(Reuters) – As vendas de computadores pessoais caíram 14 por cento nos primeiros três meses do ano, a maior queda em duas décadas de manutenção de registros, continuam ganhando em popularidade e os compradores parecem estar evitando o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8 de acordo com uma empresa de pesquisa líder de tecnologia.
A enorme queda mais de um ano atrás, a queda mais acentuada desde International Data Corp começou a publicar os números de vendas em 1994, marcar um novo marco no aparente declínio da idade do PC e como a computação móvel vai crescendo gradativamente e atualmente através de tablets e smartphones.
O Total de vendas de PCs em todo o mundo caíram 14 por cento para 76,3 milhões de unidades no primeiro trimestre, segundo a IDC na quarta-feira, superando a previsão de uma queda de 7,7 por cento. Foi o quarto trimestre consecutivo de ano-a-ano em puro e acentuado declínio.
Isso marcou o nível mais baixo desde meados de 2009, de acordo com dados rastreados pela Gartner Inc, que publicou seus próprios números onde mostram um declínio de 11 por cento.
Ambas as empresas culpou a queda de vendas sobre as vendas de desvanecimento de netbooks, os laptops de pequeno porte que têm se tornado obsoleto aos poucos, e os gastos dos consumidores indo para smartphones.
“Os consumidores estão migrando o consumo de Desktops/PCs para outros dispositivos conectados, como tablets e smartphones”, disse Mikako Kitagawa, analista do Gartner. “Os mercados emergentes Mesmo, onde a penetração de PCs é baixa, não se espera que seja uma área de forte crescimento para fabricantes de PC.”
O novo Microsoft Windows 8 realmente e pelas pesquisas e índices levantados junto aos usuários e mercado tem forte atuação para que este interesse caia cada vez mais em compradores de PCs, segundo a IDC, como os usuários sentiram que não podiam pagar por uma tela (monitor) touch-screen mesmo os modelos mais básicos e necessários para tirar o máximo proveito do Windows 8 (mesmo que o sistema funcione igualmente bem em PCs padrão e laptops) optaram cada vez mais por dispositivos portáteis com este tipo de tela.
“As pessoas acham que tem que ter contato, e eles vão olhar para os pontos de preço para estas máquinas sensíveis ao toque, e eles são acima de onde eles querem ser e eles dizem, ‘Eu acho que eu vou esperar”, disse Bob O’Donnell , analista da IDC.
O’Donnell disse que outros usuários simplesmente sentiram-se desconfortáveis com o novo Windows 8, que dispensou o menu iniciar familiar e usa ‘azulejos’ coloridos para representar aplicações.
Novos sistemas operacionais da Microsoft geralmente impulsiona as vendas de PC, mas a recepção morna para o Windows 8 provavelmente irá significar uma queda ainda maior no mercado este ano, disse Jay Chou, analista de pesquisa sênior da IDC unidade que acompanha as vendas de PC.
“Os usuários estão encontrando Windows 8 para oferecer uma experiência comprometida que não primam tanto como uma nova interface móvel ou em uma interface de desktop clássico”, disse ele. “Como resultado, muitos usuários acham um declínio na experiência de PC tradicional sem ganhar muito com novos recursos como toque. O resultado é que muitos consumidores estão preocupados com a atualização para o Windows 8, para não dizer nada de usuários de negócios que ainda estão apenas começando no Windows 7. “
Entre os fabricantes, a Hewlett-Packard Co viu um declínio de 24 por cento nas vendas no trimestre, mas estreitamente realizada em seu título de n º 1 mundial de fornecedores de PC, com 15,7 por cento do mercado. Rápido crescimento do Grupo Lenovo rival conseguiu manter as vendas plana e agora é apenas atrás da HP, com uma quota de 15,3 por cento global.
Dell Inc, perturbada por planos de ir privado, juntamente com os rivais Acer e Asustek, todos viram declínios de dois dígitos em vendas de PC.
A Apple não estava imune à queda, como algumas vendas de seus Macs próprias parecia ser deslocada por iPads. Suas vendas de PCs nos Estados Unidos caíram 7,5 por cento no trimestre, mas manteve a seu lugar como Não. fabricante do PC 3 dos EUA, atrás da HP e da Dell.
(Reportagem de Bill Rigby; edição por Phil Berlowitz e Gevirtz Leslie) – Por reiteração Editorial e Colaboração Agênciada OverBR – 2013-0009767/85
3 comentários
Só não pode deixar de existir! PC sempre (games, programas de edição…).