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Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi inicia um novo capítulo em sua parceria

por admin

 

LONDRES, PARIS, TÓQUIO, YOKOHAMA – Após a aprovação dos Conselhos de Administração do Renault Group e da Nissan Motor Co., Ltd., a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou hoje uma série de novas iniciativas para elevar sua parceria a um novo patamar.

Com objetivo de maximizar a criação de valor para todos os stakeholders da Aliança, este programa em três dimensões incluirá:

  • Projetos operacionais de forte criação de valor na América Latina, Índia e Europa;
  • Maior agilidade estratégica com novas iniciativas em torno das quais as empresas parceiras podem se unir;
  • Reequilíbrio nas participações cruzadas entre o Renault Group e a Nissan e fortalecimento da governança da Aliança.

O Renault Group e a Nissan firmaram um acordo de princípio vinculativo para as transações mencionadas acima, com o objetivo de chegar a acordos definitivos até o fim do primeiro trimestre de 2023. As transações contempladas por estes acordos definitivos seriam submetidos a um número limitado de condições suspensivas – incluindo as aprovações regulamentares – e a finalização da transação deve ocorrer no quarto trimestre de 2023.

Este programa de grande abrangência abre caminho para a renovação e fortalecimento desta parceria de 24 anos, criando um novo espírito ágil e potencializando as tecnologias pioneiras das três empresas-membro da Aliança. Esta nova parceria vai criar ainda mais oportunidades de crescimento e ajudar a melhorar a eficiência operacional de cada empresa para inovar e se transformar no mercado automotivo e de novas mobilidades, que está em constante evolução.

Os detalhes do acordo de princípio foram anunciados durante uma coletiva de imprensa comum em Londres hoje às 8h30 (GMT).

Link da coletiva

Projetos operacionais de forte criação de valor

Um ano após ter definido o roadmap da Aliança para até 2030, as empresas anunciam novos projetos-chave na América Latina, Índia e Europa, com o objetivo de entregar às empresas-membro da Aliança resultados mutuamente benéficos, de grande escala e tangíveis de acordo com três dimensões: mercados, veículos e tecnologias. Cada empresa se beneficiará destes projetos de criação de valor em médio prazo, realizando benefícios em curto prazo graças ao compartilhamento e otimização de custos.

América Latina

Os quatro projetos a serem considerados na América Latina incluem:

  • Uma nova picape de meia tonelada desenvolvida pelo Renault Group e compartilhada com a Nissan na Argentina.
  • A colaboração bem-sucedida em torno da família da picape de uma tonelada Nissan Frontier / Renault Alaskan vai continuar. O Renault Group vai produzir as picapes em Córdoba (Argentina) para o Renault Group e a Nissan.
  • No México, a Nissan vai produzir um novo modelo para o Renault Group. Assim, um veículo Renault seria produzido no México pela primeira vez em 20 anos.
  • Além disso, a Nissan e o Renault Group comercializariam dois veículos elétricos comuns do segmento A, ambos baseados na plataforma CMF-AEV (Common Module Family).

Índia

  • Para a Índia e exportações, o Renault Group e a Nissan vão trabalhar de forma colaborativa em vários projetos de novos veículos – incluindo novos SUVs – compartilhados pelo Renault Group e a Nissan, bem como um novo carro da Nissan derivado do Renault Triber.
  • Além disso, da mesma forma como na América Latina, a Nissan e o Renault Group também estão considerando veículos elétricos comuns do segmento A.

