Home Noticias Alunos de Chapecó criam protótipo para a recuperação pulmonar de pacientes pós-infecção da Covid-19 e são semifinalistas de programa da Samsung

Alunos de Chapecó criam protótipo para a recuperação pulmonar de pacientes pós-infecção da Covid-19 e são semifinalistas de programa da Samsung

por admin

Desenvolvida com materiais baratos para que todos tenham acesso, a iniciativa está entre os 20 projetos selecionados do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung para alunos e professores de escolas da rede pública

Um grupo de três alunos e dois professores da Escola Estadual Bom Pastor, localizada em Chapecó, Santa Catarina, desenvolveu um protótipo para a reabilitação pulmonar de pacientes com sequelas da Covid-19. O projeto é um dos semifinalistas do Respostas para o Amanhã, versão brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

No momento em que grande parte do sistema de saúde do estado de Santa Catarina estava saturado, inclusive para o atendimento assistencial pós-Covid, os alunos pensaram no protótipo como uma maneira simples e barata para promover a recuperação da capacidade respiratória após a infecção pelo vírus da Covid-19. O projeto teve início após os estudantes constatarem, por meio de dados coletados pela Universidade Veiga de Almeida (UVA)*, que cerca de 30% dos pacientes sofrem com a sequela respiratória após a recuperação.

“Nós procurávamos por um equipamento de montagem simples e barata, para ser acessível a todos. Após alguns testes e modificações, chegamos ao modelo atual, que é feito com uma mangueira transparente que pode ser encontrada em lojas de construção, um equipo de soro, do qual se aproveita a válvula de vasão e o cotejador, além das bolinhas de isopor que funcionam como marcador. Com o protótipo, o paciente faz um exercício de sucção capaz de reconstruir as fibras da parede pulmonar e melhorar a capacidade respiratória”, explica Oeliton Vieira Fortes, professor de matemática e orientador da equipe.

A equipe também desenvolveu um aplicativo onde os voluntários do projeto puderam responder um formulário ao longo do uso do protótipo para registrar os dados de sua evolução. Além de orientadora da equipe, a professora de sociologia, Marilita Dias Duarte, também foi uma das voluntárias. “Fui infectada em fevereiro e quando as aulas voltaram eu sentia muita falta de ar para subir as escadas. Testei o protótipo por um mês e percebi uma diminuição do cansaço durante esse período”, conta.

“Os alunos da escola de Chapecó são um exemplo de como é possível desenvolver soluções inteligentes para problemas atuais, unindo conhecimento e criatividade. Esse é um dos objetivos do Prêmio Respostas para o Amanhã, que busca promover educação de qualidade e oportunidade de aprendizagem para melhorar a qualidade de vida das pessoas e tornar o mundo um lugar cada vez melhor para todos”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Para Juliana Gonçalves, técnica de Programas e Projetos do Cenpec, “a ação é uma amostra de vivência autoral e aprendizagem significativa, em contextos relevantes. Ou seja, frente ao problema complexo que mobiliza os estudantes da Escola Estadual Bom Pastor, a equipe foi elaborando hipóteses, testando propostas e aprimorando seu protótipo. Ao fazer isso, uma série de habilidades e competências são mobilizadas nesses estudantes, na medida em que ajudam a compreender melhor as necessidades dos usuários, a funcionalidade do aparelho, a relevância da ação e as práticas envolvidas. O percurso formativo que acontece nessa etapa do concurso e envolve reuniões síncronas, webinars com mentores e convidados especialistas, além de conteúdos, atividades e interação em um ambiente virtual exclusivo, tem justamente o objetivo de contribuir para que as equipes participantes do Prêmio qualifiquem ainda mais seus procedimentos metodológicos e realizem ajustes significativos em seus protótipos”.

“Concorrer ao prêmio é importante para estimular os alunos a buscarem seus sonhos. Uma delas quer ser médica e é muito gratificante possibilitar esse contato com um campo no qual ela pretende atuar no futuro. Além disso, esse acesso ao universo da pesquisa já no ensino médio é importante para que esses estudantes não cheguem crus à universidade, mas já sabendo um pouco sobre como se faz ciência”, finaliza Oeliton.

Solve for Tomorrow

Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Mesmo ocorrendo de forma totalmente remota pelo segundo ano consecutivo, a 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.

O programa, que faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação. E conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O Cenpec faz a coordenação geral da iniciativa.

Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

* Material divulgado pelo Laboratório de Pesquisa em Reabilitação Pulmonar da Universidade Veiga de Almeida

Fonte: https://news.samsung.com/

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