De acordo com a International Data Corporation (IDC) – líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações – o mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Brasil deve crescer 4,9%.
Mais precisamente, o mercado de TI brasileiro deve seguir com alta de 5,8% devido ao crescimento do mercado de nuvem e a aceleração no mercado de software. Já o mercado de telecomunicações terá um crescimento discreto previsto em 0,7%, impulsionado pelos serviços de dados, e no mercado corporativo, a TI crescerá 7,6% em 2020.
Isso é muito positivo para quem deseja investir na área de tecnologia no país. Celso Keidy é um futuro analista de sistema, conhecedor da área de TI, que aproveita a maré para abrir, em Campo Grande – MS, uma unidade da Hostnet, franquia especializada em desenvolvimento de sites e marketing digital que ajuda outras empresas a obterem sucesso através da Internet.
A localidade
Com população estimada em 895.982 habitantes pelo IBGE, em 2019, Campo Grande, fundada em 1872, apresenta, ainda hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas. Mas o que mais chama a atenção na capital do estado de Mato Grosso do Sul é a presença de uma das mais expressivas comunidades de descendentes de imigrantes japoneses.
O franqueado
Natural de São Paulo e descendente de imigrantes japoneses, Celso Keidy Giboshi é empresário do setor alimentício e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Hoje, aos 34 anos, decidiu abraçar uma franquia da Hostnet, mas esse impulso não surgiu do nada.
Antes de ter o seu primeiro negócio, Keidy morou sete anos no Japão, onde trabalhou e se casou com outra descendente de imigrantes, só que nascida no Mato Grosso do Sul. Em solo nipônico, o seu espírito empreendedor foi despertado e mesmo tão distante, passava boa parte do seu tempo fazendo planos de como ter um negócio próprio ao retornar ao Brasil.
De volta à pátria mãe, Giboshi foi morar em Campo Grande, onde abriu o seu primeiro negócio; uma sorveteria que rendeu bons frutos e obteve sucesso. Atualmente, ele se dedica 100% a franquia de tecnologia, área para qual vem se preparando na graduação.
Franchising e mercado de tecnologia
Uma prévia anual do desempenho de franquias no Brasil divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) definiu 2019 como um ano positivo para o setor. O mercado de franquias brasileiro cresceu 6,9% em comparação com 2018. E a expectativa para 2020 é que o desenvolvimento anual chegue a 8%.
Essa é a primeira vez que o empresário investe em franchising. O novo franqueado vai encarar a empreitada em carreira solo, ou seja, sem sócios. E se mostra bem tranquilo, mesmo empreendendo durante a instabilidade econômica que assola o Brasil. “Para o setor de tecnologia não vejo que exista crise. Afinal, a Internet caminha a passos largos em direção ao futuro. O que me motiva é a grande oportunidade de investir em uma área ainda em crescimento e com potencial incrível de retorno financeiro”, explica Giboshi.
Keidy destaca que a Internet ainda é muito jovem no país e, afirmando sua ancestralidade, lembra que o Brasil é realmente a terra da oportunidade. Somando a isso a criatividade e a garra do brasileiro, ele vislumbra um futuro muito promissor, tendo a web como principal meio de empreender e fazer negócios.
“Vejo que o mercado de tecnologia e Internet aqui em Campo Grande carece de empresas que busquem entender as reais necessidades de seus clientes para que juntos busquem soluções que agreguem valor ao negócio”, analisa o franqueado.
Custo e treinamento da franquia
O empreendedor classifica como atraente e justo o custo de aquisição da franquia. Para ele, a utilização de Software Livre, adotado amplamente pela franqueadora, tem muitas vantagens. A principal delas é o fato de ter total autonomia para melhorar códigos e o adaptá-los às suas necessidades e dos seus clientes.
Keidy Giboshi considerou o treinamento presencial exigido pela marca como essencial. A oportunidade de conhecer toda a infraestrutura, a equipe, diretores e fundadores da empresa só aumentou a vontade de trabalhar para ir ao encontro do sucesso – foram três dias, em imersão, na matriz. Dessa forma, conheceu mais detalhes e tornou-se apto a comercializar serviços e produtos Hostnet, que ajudam outras empresas a se destacarem na Internet, tais como: registro de domínio, desenvolvimento e manutenção de websites, lojas para e-commerce, marketing digital, automação de marketing, entre outros.
Inauguração e metas
A unidade foi inaugurada em fevereiro de 2020, após um processo de muito estudo e treino. “Minha meta, em quatro anos, é ter reconhecimento como a melhor empresa de tecnologia e negócios online de Campo Grande, com uma equipe bem treinada e foco na excelência dos serviços prestados”, afirmou Keidy Giboshi.
Website: http://www.hostnet.com.br