Europa

As empresas estão explorando as seguintes iniciativas na Europa:

  • O Renault Group e a Mitsubishi potencializariam os diferenciais do Renault Captur e do Renault Clio para desenvolver dois novos veículos com o ASX e Colt de nova geração, baseados na plataforma CMF-B.
  • O Renault Group vai lançar, em 2026, no mercado de veículos comerciais leves na Europa a FlexEVan, seu primeiro veículo a contar com a tecnologia Veículo Definido por Software (Software-Defined Vehicle), sendo compartilhado com a Nissan.
  • Para suas gamas de produtos para além de 2026, a Nissan e o Renault Group também vão estudar as possibilidades de trabalhar em colaboração na próxima geração de veículos elétricos do segmento C. Para garantir um tempo de recarga otimizado, a Nissan e o Renault Group continuariam a compartilhar tecnologias em seus veículos europeus, incluindo o uso potencial de uma arquitetura comum de 800 volts.
  • Estas iniciativas vão fortalecer compromissos anteriores, incluindo os planos para o futuro veículo elétrico compacto da Nissan (segmento B) baseado na plataforma CMF-BEV, que será produzido na planta ElectriCity do Renault Group na França, a partir de 2026.

Além dos veículos: Cooperação em Distribuição, Serviços de Pós-Venda, Infraestrutura de Recarga e Baterias

Na Europa, o escopo da parceria vai além dos veículos para cobrir o ciclo de vida: da distribuição ao fim de vida do veículo, passando pelo uso e reciclagem.

  • Distribuição, serviços de pós-venda e financiamento das vendas: o Renault Group, a Nissan e a Mitsubishi Motors estão trabalhando em torno de oportunidades comuns na rede de distribuição para apoiar, aumentar a rentabilidade e reduzir os custos das concessionárias:
  • Aumentando o número de pontos de venda compartilhados nos mercados-chave.
  • Desenvolvendo estratégias comuns em veículos seminovos, serviços de pós-venda e financiamento das vendas, aproveitando a forte presença da Mobilize Financial Services na Europa.
  • Infraestrutura de recarga de veículos elétricos: o Renault Group e a Nissan pensam em implementar infraestruturas de recarga em conjunto na Europa, nas concessionárias do Renault Group e da Nissan (charging@dealer).
  • Economia circular: o Renault Group e a Nissan pretendem escolher empresas parceiras comuns para a reciclagem de baterias em fim de vida e dos resíduos de produção.
  • Maior agilidade estratégica com novas iniciativas em torno das quais as empresas parceiras podem participar

    Em relação à segunda dimensão da parceria, as três empresas da Aliança concordaram em explorar suas estratégias existentes em eletrificação e tecnologias de baixas emissões, investindo e trabalhando em conjunto em projetos próprios a cada empresa parceira, o que representaria um valor incremental para cada uma.

    Estas iniciativas estratégicas ágeis são concebidas para fortalecer os planos de negócio das empresas-membro, principalmente o Nissan Ambition 2030 e o Renaulution, permitindo maximizar os compartilhamentos e oportunidades de investimento para atingir seus respectivos objetivos de crescimento sustentável e descarbonização.

    As áreas de colaboração consideradas incluem:

    • A intenção da Nissan de investir até 15% na Ampere, a unidade de negócios de veículos elétricos & software do Renault Group na Europa, com o objetivo de se tornar um investidor estratégico.  Por meio deste projeto de investimento na Ampere, a Nissan poderá acelerar suas oportunidades de negócios para a Nissan na Europa.
    • A Mitsubishi Motors também considera investir na Ampere.
    • A Nissan e a Mitsubishi Motors se tornariam clientes da Horse, uma iniciativa do Renault Group com o objetivo de aumentar os efeitos de escala e a cobertura do mercado para suas tecnologias de motores a combustão interna (ICE) e híbridos de baixas emissões.

    Estas iniciativas complementariam as áreas de colaboração tecnológicas existentes, como as Baterias de Estado Totalmente Sólido (ASSB – All Solid-State Battery), o Veículo Definido por Software (SDV – Software-Defined Vehicle), os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e a condução autônoma.

