Escola ficou entre os 10 finalistas do Solve For Tomorrow Brasil pelo segundo ano consecutivo e, em 2022, foi uma das selecionadas na categoria Júri Popular
Um grupo de alunos da Escola de Educação Básica Bom Pastor, em Chapecó, Santa Catarina, venceu a 9ª edição do programa Solve For Tomorrow Brasil com um protótipo de gerador de energia elétrica eólico vertical de baixo custo. O projeto foi um dos vencedores na categoria Júri Popular, que teve votação pública no site do programa entre os dias 8 e 20 de novembro. O Solve for Tomorrow é uma iniciativa global da Samsung, que tem coordenação geral do Cenpec e estimula alunos e professores da rede pública a criarem soluções inovadoras para problemas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O projeto dos alunos da Escola de Educação Básica Bom Pastor tem como base o sétimo, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa energia limpa e acessível para todos. Pensando em criar uma solução entre os temas desses objetivos, a equipe foi impactada por um dado que indica que 10% da população mundial não tem acesso à energia elétrica. Em paralelo, durante uma aula de matemática aplicada ao universo da física por meio das funções, os alunos trabalharam temas como deslocamento, atrito e massa de ar deslocada. O que os levou a observar uma oportunidade de trabalhar com uma proposta de ampliar o acesso à energia por meio de um gerador elétrico eólico.
Os alunos concluíram que muito da energia eólica não é aproveitada por falta de dispositivos adequados. E a partir disso, iniciaram o processo de criação de um protótipo de gerador em formato vertical a ser instalado no centro das vias expressas e rodovias de alto fluxo para aproveitar a energia mecânica dissipada pelos veículos em movimento.
Segundo Oeliton Vieira Fortes, professor de matemática e orientador da equipe, a cerimônia de premiação do Solve For Tomorrow foi um momento que ficará marcado na memória de todos, não apenas pela vitória, mas também pela experiência de conhecer tantas histórias e pessoas de outros lugares. “A participação no evento superou as expectativas e fez ver o quanto podemos contribuir para esse futuro ser melhor e para todos. Foi emocionante viver fisicamente a premiação, são memórias que serão carregadas para a vida de todos. Nós estamos muito felizes com o resultado e, principalmente, pela enorme repercussão que o Solve For Tomorrow proporcionou ao projeto e as possibilidades futuras que nos trouxe”.
“Para nós, do Solve For Tomorrow, é um orgulho observar como os alunos de Santa Catarina estiveram atentos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ficamos muito contentes e empolgados por entregar o prêmio em mãos e conhecer pessoalmente cada um desses estudantes, pois sabemos o quanto estão dispostos a criar ideias para solucionar problemas reais”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Em sua 9ª edição, o Solve For Tomorrow deixou claro que é um programa que contribui para o avanço do sistema educacional brasileiro e também para o desenvolvimento de jovens alunos em todo o país. Essas e outras iniciativas da Samsung fazem parte da nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People, que busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação’”.
“Quando as (os) professoras (es) ajudam as (os) jovens a enxergarem a realidade em que vivem de forma crítica e analítica, com base no conhecimento científico, esses estudantes são capazes de pensar em soluções criativas para promover mudanças”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do Solve for Tomorrow no Brasil.
Em sua segunda participação de destaque pelo programa, o professor Oeliton explica como o projeto será levado daqui para frente. “Estamos desenvolvendo o protótipo de alta fidelidade e, na sequência, buscaremos a patente e a possibilidade de legislação necessária para implantação de uma pequena usina de teste. Com isso, poderemos verificar, na prática, os resultados mensurados analiticamente. Enquanto professor, tenho a certeza de que o prêmio fomentou o interesse de meus alunos na busca pelo saber, e espero que no próximo ano isso ocorra com ainda mais intensidade e que surjam ainda mais projetos inovadores com potencial para mudar o mundo”.
Solve For Tomorrow
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na 9ª edição, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. E em 2022, registrou um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Todos pela Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse https://respostasparaoamanha.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.