Por Yves Pitsch, Gerente Principal de Produtos, Rede do Azure
Os dados coletados do espaço para observar a Terra são providenciais para ajudar a enfrentar desafios globais, como a mudança climática, e promover descobertas científicas e inovação. A nuvem é fundamental tanto para os cenários de comunicação modernos das operações remotas quanto para a coleta, o processamento e a distribuição da enorme quantidade de dados que provêm do espaço.
Hoje anunciamos a versão prévia do Azure Orbital. O novo serviço de estação terrestre permite que as Operadoras de Satélites se comuniquem e controlem seus satélites, processem dados e escalem operações diretamente com o Microsoft Azure. Com o Azure Orbital, o segmento terrestre, que inclui as estações terrestres, a rede e os procedimentos, torna-se uma plataforma digital agora integrada ao Azure e complementada por muitos parceiros.
Amergint, Kratos, KSAT, KubOS, Viasat, US Electrodynamics Inc e Viasat se uniram ao ecossistema de parceiros do Azure Orbital, cada uma trazendo seu valor único e sua experiência para o benefício de nossos clientes.
A Microsoft está bem posicionada para atender às necessidades dos clientes na coleta, transporte e processamento de dados geoespaciais. Com nossa estratégia inteligente de nuvem e borda que atualmente se estende a mais de sessenta regiões de nuvem anunciadas, análises avançadas e recursos de IA, juntamente com uma das redes mais rápidas e resilientes do mundo – a segurança e a inovação estão no centro de tudo o que fazemos.
Cenários
Observação da Terra e IoT
As imagens de satélite são usadas em muitos setores. Áreas como meteorologia, oceanografia, agricultura, geologia e defesa/inteligência usam com mais frequência satélites que estão em uma órbita geoestacionária (NGSO), incluindo órbita terrestre baixa (LEO) ou órbita terrestre média (MEO). Enquanto os satélites estão em órbita, é necessária uma quantidade substancial de estações terrestres para estabelecer contato dentro de uma janela de tempo específica para fazer a transmissão dos dados para a Terra.
O Azure Orbital permite que os operadores de satélite agendem contatos com as naves espaciais e transmitam os dados diretamente para sua rede virtual (VNet) no Azure. As Redes Virtuais do Azure são isoladas, altamente seguras e regidas pelas mais de 90 certificações de conformidade da Microsoft que abrangem aplicativos e conjuntos de dados.
O Azure Orbital envia seus dados diretamente para o Azure, onde eles podem ser imediatamente processados com análise de dados líder do mercado, ferramentas geoespaciais, aprendizado de máquina e os serviços de IA do Azure.
O agendamento de contatos estará disponível para estações terrestres de propriedade da Microsoft e operadas por ela em frequências de banda X, S e UHF por meio de antenas compartilhadas de alto ganho. Estamos também interconectando diretamente nossa rede global com as redes de estações terrestres dos nossos parceiros para facilitar o agendamento com as operadoras de Teletransporte de sua preferência, mantendo os benefícios da integração direta com o Azure.
Se você optar por usar estações terrestres da Microsoft ou de parceiros, o sinal de Radiofrequência (RF) digitalizado da antena para a nuvem pode ser transmitido usando o formato VITA Radio Transport (VRT) (VITA-49) e, posteriormente, demodulado com o uso de modems personalizados ou modems na nuvem oferecidos pela plataforma.
Comunicação Global
Conectividade a bordo (IFC), marítima, cruzeiro conectado, mobilidade e transmissão de vídeo são exemplos de cenários de comunicação abordados pela indústria espacial. Aproveitando o Azure Orbital, as operadoras de satélites podem ir além da capacidade de venda de redes com a construção acelerada de serviços gerenciados. O Azure Orbital oferece interconexão das suas estações terrestres existentes e colocação de antenas dedicadas perto de PoPs ou Datacenters da nossa rede. O Orbital permite que você aproveite ao máximo nossa infraestrutura global de redes e serviços para criar novas ofertas de produtos e cadeias de serviços com a borda, 5G, SD-WAN e IA, e ao mesmo tempo otimize continuamente suas operações e sua presença.
A SES selecionou o Microsoft Azure para colocar as estações terrestres (incluindo Telemetria, Rastreamento e Sistemas de Comando) do seu sistema de comunicação SES O3b mPOWER de última geração. A SES projetou um ambiente operacional em escala de nuvem e aproveitará o Azure Orbital como plataforma central para escalar e construir serviços gerenciados e simplificar os processos de gerenciamento de pedidos e prestação de serviços.
“Nos últimos 12 a 18 meses, nosso foco tem sido acelerar os planos de adoção da nuvem pelos nossos clientes. Estamos satisfeitos por ter encontrado a Microsoft como um parceiro ideal, com seu novo sistema Azure Orbital. Essa parceria aproveita o conhecimento das duas empresas – a experiência da SES em infraestrutura de satélite e a experiência em nuvem da Microsoft – e está construindo o alicerce do desenvolvimento de soluções novas e inovadoras para o futuro”, disse JP Hemingway, CEO da SES Networks. “Estamos entusiasmados por estarmos colocando, implantando e operando nossos gateways do O3b mPOWER de última geração junto aos datacenters da Microsoft. Essa conectividade de um único salto para a nuvem a partir de sites remotos permitirá aos nossos clientes MEO melhorar o desempenho de seus aplicativos em nuvem, otimizar as operações de negócios com muita flexibilidade e a agilidade necessária para expandir novos mercados.”
O segmento terrestre é uma parte significativa dos investimentos de qualquer operadora de satélites. Um ecossistema de parceiros se uniu ao nosso programa Managed Service Providers (MSP) para enriquecer a plataforma, selecionando integrações de tecnologias e serviços. Os Mission Control Operations, modems em nuvem otimizados para o Azure, são exemplos de serviços nativos da nuvem de terceiros fornecidos sob demanda de acordo com as necessidades da sua empresa.
O Azure Orbital está atualmente em versão prévia. Se tiver dúvidas, comentários ou interesse em participar da versão prévia, entre em contato com [email protected]. Consulte a documentação do nosso produto para saber mais, fazer comentários ou mostrar interesse em participar da versão prévia.
Saiba mais