De descobertas sobre melhor aproveitamento de frutos ao desenvolvimento de bioplástico para alimentos, a mais recente edição do programa da Samsung contou com projetos inovadores
A 8º edição do Solve For Tomorrow no Brasil foi marcada por projetos criativos que, com o engajamento dos professores, educadores e alunos, trouxeram soluções inovadoras para desafios das comunidades locais. Com coordenação geral do Cenpec, o programa estimula as equipes inscritas a desenvolverem projetos inovadores, além de oferecer mentorias para ajudar esses alunos a tirarem suas ideias do papel e coloca-las em prática de maneira eficaz. Mas além disso, por trás dos protótipos apresentados no decorrer do programa, existem histórias curiosas que tornam esses projetos ainda mais especiais. Confira algumas delas abaixo:
- Descoberta sobre a castanha-de-caju
Entre os mais votados do Júri Popular, a equipe de Ocara (CE) desenvolveu um protótipo que facilita a separação da castanha-de-caju do fruto, tornando a atividade também mais rápida. No processo de separação manual, a castanha solta um líquido capaz de remover a digital dos dedos, além de poder causar danos à pele por ser rico em ácido potente. Os alunos descobriram então que seu protótipo contribui para a redução desse dano, por não exigir contato com a substância.
- Benefícios do Coco Catolé
Para desenvolver o projeto de combate aos carunchos, os alunos de Flores (PE) retiraram o óleo do coco catolé, muito comum na região. Os participantes, que ficaram em 3º lugar entre os Vencedores Nacionais, descobriram que, apesar de ser descartado e não comercializado pela comunidade local, o fruto tem grande valor já que suas fibras podem ser usadas para produzir etanol, seu endocarpo pode ser usado para produzir carvão ativado e a farinha, produzida a partir da polpa do coco, tem propriedades nutritivas.
- Descobertas sobre a uva japão
Para evitar o desperdício de frutos pós-colheita, os alunos de Toledo (PR) usaram o extrato da uva japão para produzir um biofilme e preservar esses alimentos. No processo, eles descobriram que o fruto inibe o crescimento de algumas plantas daninhas e, com a aplicação do biofilme, conseguiram preservar tomates que ficaram fora da geladeira por 100 dias. Os alunos receberam uma menção honrosa na cerimônia de premiação do programa.
- A fibra da manga oferece muitas possibilidades
Antes de decidir usar a fibra do caroço da manga para produzir um bioplástico para embalar alimentos, as alunas de Novo Hamburgo (RS) pensaram em usar essas fibras para desenvolver um projeto voltado à área têxtil. Também entre as mais votadas pelo Júri Popular, elas cogitaram usar o material para a fabricação de fios e roupas, mas se decidiram pelo bioplástico pensando em reverter o impacto ambiental causado pelas embalagens descartáveis.
- Pesquisa além dos livros
A equipe de Lençóis Paulista (SP), foi além dos livros e pesquisas da internet para desenvolver seu protótipo. Para criar um projeto realmente eficaz, os alunos entrevistaram um pesquisador florestal, que deu orientações sobre as características de um bom tubete agrícola. Eles chegaram à final com um tubete feito de bioplástico, que reduz os impactos ambientais por substituir o acessório de plástico, bastante usado nas plantações.
Confira a lista dos vencedores do Solve For Tomorrow 2021:
1º lugar – Vencedores Nacionais
Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha
TESLA – Reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de Biogás
São Carlos, SP
2º lugar – Vencedores Nacionais
IFCE – Câmpus Crateús
Sistema solar de purificação de água
Crateús, CE
3º lugar – Vencedores Nacionais
Escola Dario Gomes de Lima
Carun-XÔ: Uma alternativa na caatinga para o combate aos carunchos
Flores, PE
Menção Honrosa
C E-Ef M Profis
Extratos vegetais e biofilme orgânico: Uma alternativa sustentável
Toledo, PR
Mais votados pelo Júri Popular
EEB Bom Pastor
Reabilitação Pulmonar Alternativa/Baixo Custo à Pacientes Curados de SARS-CoV2
Chapecó, SC
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Desenvolvimento de bioplástico a partir da fibra do caroço da manga
Novo Hamburgo, RS
EEEP Maria Mosa da Silva
Projeto Descastanhador Môsa
Ocara, CE