- Dois novos acionamentos customizados da ABB para moinhos minerais estão a caminho da mina de Centinela para integrar nova linha de concentração de cobre
- Acionamentos contam com sistemas que oferecem dados em tempo real para a tomada de decisões e minimizar paradas operacionais
A mina de cobre Centinela, da Antofagasta Minerals (AMSA), vai receber em breve da ABB acionamentos para moinhos de minério sem engrenagens (GMDs) para equipar uma frente recém-aberta no local. Os acionamentos devem elevar a eficiência da moagem e fornecer insights em tempo real para a tomada de decisões e reduzir paradas não programadas na operação.
Com projeto customizado, os acionamentos tiveram seus estatores homologados em fábrica para mover moinhos de esferas responsáveis pela última etapa de redução de minério de cobre na nova frente de extração de Centinela.
Fabricados em Bilbao, Espanha, os estatores foram enviados a Puerto Angamos, no Chile, e, depois, ao distrito minerador de Centinela. Na mina, eles farão o acionamento de moinhos, gerando o campo magnético que move os equipamentos.
Os acionamentos foram escolhidos levando-se em conta a região desértica onde fica Centinela. Cada equipamento tem 27 pés de diâmetro e potência de 19,6 MW (pareados com bloco de controle), além de três transformadores cicloconversores de alto desempenho.
Uma das características mais importantes dos acionamentos em eficiência e desempenho é sua velocidade variável, que permite responder rapidamente a mudanças na composição de minerais. Funções de otimização vão melhorar a disponibilidade de moagem e sua eficiência, reduzindo, ainda, o consumo de energia e emissões.
“A decisão da Antofagasta Minerals de adotar nossa tecnologia é um marco significativo para a ABB junto à indústria mineira sul-americana”, afirmou Wilson Monteiro, gerente global da linha de negócios para GMDs da ABB.
Com a demanda de cobre em ascensão, a nova frente de Centinela, chamada Nueva Centinela, é estratégica para a AMSA. A nova frente de concentração vai elevar a produção de minério de cobre para até 144 mil toneladas anuais e ampliar o ciclo de vida da mina em ao menos 30 anos.
A AMSA escolheu motores da ABB para avançar seus planos de ampliar produção e alavancar a infraestrutura existente.
Dado que cada hora parada pode custar às mineradoras centenas de milhares de dólares, reduzir a ocorrência de disrupções é crucial. De acordo com a ABB, os acionamentos vão oferecer dados em tempo real que vão ajudar a evitar falhas. Junto com os recursos de monitoramento remoto da ABB, os operadores vão poder antecipar demandas de manutenção e tomar melhores decisões.
A ABB é líder global em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar sua experiência em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operar com alto desempenho, ao mesmo tempo em que se tornam mais eficientes, produtivas e sustentáveis para que tenham um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de ‘Engineered to Outrun’. A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.com
ABB’s Process Automation é líder em automação, eletrificação e digitalização para processos e indústrias híbridas. Oferecemos um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído (DCS) número 1 do mercado, softwares, produtos para nichos industriais específicos e sistemas de instrumentação e analítica. Como uma das principais empresas do mercado global, desenvolvemos com base em profundo conhecimento e expertise, time diversificado e presença global, e somos dedicados a ajudar nossos clientes a impulsionar sua competitividade, aumentando seu retorno e possibilitando uma operação segura, inteligente e sustentável. go.abb/processautomation
Fonte: https://new.abb.com/br/noticias/arquivo-de-noticias-do-brasil