Os estudantes do ensino médio estão entre os 20 semifinalistas da 10ª edição do programa de cidadania corporativa da Samsung
Um grupo de cinco alunos do 2º ano do ensino médio do Centro de Educação de Tempo Integral José Araújo Rodrigues, em Codajás, no Estado do Amazonas, está concorrendo à 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil com um projeto composto pela Construção de filtro com carvão ativo da mandioca para purificar águas do rio. Com o desenvolvimento do protótipo, os estudantes estão entre as 20 equipes semifinalistas do programa de cidadania corporativa da Samsung, conhecido por estimular alunos e professores do ensino público a criarem soluções para atender demandas reais da comunidade onde vivem, usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
A construção do filtro de carvão ativo é uma alternativa de baixo custo que pode ajudar a comunidade ribeirinha, fornecendo um sistema eficiente e sustentável para tratamento da água que chega do Rio Solimões. Para isso, os alunos tiveram a ideia de usar a casca da mandioca, um alimento bastante comum na região amazônica, mas que tem sua casca pouco aproveitada. A ideia do grupo é coletar esse material e utilizá-lo como matéria prima para o carvão que será responsável por filtrar a água.
Segundo Elzilene Aquino de Araújo, professora de química e orientadora da equipe, a ideia surgiu em sala de aula, quando os alunos foram estimulados a buscar por problemas existentes no local em que vivem. Ela conta que o projeto envolve toda a comunidade, uma vez que os alunos conversaram com os moradores, buscando opiniões e explicando a ideia do projeto. “O processo é composto, basicamente, pela coleta da casca da mandioca, que será armazenada em um recipiente no qual será adicionado cloreto de zinco. Depois disso, vamos ao laboratório para simular o protótipo em uma lata de tinta, testando a criação do carvão a partir da queima desse material, em seguida é lavado com ácido clorídrico para retirada das impurezas. Já o filtro é modelado como um cilindro composto por um sistema com dois componentes: um deles para filtragem usando o carvão e o segundo para reservatório de cloro”, explica a educadora.
“Um dos objetivos do Solve For Tomorrow é estimular a criação de soluções criativas para problemas e demandas reais da sociedade, e essa alternativa sustentável de tratamento da água para a comunidade ribeirinha do estado do Amazonas mostra como os alunos de Codajás estão comprometidos com esse propósito”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “É muito importante para nós observar como o programa tem alcançado pessoas de todo o país e auxiliando no desenvolvimento das habilidades desses estudantes. Isso faz parte da nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People”.
“O projeto da equipe de Codajás ilustra bem a visão do fazer científico que o Solve for Tomorrow Brasil incentiva, partindo de um olhar atento para o território de forma a identificar desafios e potencialidades”, aponta Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do programa. “A ideia de aproveitar a casca da mandioca, que é muito comum na região, evidencia esse olhar e o cuidado com a sustentabilidade, de forma inovadora, criativa e com base no protagonismo juvenil”.
“Atualmente, estamos na etapa de construção do protótipo. A equipe participou de um primeiro webinar de prototipagem, oferecido pela equipe do Solve For Tomorrow Brasil, e essa iniciativa nos ajudou bastante na criação do filtro. Também estamos avançando aos poucos com os testes, uma vez que nossa comunidade é pequena e conta com equipamentos limitados. Além disso, estamos contando com o apoio da Universidade Federal do Amazonas em relação ao recebimento de materiais reagentes, que são necessários para a etapa de análise da água”, afirma Elzilene.
A educadora também compartilha a importância da iniciativa para os alunos da comunidade escolar do Amazonas. “Em nosso estado, o sistema de ensino não recebe tanto incentivo pela ciência, então o Solve For Tomorrow Brasil é importante para promover essa experiência aos estudantes locais. Como professora, estou muito feliz por ver essa interação com meus alunos e percebo como esse estímulo é importante no ensino médio. A princípio não imaginávamos que estaríamos entre os semifinalistas, afinal é um programa com projetos de todo o Brasil. Eles estão muito felizes em participar e meu desejo é que eles aproveitem cada momento. Como equipe, estamos cada dia mais motivados e aprendendo muito”.
Sobre o Solve For Tomorrow
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse https://respostasparaoamanha.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.