Iniciativa que visa o controle de transmissão da doença em ambiente escolar é semifinalista do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung para alunos e professores de escolas da rede pública
A partir de um projeto de robótica, um grupo de cinco alunos e dois professores da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Maracapuru (AM), criou um dispositivo que auxilia no combate à proliferação do novo coronavírus. O projeto está entre os 20 semifinalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Programa Solve For Tomorrow, da Samsung, que desafia alunos e professores da rede pública a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O protótipo fica localizado na entrada da escola e, por meio de um sensor de presença, identifica a chegada dos alunos e distribui uma quantidade ideal de álcool em gel para a higienização das mãos, além de aferir a temperatura dos estudantes. O projeto inclui também uma pulseira, ainda em desenvolvimento, para monitorar a temperatura corporal e emitir sinais sonoros e visuais quando o indivíduo apresentar um quadro febril.
“Quando feita por um funcionário na porta da escola, a aferição da temperatura pode atrasar a entrada dos alunos e ainda propagar o vírus da Covid-19 se algum estudante estiver infectado. A máquina por sensor de presença, além de agilizar o processo de entrada, não contribui para a transmissão da doença já que não é necessário tocar no equipamento”, explica Galileu da Silva Pires, professor de Biologia e um dos orientadores do projeto. “No caso da pulseira, a ideia é mandar avisos para uma central quando um aluno, professor ou funcionário apresentar quadro febril, de forma que a direção escolar seja informada sobre a situação e tome decisões rápidas para diminuir o risco de contaminação no ambiente”, completa.
Com o objetivo de prevenir, identificar e tomar providências imediatas contra a transmissão do vírus da Covid-19, a equipe já tem o protótipo em ação e toda a ideia de funcionamento desenvolvida. Para o futuro, eles esperam que o projeto se torne uma benfeitoria pública utilizada inclusive em hospitais, contribuindo para uma atuação médica ainda mais efetiva e para que o sistema de saúde pública seja cada vez melhor e acessível a todos.
“Identificar problemas reais e desenvolver soluções inteligentes para o bem comum é o principal objetivo do Solve for Tomorrow, que mais uma vez alcançou resultados incríveis. Esses alunos amazonenses são um exemplo de que é possível melhorar a qualidade de vida, cuidar das pessoas e do lugar onde vivemos por meio da educação, da pesquisa e da tecnologia”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“Desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia para problemas locais ou globais, estimulando a pesquisa e o protagonismo dos estudantes, é o que buscamos com o Respostas para o Amanhã. Ver esses jovens criando protótipos para a prevenção de um dos problemas mais graves que estamos enfrentando na atualidade, a contaminação pela Covid-19, é ver o Prêmio em ação. O objetivo é que os alunos e alunas coloquem a mão na massa, pesquisem com seus professores e colegas, testem suas ideias e proponham soluções que façam sentido para eles e que tragam benefícios para a comunidade. Dar oportunidades e reconhecer o potencial dos jovens do ensino público para a pesquisa científica, contribui para a valorização da Ciência e para o enfrentamento das desigualdades educacionais do país”, pontua Ana Cecília Arruda, Coordenadora de Programas e Projetos do Cenpec.
“Os alunos estão maravilhados. São estudantes do interior, de uma escola pública com poucos recursos, mas com grande vontade de mudar e fazer a diferença. É um projeto que não só contribui para a diminuição de um problema grave na saúde, mas que tem motivado os demais alunos a estudar mais e a despertar o interesse pela iniciação científica. Agora eles sabem que podem alcançar seus sonhos”, completa o segundo orientador do projeto e professor de Física, José Victor Teixeira.
Solve For Tomorrow
Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Mesmo ocorrendo de forma totalmente remota pelo segundo ano consecutivo, a 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.
O programa, que faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação. E conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O Cenpec faz a coordenação geral da iniciativa.
Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.