e excluir aqueles que não são mais úteis. O processo deve ser finalizado com a padronização da forma de salvar os contatos, dispensado a pessoa dessa tarefa, dali para diante.
E – A relação das tarefas e das compras: Toda lista de tarefas faz a vida ser mais prática e produtiva. Existem aplicativos feitos para isso. Mas, existe um procedimento bem mais fácil, que é o de integrar as listas de tarefas, ou de outra natureza, na rotina do usuário. O recurso Todoist se constitui uma boa alternativa, sendo fácil e eficiente para organizar relações de tarefas. A partir desse recurso é possível organizar as tarefas pelas datas; poder adicionar subtarefas, e também compartilhar com os demais, além de poder criar etiquetas e até projetos, no sentido de elaborar um eficiente cronograma, um mapeamento de processos da vida pessoal.
F – Organizar os conteúdos salvos para mais tarde: Todos os dias, e até toda hora, as pessoas são bombardeadas por informações da Internet, e isso está fora do controle dos usuários. Não há tempo de conferir, imediatamente, todo tipo de conteúdo que chega no e-mail e nas redes sociais. Nesse caso, vale a pena acessar a sessão de dados salvos do Facebook, no Instagram, no YouTube, no Medium, entre outros. São históricos de acesso que podem ser conferidos posteriormente. É possível, também, efetuar uma limpeza, no sentido de excluir todo tipo de conteúdo que não despertou interesse. Se houver acúmulo de dados e links em WhatsApp; na caixa do e-mail; no inbox de Facebook, o usuário deverá efetuar a filtragem de informações, que pode ser realizada por dispositivos contidos nesses mesmos lugares.
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