Nos últimos anos, um termo tem se disseminado nas empresas e está ganhando cada vez mais destaque no mundo dos negócios – ESG, sigla para Environmental, Social and Governance, ou, Ambiente, Social e Governança. Esse conceito consiste em um novo modelo de gestão que coloca esses temas no centro das decisões estratégicas, onde o objetivo é obter o crescimento e lucratividade nas empresas, mas com um impacto positivo na natureza e nas pessoas para garantir a longevidade do negócio e minimizar perdas financeiras.
Segundo Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, as empresas de diversos setores têm buscado adotar práticas mais sustentáveis e responsáveis em relação ao meio ambiente, à sociedade e à governança corporativa, a fim de promover equilíbrio nas mudanças climáticas, na sociedade e qualidade de vida e a tecnologia tem se mostrado uma aliada importante para que as empresas possam implementar ações que ajudem a promover o ESG.
A tecnologia é uma ferramenta fundamental para que as empresas possam implementar práticas mais sustentáveis e responsáveis em relação ao meio ambiente, à sociedade e à governança corporativa. A coleta e análise de dados, a adoção de fontes de energia renováveis, a utilização da Internet das Coisa (IoT), Inteligência artificial (IA) e blockchain são apenas algumas das maneiras pelas quais a tecnologia já está contribuindo para que as organizações implementem novos modelos de negócio com mais responsabilidade ambiental e social.
Uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, e com o Sistema B, que promove o Movimento B no Brasil, mostra que a maior parte dos brasileiros acredita que uma postura engajada é relevante. Para 87% dos entrevistados, a atuação de empresas e marcas em relação ao ESG é importante e de responsabilidade de todos os setores da sociedade: governos, marcas, mídias, ONGs e até o próprio indivíduo. Porém, segundo a pesquisa, apenas 21% dos entrevistados sabem o que é ESG.
Ainda há muito caminho a ser construído e o papel das empresas aliado à tecnologia é fundamental para a disseminação do conceito ESG. Com a ajuda da tecnologia, as empresas podem coletar dados sobre processos, produtos e serviços, bem como sobre a cadeia de suprimentos. Esses dados podem ser analisados para identificar oportunidades de melhoria e áreas de risco, ajudando as empresas a tomar decisões mais assertivas em relação ao seu negócio, consumidores e ESG.
A tecnologia também pode ser usada para melhorar a eficiência e reduzir o consumo de recursos naturais:
- Energias renováveis
As empresas têm a responsabilidade de reduzir suas emissões de carbono e, consequentemente, diminuir o impacto ambiental. Uma maneira para isso acontecer é a adoção de fontes de energia renováveis, como energia solar e eólica. Neste sentido, a tecnologia pode ajudar na utilização de painéis solares e na evolução da tecnologia de armazenamento de energia.
- Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) já está presente no dia a dia simplificando muitos processos como o uso de energia inteligente com luzes que desligam sozinhas em um ambiente vazio. Pode ser utilizada também para monitorar e controlar o uso de recursos naturais, como água, energia, qualidade do ar, temperatura, em tempo real, e assim, as empresas são capazes de coletar dados sobre o consumo de recursos e identificar maneiras de tornar o uso mais eficiente.
- Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial (IA) pode ser usada para identificar padrões em grandes conjuntos de dados. Com isso, as empresas podem identificar oportunidades para melhorar sua eficiência e reduzir seu impacto ambiental em diferentes áreas da organização.
- Blockchain
A tecnologia blockchain pode ser usada para rastrear a origem de matérias-primas e produtos ao longo da cadeia de suprimentos, garantindo que as empresas saibam se seus fornecedores estão adotando práticas responsáveis e sustentáveis em relação ao meio ambiente e à sociedade.
- Comunicação
A tecnologia também pode ser usada para melhorar a comunicação e a transparência em relação ao ESG. Com a ajuda de ferramentas, as empresas podem se comunicar com seus stakeholders, como funcionários, fornecedores e clientes, de maneira mais clara e transparente. Isso pode ajudar a aumentar a confiança e o engajamento em relação ao ESG, o que pode ser benéfico para a imagem e reputação da empresa.
- Transformação digital
A transformação digital promove nas empresas a adoção de diversas tecnologias que dá suporte na melhor gestão do negócio como um sistema ERP, suporte na redução de tarefas manuais, diminuindo o consumo de recursos naturais e maximizando o ritmo de desenvolvimento das organizações.
Deixar um legado e gerar um impacto positivo para o mundo e às pessoas que fazem parte da organização é uma demanda crescendo no mundo corporativo e integrar os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) nas estratégias é essencial. Além disso, já existe um movimento crescente entre os consumidores em relação ao que estão adquirindo. Eles querem saber qual é o posicionamento e a reputação das marcas que consomem, o que muitas vezes envolve ter acesso a informações mais detalhadas de como as empresas se relacionam com o meio ambiente, lidam com questões sociais e garantem uma administração responsável, conforme pesquisa promovida pelo Google.
O ESG está se tornando fundamental e uma questão de sobrevivência no mercado corporativo e a tecnologia irá ajudar as empresas a evoluir e achar melhores soluções que causem um impacto social e ambiental positivo.
Website: http://www.triyo.com.br