Nos últimos anos, a ideia de empreender se tornou muito atrelada à criação de startups, que é um modelo de negócio inovador, escalável e repetível com o objetivo de desenvolver soluções em um cenário de incertezas. Conhecidas por serem geralmente criadas em garagens, as startups também podem nascer no ambiente acadêmico.
Em 2013, O Centro Universitário FIAP substituiu o TCC tradicional pelo Startup One, onde alunos que estão no último ano da graduação ou do MBA desenvolvem uma startup como projeto final, colocando em prática os aprendizados dos cursos e contando com o auxílio dos professores e dos coordenadores da FIAP. Após a conclusão do curso, é totalmente possível que os alunos deem continuidade em seus empreendimentos, mantendo-os ativos.
Raphael Pawlik, graduado em Sistemas de Informação pela FIAP, fundou em 2014, junto com seu amigo Fabio Carneiro, a Promobit: plataforma colaborativa que reúne oportunidades de compras com descontos e melhores ofertas. A empresa verifica as promoções e bloqueia ofertas com fraudes, evitando que consumidores caiam em golpes, além de utilizar informações do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) para avaliar suas lojas cadastradas. Os próprios usuários podem curtir, comentar e compartilhar as ofertas que acharem válidas, para dar mais credibilidade.
A startup lucra através de comissões das lojas anunciadas, que pagam pelo aumento de tráfego gerado graças aos links compartilhados na plataforma on-line. Ano passado, a Promobit obteve uma receita líquida de R$ 5,2 milhões e movimentou R$ 160 milhões, alta de 40% entre 2018 e 2020.
Em 12 de maio de 2021, a Méliuz, empresa conhecida pelos serviços de cashback, anunciou a compra de 100% do capital social da Promobit. A aquisição foi de 13 milhões de reais, além da possibilidade dos vendedores receberem um adicional de acordo com o cumprimento de algumas metas operacionais.
Website: http://WWW.FIAP.COM.BR