O dia 8 de março marca o Dia Internacional da Mulher, um dia designado pelas Nações Unidas para celebrar e reconhecer as conquistas das mulheres em toda a sociedade, da cultura à política, passando pelos negócios. O tema deste ano do Dia Internacional da Mulher é #BreakTheBias, uma mensagem que destaca a importância de trabalhar para um futuro mais sustentável livre de todo tipo de estereótipos e discriminação.
A fim de destacar este importante dia no calendário global, a Samsung Newsroom reuniu as experiências de três colaboradoras de diferentes países no combate ao preconceito, alcançando metas na carreira e ajudando outras pessoas a se superarem.
Vice-presidente da divisão de Mobile eXperience (MX) na Samsung Electronics, Jaeyeon Jung é a líder da equipe da plataforma SmartThings, e trabalha não apenas para levar as melhores experiências aos usuários em todo o mundo, mas também para ajudar os colaboradores a crescer.
“É uma triste realidade que a proporção de colegas do gênero feminino em relação ao masculino diminui à medida que a responsabilidade atribuída aumenta”, observa Jung. “Mas assim como meus chefes me avaliaram sem preconceitos e me encorajaram a assumir novos desafios, eu também quero compartilhar o máximo possível com meu time e ajudá-los a crescer sem qualquer discriminação com base em gênero, nacionalidade ou idade”.
Sumedha Bakhshi, líder em Diversidade e Inclusão (D&I) da Samsung South West Asia (SWA) e presidente do Conselho SIEL-S D&I, acredita que cada indivíduo possui talentos, paixões, crenças e estilos de vida únicos. Ao longo de sua carreira, Bahkshi teve que enfrentar estereótipos sobre o papel da mulher em seu país, lutando repetidamente para superá-los para avançar com sucesso em sua carreira.
“Em um de meus papéis anteriores, enfrentei muita resistência quando me candidatei ao papel de Líder de Qualidade, uma vez que parecia ficar por dizer que as mulheres ‘não eram boas’ com números ou análises”, observou Bahkshi. “Entretanto, superei esse preconceito com esforço, paixão e minhas próprias habilidades — resultando em melhores notas atribuídas a mim comparadas a de outras candidatas, conquistando o emprego. Na Samsung, agora, é ótimo fazer parte de uma equipe que valoriza seus pontos fortes únicos. Sempre tive o apoio total da liderança em todos os projetos que realizei — minha recente promoção dentro da empresa só foi possível porque fui avaliada apenas com base em minhas próprias habilidades. Todos devem ter uma oportunidade justa, sem discriminação ou preconceito”.
Svetlana Chervonnykh gerencia o desenvolvimento da Soft Skill para os parceiros da Samsung, no Samsung MENA (Middle East and North Africa) CS, e acredita que uma mulher realizada é uma mulher mais feliz e mais forte. Chervonnykh não só tem ambições para seu papel atual na mudança da percepção que as pessoas têm dos serviços, como também sonha em abrir um retiro de cura para as mulheres a fim de nutrir sua saúde interna e externa.
Acredito que as mulheres têm superpoderes secretos graças a sua feminilidade natural e suavidade, algo que na verdade é incrivelmente útil em ambientes de trabalho”, disse Chervonnykh. “Minha superiora imediata é a única liderança feminina na equipe Samsung MENA CS, e é um grande exemplo. Entre aqueles com quem trabalho, independentemente do gênero, acho todos muito cooperativos na promoção de um ambiente confortável no qual trabalhar”.
Quebrando o preconceito por meio do apoio a todos
Ao promover uma cultura que engloba todos os tipos de talentos diversos, a Samsung apoia todos os seus membros a a terem a sensação de pertencimento e a realizarem seu potencial com base na igualdade de oportunidades. Todos os anos no Dia Internacional da Mulher, a empresa organiza uma variedade de eventos para funcionários em todo o mundo para destacar essa comunidade de respeito, inclusão e diversidade.
Como parte da celebração pelo Dia Internacional da Mulher deste ano, a Samsung organizou uma campanha global entre as colaboradoras para enviar fotos delas fazendo o retrato oficial do Dia Internacional da Mulher 2022 — utilizando seus braços para formar a letra ‘X’ — a fim de reunir talentos femininos da Samsung em todo o mundo virtualmente, por meio de uma iniciativa de solidariedade. Além disso, a empresa preparou um vídeo especial do Dia Internacional da Mulher que mostra as colaboradoras da Samsung vivendo suas vidas e rotinas e compartilhando seu apoio em prol da causa do Dia Internacional da Mulher.
Além disso, no dia 8 de março, a empresa está organizando seminários regionais de almoço, começando com a Coreia do Sul, e continuando em formato de revezamento nas regiões do Sudeste Asiático, Sudoeste Asiático, Oriente Médio, África, América Latina e América do Norte, com horários de início escalonados para se alinhar com os diferentes fusos horários. Nesses webinars, realizados sob o tema “Quebrando Preconceitos e Fazendo um Mundo Melhor”, palestrantes convidados especialistas compartilharão suas experiências e se engajarão com os colaboradores no tópico de combate aos preconceitos.
Um mundo melhor sem preconceitos
Além de organizar esses eventos especiais para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Samsung continua a trabalhar o ano inteiro para acabar com a discriminação no local de trabalho e promover um ambiente onde todas as pessoas possam prosperar, independentemente de fatores como o gênero.
“Nós da Samsung continuaremos a trabalhar todos os dias para orientar nossas colaboradoras a encontrar os papéis que se adequam às suas forças e capacidades, e ajudá-las a atingir seus objetivos de carreira”, diz Jong-Hee Han, vice-presidente e CEO da Divisão DX da Samsung Electronics. “Aumentaremos nosso apoio a nossas futuras líderes femininas através de uma série de programas diversos de mentoria e rede de contatos”.
Kyehyun Kyung, CEO e Presidente da Divisão DS da Samsung Electronics, também compartilhou uma mensagem de apoio às funcionárias da empresa. “Nosso objetivo é assegurar que cada membro sinta um sentimento de pertencimento e realize seu pleno potencial abraçando o valor da diversidade e da inclusão”.