    Reequilíbrio das participações cruzadas entre o Renault Group e a Nissan e fortalecimento da governança da Aliança

    Como cada empresa da Aliança executa seus próprios planos de negócio, era importante implementar uma estrutura de participações cruzadas e modalidades de governança alinhadas aos objetivos desta nova parceria. Os acordos anteriores da Aliança permitiram que as empresas implementassem suas estratégias respectivas durante os 24 últimos anos, mas agora é necessário um novo programa para permitir que as empresas-membro da Aliança se preparem melhor para as futuras oportunidades industriais.

    O Renault Group e a Nissan, empresas-membro fundadoras da Aliança, concordaram em reequilibrar suas participações cruzadas e as modalidades de governança para garantir a eficiência de sua parceria e maximizar a criação de valor.

    Um acordo de princípio vinculativo define as regras das novas diretrizes de governança e do reequilíbrio das participações cruzadas entre o Renault Group e a Nissan. As duas empresas preveem firmar um novo acordo [até 31 de março de 2023], que substituirá os acordos atuais que regem a Aliança (ou seja, Restated Alliance Master Agreement, Alliance Equity Participation Agreement e Memorandum of Understanding, de 12 de março de 2019).

    Este novo acordo da Aliança entrará em vigor para um período inicial de 15 anos.

    Reequilíbrio das participações cruzadas entre o Renault Group e a Nissan para permitir futuras colaborações

    • A Nissan e o Renault Group teriam uma participação cruzada de 15%, com a obrigação tanto de manter como limitar suas participações.
    • O Renault Group transferiria 28,4% das ações da Nissan a uma fidúcia francesa, onde os direitos de voto seriam “neutralizados” para a maioria das decisões, com exceção de:
    • Eleição ou revogação dos administradores da Nissan nomeados pelo Renault Group, em que o fiduciário deverá votar de acordo com as diretivas do Renault Group;
    • Eleição ou revogação dos administradores que são nomeados pelo Comitê de Nomeação da Nissan, a não ser os candidatos do Renault Group, em que o fiduciário deverá votar em favor das decisões e das propostas do Comitê de Nomeação da Nissan;
    • Propostas dos acionistas não apoiadas pelo Conselho de Administração da Nissan (em que o fiduciário deverá se abster).
  • O Renault Group continuaria se beneficiando plenamente dos direitos econômicos (dividendos e produtos de cessão de ações) associados às ações possuídas pela fidúcia até a venda destas ações. Esta transação não ocasionaria nenhuma depreciação nas demonstrações financeiras do Renault Group.
  • Após a transferência de 28,4% das ações da Nissan à fidúcia, a Nissan teria condições de exercer os direitos de voto atrelados à sua participação no Renault Group.
  • Os direitos de voto do Renault Group e da Nissan seriam limitados a 15% dos direitos de voto exercíveis. O Renault Group e a Nissan terão condições de exercer livremente seus direitos de voto até este limite.  
  • O Renault Group daria instruções ao fiduciário para vender as ações da Nissan possuídas na fidúcia se isso for comercialmente razoável para o Grupo, mas não terá nenhuma obrigação de vender as ações em um prazo específico pré-determinado.
  • O Renault Group teria toda flexibilidade para vender as ações da Nissan mantidas na fidúcia, no âmbito de um processo organizado e estruturado com a Nissan, no qual a Nissan se beneficiaria de um direito de primeira oferta, em seu próprio benefício ou em benefício de um terceiro por ela designado.
  • Direitos de voto e governança

    • Em razão destas novas disposições, o acordo de governança firmado em 4 de fevereiro de 2016 entre o Renault Group e o Governo da França relativo à sua participação no Renault Group seria rescindido. Isso permitiria ao Governo Francês exercer livremente todos seus direitos de voto no Renault Group.
    • O Renault Group manteria o direito de nomear dois representantes para o Conselho de Administração da Nissan, e a Nissan manteria o direito de nomear dois representantes para o Conselho de Administração do Renault Group.
    • O Conselho Operacional da Aliança (Alliance Operating Board) continuaria sendo a instância de coordenação do Renault Group, da Nissan e da Mitsubishi Motors.

     

    Fonte: https://brazil.nissannews.com/

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