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Companhias aéreas apresentam problemas quando acessados por smartphones e tablets

por Agência Canal Veiculação

Acessar o portal de uma companhia aérea, no Brasil, por smartphone ou tablet pode se tornar uma tarefa difícil. De acordo com o estudo da empresa deviceLab, realizado entre os dias 1 e 9 de fevereiro deste ano, pelo seu setor de pesquisa Blink Research, foram registrados 1.007 falhas visíveis aos usuários nos sites das principais empresas em operação no Brasil, como Gol, Avianca, Azul e TAM. Pelos smartphones, não foi possível realizar a compra de passagens nos sites da Gol e da Avianca.

Os erros considerados graves nas quatro companhias testadas são: a inviabilização de cadastro de novo clientes, impossibilidade de efetuar login e a falha na opção de passageiros com necessidades especiais. A funcionalidade de geolocalização sem função e as falhas da edição de cadastro estão entre os erros moderados. Já os layouts desconfigurados em telas pequenas e o excesso de conteúdo exibido foram classificados como problemas leves e ocorreram em todas as empresas avaliadas. No total geral, a Gol foi a companhia aérea que apresentou a maior quantidade de falhas, com 27,8%. A Azul e a Avianca vieram em seguida com 26% e 23,5, respectivamente.

A deviceLab analisou também os erros por tipos de aparelhos. O maior número de falhas foi registrado no Tablet Galaxy 7 – Samsung (13,6%), seguido pelo aparelho Google Nexus, do mesmo fabricante (12,5%). Entre os navegadores, os softwares nativos foram os que mais reagiram negativamente ao teste. Destes, 38,5% apresentaram problemas. O Firefox vem em seguida com 34,2% de falhas.

“O desafio para oferecer uma experiência mobile ótima aos clientes é enorme e cresce a cada dia devido ao lançamento de novos aparelhos, sistemas operacionais e browsers. Mesmo com todo investimento realizado pelas companhias aéreas nos últimos anos, há uma etapa no processo de desenvolvimento que merece mais atenção: a etapa de testes mobile. Automatizar os testes e manter atualizados os cenários é fundamental para que as empresas consigam monitorar as falhas antes mesmo que elas cheguem até o cliente final e assim vender mais”, explica Leandro Ginane, CEO da deviceLab.

Com o objetivo de criar um cenário real de testes que pudesse representar a forma como as pessoas usam seus smartphones e tablets, foram criados os seguintes scripts para realização de uma compra online: Busca por passagem aérea, Seleção de passagem aérea, Cadastro / Login e pagamento. O resultado surpreendeu porque todas as companhias aéreas avaliadas apresentaram falhas importantes e grande parte delas impede que o cliente finalize a compra de uma passagem aérea pelo smartphone.

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