Os avanços tecnológicos se estendem por todos os setores da economia e no marketing não é diferente. As estratégias digitais usam cada vez mais soluções avançadas, como as de inteligência artificial, para garantir assertividade em suas ações. E, cada vez menos, os antigos meios: planilhas, esquemas analógicos etc. A importância dessas análises é inegável para a definição de estratégias, sua implementação e acompanhamento e, portanto, usar a tecnologia para aprimorá-las pode fazer toda a diferença em um cenário de competição acirrada.
Quem diria? A tradicional análise SWOT – forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à concorrência – ganhou aliados poderosos.
“A análise SWOT é usada desde a década de 1960 para o início de um planejamento estratégico, analisando as forças e fraquezas, além das oportunidades e ameaças (internas e externas). Atualmente, os executivos de marketing e de administração podem aprimorar a assertividade desse estudo com o uso da tecnologia”, assinala o CEO da WebPeak, Marcos Custódio.
Especialmente quando se trata de estratégias de marketing digital. Isso porque as soluções tecnológicas voltadas para o setor acompanham a evolução digital e a presença irrefutável no mundo virtual, para acompanhar, analisar e ter relatórios eficientes sobre tudo o que se passa na internet. Isso inclui as interações de uma organização com seus clientes atuais e potenciais.
Entre as ferramentas disponíveis, o executivo cita o espião de “back links” capaz de descobrir, por meio de engenharia reversa, a estratégia dos concorrentes.
Elas desvendam o posicionamento de todos os competidores na internet, mundialmente, com soluções baseadas em IA, que analisam a fundo a presença digital da concorrência.
Também é possível fazer auditorias internas para detectar falhas em um site corporativo, além de muitas outras análises para encontrar os caminhos mais assertivos para estratégias de marketing digital. Uma das ferramentas mais importantes é a de palavras-chave, que ajuda a determinar a competitividade do segmento.
“O conhecimento teórico desenvolvido no marketing por estudiosos de Stanford, por Philip Kotler, entre outros, agora, podem contar com a tecnologia, sendo possível empregá-lo no contexto digital e de todas as ramificações que isso implica,” finaliza Custódio.
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