Quando os clientes escolhem comprar um produto ou serviço, este é o momento para conquistá-los. Ao contrário do que muitos vendedores pensam, satisfazer o consumidor não é apenas entregar um produto ou serviço pelo menor preço, mas sim criar uma experiência de compra positiva. O estudo State of Commerce Experience, da Bloomreach – EUA, revelou que mais da metade (53%) das pessoas não comprariam novamente de uma mesma empresa após uma experiência negativa.
Por isso, é importante levar em consideração os momentos da jornada de compra do cliente. Desde a hora em que eles encontram o anúncio, até depois da entrega do produto, quando eles avaliam a compra e a loja.
Seguindo algumas atitudes simples, é possível criar uma experiência de compra única e ter uma relação de sucesso com o cliente.
Informações completas
Ao mostrar e falar sobre o produto ou serviço, é importante compartilhar todas as informações possíveis – principalmente na hora de criar o anúncio. Isso porque é através da descrição e das especificações que os clientes vão encontrar a oferta e se interessar por ela.
É fundamental investir em uma descrição detalhada e revisar as informações para ver se está tudo ok. Fotografias em ângulos diferentes também ajudam os clientes a visualizarem melhor os produtos ou serviços ofertados.
Atendimento rápido e eficaz
É importante manter a comunicação ativa no meio digital. Por isso, os vendedores sempre devem conferir se receberam novas mensagens. Assim, os clientes resolvem suas dúvidas com facilidade e não precisam ficar muito tempo esperando para serem atendidos.
Outro ponto de atenção no atendimento com os clientes é a forma de falar. O objetivo é ser sempre gentil e amigável – afinal, se trata de uma parceria em busca por bons negócios.
Qualidade do produto ou serviço
Conferir se o produto que será entregue está de acordo com os padrões de qualidade é essencial. É importante verificar se não há nenhuma falha ou defeito antes de enviar as entregas. Assim, além de garantir boa parte da satisfação durante a jornada de compra, os clientes recebem o máximo em qualidade.
Surpreender os clientes
Na hora de surpreender o consumidor, pequenos gestos fazem uma grande diferença. Por exemplo: ao enviar uma encomenda, escrever um bilhete de agradecimento pela compra. Pode parecer simples, mas mostra a valorização do público. Outra opção é enviar um brinde, caso esteja dentro do orçamento.
No momento atual, onde muitos comerciantes passaram a fazer vendas pela internet, garantir uma experiência de compra positiva faz toda a diferença. Com o aplicativo Sicredi Conecta, é possível atrair mais visibilidade para o negócio e conquistar novos clientes.
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Fonte da pesquisa: State of Commerce Experience, da Bloomreach. https://www.bloomreach.com/en/state-of-commerce-experience-hub
Website: http://www.sicredi.com.br/conecta