Home Noticias A Virada Sustentável ocorre de hoje até domingo

A Virada Sustentável ocorre de hoje até domingo

por Paulo Fernandes Maciel
Virada Sustentável S.P.

Diversidade, mobilidade, cidadania são temas da 8ª edição da Virada Sustentável de SP

A 8ª edição da Virada Sustentável em São Paulo, que será realizada de 23 a 26 de agosto, com centenas de atrações nas cinco regiões da capital, oferece uma série de rodas de conversa, painéis e palestras gratuitas.

Virada Sustentável S.P.

São discussões que incluem temas como a questão de gênero nas organizações, gestão de resíduos e crises hídricas, economia circular, empreendedorismo de impacto, pedagogia da indignação, inconsciente de gênero e raça nas organizações e desafios dos habitantes das metrópoles.

Nos dois primeiros dias de evento (23, quinta e 24, sexta), a Unibes Cultural recebe personalidades e empreendedores que irão debater a realidade da cidade e as iniciativas disruptivas que ajudam a torná-la melhor, na série Contaí.

 

Palestras e talks gratuitos sobre comunidades diversificadas, influências da sociedade civil na política e empreendedorismo de impacto são alguns dos destaque da programação na Unibes Cultural, nos dias 23 e 24 de agosto

 

Programação

23 de agosto:
– A urgente necessidade de materializar ideias e realizar sonhos (10h30 às 12h),
– Experiência de cicloatividade nas periferias (17h às 18h30), – Água e clima: uma relação delicada (14h30 às 16h) – Pausa, Autocuidado e Lutas (19h30 às 21h).

24 de agosto:
– Como a sociedade civil pode influenciar as propostas dos candidatos nas eleições? (10h30 às 12h) – com a presença da Anfitriã Marcia Hirota, Diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica;
– Sustentabilidade das instituições culturais (14h30 às 16h)
– Empreendedorismo de Impacto – Contribuição da população negra no desenvolvimento de novos negócios (17h às 18h30)
– Por uma pedagogia da indignação (19h30 às 21h).

Banner da Virada Sustentável

A Unibes abriga ainda a série de painéis:

O painel Diversidade: Revelando os vieses inconscientes de gênero e raça nas organizações (23, das 08h às 16h30), oferecido pela Novelis, discutirá os temas “Diversidade Racial nas Empresas” – com a presença de Margareth Menezes, contando, onde comentará sobre discriminação, intolerância e a presença negra nas empresas – (8h30 às 10h) e “Diversidade de gênero e inovação nas organizações” (10h30 às 12h).

À tarde serão realizadas atividades de psicodrama:

Vivência de Viés Inconsciente – 13h30 às 15h, na sala Multiuso) e jogo Sala de Reunião (13h30 às 15h), trazendo para os participantes uma reflexão para as questões de gênero, dirigidas por representantes que atuam na causa e academia.

O teatro recebe também um painel com foco em resíduos e Economia Circular:
Às 14h, no Lounge, será realizado o Lançamento do Manual de Comunicação e Engajamento para a Gestão de Resíduos, oferecida pela Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de LImpeza Pública e Resíduos Especiais.

A Sala da Congregação na FEA-USP, recebe o painel Empresas e Meio Ambiente:

Muito além do próprio impacto, das 15h às 17h30, promovido pela Fundação Toyota, com o objetivo de discutir a relação necessária entre empresas e meio ambiente. Estarão na mesa: Percival Maiante – Presidente da Fundação Toyota –

Filipe Barolo – Gerente de Sustentabilidade Ambiental da Cervejaria AMBEV -,
Rodolfo Viana – Diretor Presidente da Fundação Eco (Basf) – e Patricia Iglecias – Superintendente de Gestão Ambiental da USP.

Já no MAC, o Programa USP Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados, apresenta ainda os painéis As Dimensões das Crises Hídricas em São Paulo (dia 25, às 11h) e Vida Urbana e Saúde | Os Desafios dos Habitantes das Metrópoles (dia 26, às 11h).

Confira a programação completa e detalhada: www.viradasustentavel.org.br 

Banner da Virada Sustentável 2018 Rio

Parceiros

A Virada Sustentável São Paulo 2018 é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Braskem, com a Lei de Incentivo à Cultura. Realizada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto tem apoio do ProAC, com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e correalização da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Com patrocínio de AMA e Novelis, co-patrocínio da Liberty Seguros e Kimberly-Clark, e apoio das empresas Ball, Booking.com, conta ainda com apoio da Ball, Booking.com, Fundação Toyota do Brasil, thyssenkrupp, parceria do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Abrelpe, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Promoção e Mídia por Catraca Livre, Folha de S. Paulo e Ótima Causa Social.

Logomarca da Virada Sustentável 2018

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais, entre outros.

Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.
A concepção temática da Virada Sustentável é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

www.viradasustentavel.org.br

 

Serviço

 

8ª Virada Sustentável São Paulo
De 23 a 26 de agosto
Parque Ibirapuera e em dezenas de locais em Sâo Paulo

 

www.viradasustentavel.org.br

www.facebook.com/viradasustentavel
www.instagram.com/viradasustentavelsp

www.youtube.com/ViradaSustentavel

https://www.flickr.com/photos/viresuacidade

Você também pode gostar

Deixe um Comentário