Grupo de estudantes de Lençóis Paulista está entre os finalistas do Solve For Tomorrow com tubete agrícola desenvolvido a partir da cana-de-açúcar e da borra do café
Um grupo de cinco alunos da Etec Cidade do Livro, em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, estão entre os 10 finalistas do Solve for Tomorrow, da Samsung, com um projeto de tubete agrícola de bioplástico a partir de blendas de nanocelulose. O Solve For Tomorrow tem coordenação geral do Cenpec e desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções inovadoras por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O tubete de plástico é um acessório essencial no processo de plantação e bastante utilizado por empresas e agricultores. Sabendo disso, os estudantes usaram o projeto como uma iniciativa para criar uma opção mais sustentável do tubete, que foi produzido a partir da mistura da celulose e da nanocelulose removidas do bagaço da cana-de-açúcar e da borra de café.
“Esses tubetes são utilizados para a primeira germinação da planta, de forma a reduzir a perda de mudas no processo de plantação. Os alunos não encontraram muito material de pesquisa quanto à extração e junção da celulose com a nanocelulose, então muita informação foi colhida com base em testes. Basicamente, é uma massa que agrega bagaço da cana-de-açúcar, borra de café e um bioplástico para elaborar a forma do tubete”, explica a professora de Trabalho de Conclusão de Curso e orientadora do grupo, Viviane Morais Léo.
Ainda em fase de testes, o projeto já foi aplicado no plantio de pés de goiaba e ipês. Agora, o grupo vai testá-lo no plantio de sementes de fácil germinação em vasos domésticos. Viviane conta que a equipe está trabalhando com calma e detalhamento para alcançar melhores resultados. Além disso, os estudantes contam com a professora de microbiologia da escola para uma análise de proliferação, além de um pesquisador florestal que os ajuda com o esclarecimento de dúvidas sobre o tubete.
“Identificar problemas reais e desenvolver soluções inteligentes para o bem comum é o principal objetivo do Solve for Tomorrow, que mais uma vez alcançou resultados incríveis. Os estudantes do interior paulista entenderam a necessidade de tornar cada vez mais ecológicas as práticas do dia a dia, e são um exemplo de que é possível cuidar do planeta e melhorar processos locais por meio da educação, da pesquisa e da tecnologia”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“É muito interessante ver o surgimento de um produto a partir do trabalho colaborativo de diferentes profissionais junto com os alunos. Como não havia muito material sobre a extração e junção da celulose com a nanocelulose, materiais pensados para a construção do tubete agrícola, o grupo teve que fazer vários testes para colher as informações necessárias e ver os caminhos possíveis para seu desenvolvimento. Com isso, os estudantes foram estimulados à pesquisa, às possibilidades e hipóteses científicas, ao protagonismo, ao trabalho coletivo e à resolução de problemas, princípios fundamentais do Prêmio”, afirma Ana Cecília Arruda, técnica de programas e projetos do Cenpec.
“Os alunos estão muito gratos por estarem na final. Participar do Solve for Tomorrow fez com que eles percebessem o quanto são capazes de propor resoluções efetivas para problemas que acontecem ao nosso redor. Isso é muito significativo. Além disso, o processo de desenvolvimento desse projeto mudou a visão deles sobre o mundo acadêmico. Hoje eles têm muito mais prazer em descobrir coisas novas, ler artigos científicos e aprender dentro e fora da sala de aula”, finaliza a professora.
Seguindo o cronograma, as equipes finalistas seguem em mentorias técnicas on-line até 8 de novembro. Serão três vencedores pelo Júri Popular, com votação aberta entre 12 e 17 de novembro, e outros três vencedores nacionais, que serão definidos por avaliação da comissão julgadora também no dia 17. O anúncio dos vencedores acontece no dia seguinte, em 18 de novembro.
Solve For Tomorrow
Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Mesmo ocorrendo de forma totalmente remota pelo segundo ano consecutivo, a 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.
O programa, que faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação. E conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.