Home Noticias Crescimento do mercado de telecomunicações aumenta a demanda por profissionais mais qualificados

Crescimento do mercado de telecomunicações aumenta a demanda por profissionais mais qualificados

por admin

Os serviços de banda larga fixa e telefonia móvel cresceram muito durante a pandemia da covid-19, segundo o estudo do “Impacto da Pandemia de Covid-19 no Setor de Telecomunicações do Brasil”, publicado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). De acordo com o levantamento, o crescimento foi de 12% e 6%, respectivamente, durante abril de 2020 e março de 2021. E a previsão da consultoria especializada em tecnologia IDC Brasil é de que o mercado de telecomunicações brasileiro ainda deve crescer cerca de 1,9% em 2021, impulsionado pela maior demanda por serviços digitais e pela chegada do 5G, fazendo com que as empresas busquem, cada vez mais, por profissionais mais qualificados no setor. 

O exponencial crescimento da área de telecomunicações, em especial o de banda larga, elevou a demanda por mão de obra qualificada na área, pois as velocidades de conexões, hoje praticadas, só são possíveis com o uso de uma infraestrutura de rede óptica, afirma Andriel Jayme Batista, graduado em Engenharia de Telecomunicação e em Administração de Empresas e pós-graduado em Engenharia e Segurança do Trabalho.

O engenheiro de telecomunicações informa que muitos acreditam que a maior parte da comunicação global trafega por ondas eletromagnéticas (via satélite, links de rádios, entre outros), no entanto, cerca de 90% desta comunicação trafega com luz por fibras ópticas. “A grande questão é que os profissionais precisam acompanhar esta crescente e se qualificar com as novas tecnologias que estão chegando”, alega Andriel.

De acordo com a Basscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, a empregabilidade no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação segue alta, mesmo com a adversidade do quadro econômico e social no país. O macrossetor TIC foi responsável por 1,62 milhões de empregos em 2020, crescimento de 3,6% no número de profissionais. Do total, 309.551 foram em telecomunicação, e muitos tiveram que fazer novos cursos e especializações para conseguir uma vaga.    

Conforme o especialista, poucos são os profissionais que se preocupam com a qualificação em infraestrutura óptica, e atualmente a área está em constante e veloz crescimento.  Ele avisa que o mercado também carece de institutos preparados, com estrutura prática e teórica que atendam a alta demanda.

A banda larga fixa no Brasil alcançou 33,9 milhões de acessos em julho de 2020, segundo a Anatel. Enquanto isso, destaca-se o crescimento significativo da tecnologia de fibra ótica no serviço de banda larga fixa: são 13,1 milhões de acessos (38,6% do total de assinaturas), um aumento de 66,6% nos últimos 12 meses.

“Trabalho há 13 anos neste mercado do qual comecei como auxiliar técnico e hoje atuo como especialista em Infraestrutura de Rede GPON, Princípios da Comunicação Óptica e Técnicas de Manutenção Óptica. Em um dos meus projetos busquei entregar a novos profissionais uma direção atualizada da telecomunicação, e criei um laboratório prático no Instituto Federal do Estado do Pará, com o curso Técnico em Comunicações Ópticas. O laboratório continua sendo utilizado para fins de profissionalizar novos alunos”, conclui Andriel Jayme Batista.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações