Home Noticias Aumenta visibilidade internacional da tecnologia de radiodifusão brasileira em 2016

Aumenta visibilidade internacional da tecnologia de radiodifusão brasileira em 2016

por Paulo Fernandes Maciel

SET comemorou 25 anos de seu seminário promovido durante a NAB Show, nos EUA, ampliou e firmou acordos de cooperação com países da Europa, Ásia, México e América Latina.

 

A SET, associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios eletrônicos, atuando nas áreas de engenharia e afins nos campos da televisão, telecomunicações, rádio, internet e novas mídias, está encerrando 2016 com resultados positivos para o Brasil.
Com participações em eventos nos EUA, Índia, Japão, México, Holanda, Peru e Argentina, a entidade promoveu a valorização da tecnologia brasileira de radiodifusão em âmbito internacional e fortaleceu o SET Expo como maior evento dos setores de broadcast e novas mídias na América Latina. “Os resultados aparecerão ao longo do tempo. Mas o foco está na América Latina, devido a nossa proximidade”, avalia José Olímpio Franco, superintendente da SET.
Em abril, a SET foi um dos destaques da NAB Show, maior evento de broadcast do mundo, em Las Vegas (EUA), com estande e reuniões setoriais. Na ocasião, foi celebrada a 25ª. edição do tradicional “SET e Trinta”, um seminário de três dias, com 15 apresentações, que este ano teve entre seus destaques a palestra de Robert Seidal, então presidente da SMPTE (Society of Motion Picture and Televison Enginners), entidade centenária, responsável pela elaboração de normas e regulações para os meios de comunicação, entretenimento e indústrias tecnológicas nos Estados Unidos.
No IBC 2016, feira global para profissionais envolvidos na criação, gestão e entrega de meios de transmissão e entretenimento, em Amsterdam, na Holanda, a SET agregou informações sobre tendências mundiais de novos negócios na indústria de broadcast.
América Latina – Na América Latina, a SET fortaleceu uma aliança de cooperação iniciada em 2015 e formalizada em agosto, durante o SET Expo, com estande e coordenação de um painel na grade do congresso do Caper Show, ocorrido em outubro, em Buenos Aires, na Argentina. Um mês antes, foi a vez de celebrar uma parceria e participar do Expotec Peru 2016, em Lima, também com estande e palestrantes brasileiros nos seminários.
Tecnologia nipo brasileira – Os laços com o Japão, país de origem da tecnologia TV digital, adotada e aperfeiçoada pelo Brasil, atualmente reconhecida com a mais avançada do mundo, continuam com intenso intercâmbio tecnológico entre os dois países com a presença da SET na InterBEE, realizada em Tóquio, em novembro. “Nossa participação nesse evento reflete nosso excelente relacionamento com a comunidade japonesa envolvendo MIC (Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão), emissoras, entidades de produção de padrões e de P&D e fabricantes”, observa o superintendente.
Novos acordos – A SET ainda avançou na Ásia e na América do Norte marcando presença no Broadcasting India 2016, em Mumbai, Índia, com um estande; e no Broadcast Mexico 2016, em Guadalajara, México, com estande e um painel, em novembro e outubro respectivamente.

 

Sobre a SET – A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas, profissionais e academia, cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios eletrônicos, atuando nas áreas de engenharia e afins nos campos da televisão, telecomunicações, rádio, internet e novas mídias, desde a produção até a entrega. Ela representa o maior fórum para a discussão de padrões e tendências para a criação de conteúdo eletrônico, gestão e mercado de distribuição no Brasil. Além disso, é responsável pela realização do evento anual, SET EXPO (www.setexpo.com.br). A SET tem o apoio de cerca de 20 instituições nacionais e várias organizações internacionais, incluindo NAB, SMPTE, IABM e InterBEE. Para mais informações, visite www.set.org.br.

 

Maria Emília Farto

Polo Comunicações

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações