Projeto de sustentabilidade está entre os semifinalistas do programa de cidadania corporativa da Samsung, que celebra sua 10ª edição no País
Um grupo de alunos da Escola Estadual João Ponce de Arruda, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, está entre os 20 semifinalistas do Solve For Tomorrow Brasil. A equipe desenvolveu um protótipo de catálogo físico a partir de técnicas de herborização para participar do programa de cidadania corporativa da Samsung, que está em sua 10ª edição no País. A iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem soluções inovadoras a partir da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), levando em conta demandas e problemas reais da sociedade em que os alunos estão inseridos.
O projeto visa a criação de um catálogo físico que detalha as espécies de plantas, flores e frutos encontrados na região a partir de técnicas de herborização. Com esse protótipo, a equipe espera documentar o máximo de material possível, de forma a estudar a flora da região entendendo sua diversidade, se existe alguma espécie correndo risco de extinção e o possível surgimento de novos biomas. Com o projeto, a equipe tem por objetivo investigar se as espécies encontradas são originalmente pertencentes à flora da região ou ainda se o efeito da urbanização foi um fator que contribuiu para o “desaparecimento” de outras espécies. Nesse caso, o projeto seria uma alternativa importante para minimizar esse cenário, utilizando o plantio de plantas originárias da região.
Para construir o protótipo, a primeira etapa realizada pela equipe é a coleta de material, incluindo flores, folhas e frutos, nas proximidades da escola. Em seguida, eles usam técnicas de herborização, como prensagem e desidratação do material coletado, usando uma estufa de baixo custo. “Este é um projeto que iniciamos no ano passado, então essa é uma segunda versão, mais otimizada”, explica o professor de física e orientador da equipe, Euripedes Silva Junior. “A ideia principal desse catálogo é criar uma linha do tempo sobre as espécies da nossa região, pensando que no futuro essa diversidade da flora pode ser diferente. Assim, com o desenvolvimento do projeto, nós contribuímos com a valorização da identidade da flora local, que poderá servir como fonte de consulta posterior, além de ser um possível recurso didático muito útil nas aulas”.
“A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais relevância nos projetos inscritos para o Solve For Tomorrow Brasil. Isso mostra um movimento importante de combate às mudanças climáticas, e uma consciência por parte desses alunos de que a tecnologia e a inovação podem ser aliadas nesse desafio que é manter nosso planeta saudável”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Em paralelo às práticas de cuidado com o meio ambiente, os projetos do Solve For Tomorrow Brasil também dão a esses alunos a oportunidade de desenvolverem habilidades em espaços que vão além da sala de aula. Estamos muito felizes e empolgados para ver o avanço desse projeto”.
“Esse projeto ilustra bem um dos princípios do Solve for Tomorrow Brasil: produzir ciência a partir de um olhar atento para o território, com seus desafios e potencialidades”, destaca Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do programa. “Ele mostra, também, como o trabalho por projetos pode aliar os conteúdos das disciplinas escolares com a vontade de fazer a diferença e contribuir para a resolução de desafios reais”.
Atualmente, a equipe recebe as mentorias programadas no calendário do Solve For Tomorrow Brasil, e trabalha na construção da estufa, que vai auxiliar no processo de secagem e desidratação dos materiais coletados. A primeira versão dessa montagem será realizada com poucos materiais e todos de baixo custo, utilizando uma caixa de isopor de tamanho médio, um termostato para controle da temperatura e lâmpadas incandescentes. Segundo o professor, essa estufa é importante para acelerar o processo de secagem, que tradicionalmente é feito deixando as plantas sob o sol.
Para Flavio Soares de Queiroz Júnior, professor parceiro da equipe, a participação no Solve For Tomorrow Brasil é importante para dar visibilidade à escola e ao ensino público no estado do Mato Grosso do Sul, inspirando outros professores e toda a comunidade escolar da região. “Essa conquista é uma injeção de ânimo para nós. Estamos muito felizes com esse reconhecimento, pois estamos entre os 20 semifinalistas. Nós participamos recentemente do nosso primeiro webinar, no qual pudemos discutir sobre prototipagem de forma mais aprofundada. Ficamos impressionados de perceber que a Samsung nos coloca em contato com especialistas nessa etapa do processo. São pessoas que vivem a realidade da ciência diariamente e isso é importante para a evolução do nosso projeto”, afirma.
Sobre o Solve For Tomorrow
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse https://respostasparaoamanha.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.