Por Emma Williams, Vice-Presidente Corporativa, Modern Workplace Transformations
À medida que iniciamos o novo ano e refletimos acerca de tudo o que 2020 nos ensinou, uma coisa é clara: não teríamos conseguido sem a força de trabalho da linha de frente. A pandemia colocou em foco o quão verdadeiramente essenciais os funcionários da linha de frente são para a economia global. Com mais de dois bilhões deles no mundo, são eles que mantêm os mercados funcionando, prestam atendimento aos pacientes e permitem que as fábricas forneçam produtos essenciais – para citar apenas alguns.
Isso acontece principalmente com os varejistas, cujos funcionários da linha de frente muitas vezes representam a primeira conexão de uma empresa com seus produtos, marcas e clientes, enquanto desempenham funções vitais em toda a sua cadeia de suprimentos. Eles estão no armazém ou no chão de fábrica, e raramente atrás de uma mesa. De fechamentos obrigatórios de lojas a evolução dos comportamentos de consumo, a experiência de varejo ficou mais complexa do que nunca.
À medida que os varejistas continuam a enfrentar os desafios trazidos pela pandemia, capacitar esses funcionários que trabalham em turnos não é mais uma extravagância, mas uma obrigação. O Microsoft Teams é onde os funcionários da linha de frente, as operações de varejo e as comunicações corporativas se juntam para fazer o trabalho. Uma missão, uma ferramenta. E vemos um aumento de varejistas fazendo exatamente isso. Ano após ano, usuários ativos diariamente do Teams no varejo cresceram mais de 280% para apoiar a sua transformação digital acelerada em resposta à pandemia. Os funcionários da linha de frente aumentaram a sua dependência do aplicativo móvel Teams para realizar seus trabalhos, com a duplicação dos usuários ativos diariamente desde o início da pandemia em março.
Veja o que o Microsoft Teams pode fazer por você.
Com o Microsoft Teams, os funcionários da linha de frente estão habilitados a ajudar os varejistas a moldar o novo normal, contribuindo para operações de armazenamento mais ágeis, permitindo experiências de compras sem contato e melhores comunicações conectadas em toda a organização com novos recursos interessantes, como publicação de tarefas, aprovações, login por SMS e muito mais. Veja como a Chedraui, uma das maiores redes de mercearias do México, usa o Teams para transformar suas lojas.
- Operações de armazenamento mais ágeis
Quer sejam as mudanças imprevisíveis na demanda do cliente, as enormes interrupções na cadeia de suprimentos ou o fechamento obrigatório de lojas, os varejistas estão enfrentando novos desafios quase todo dia. O Teams está aqui para capacitar os funcionários com as ferramentas necessárias para criar uma cultura de trabalho ágil, transformando as operações de armazenamento mais ágeis e alinhadas com o que precisa ser feito.
Estamos anunciando o novo recurso de publicação de tarefas do Tasks no Teams, o qual permitirá as equipes de operações de armazenamento coordenarem tarefas em escala, enquanto mantém a facilidade de gerenciamento de tarefas em um único local. A liderança de um varejista em todo o país pode, por exemplo, criar tarefas sobre a exibição necessária para a reabertura de suas lojas, anexar um planograma à tarefa, enviar essa lista apenas para os locais de armazenamento afetados e, então, acompanhar o progresso em relação às tarefas atribuídas. Os gerentes podem facilmente atribuir essas tarefas ao funcionário individual certo ou deixá-las abertas para toda a equipe. E os funcionários da linha de frente verão uma lista simples das tarefas atribuídas a eles, além de quaisquer documentos como o planograma, em seu dispositivo. Para conduzir uma execução de tarefas consistente e de alta qualidade em todas as suas mais de 300 lojas, a Chedraui usa a publicação de tarefas.
“Escolhemos o Microsoft Teams porque reuniu todas as ferramentas de comunicação e produtividade de que precisávamos em uma única plataforma, combinada com uma segurança robusta. Com o Tasks no Teams e o aplicativo móvel, os gerentes de área reduziram consideravelmente o tempo necessário para realizar, monitorar e supervisionar tarefas.” — Pilar Rojas Suárez, CEO e Diretora de Sistemas da Chedraui.
Automatize o agendamento e a gestão de turnos usando o Shifts no Teams, economizando tempo aos gerentes da linha de frente e aos funcionários com rastreamento de tempo, solicitações de disponibilidade, troca de turnos e muito mais em um único aplicativo fácil de usar. Fabian Haeberlein, Gerente Adjunto de Marketing da Ikea, apreciou os benefícios do Shifts imediatamente.
“Usar o Teams facilita nossa vida na loja e nos ajuda a atingir nossas metas de sustentabilidade porque não precisamos usar tanto papel – calculamos que, nesta loja, poderíamos economizar SEK 364.000 ($ 37.700) ao substituir nosso processo de agendamento atual pelo Shifts. E você pode imaginar o quanto poderíamos economizar como empresa se usássemos o Shifts nas lojas da IKEA em todo o mundo.” — Fabian Haeberlein, Gerente Adjunto de Marketing, Ikea
Estamos entusiasmados em expandir a nossa parceria estratégica com um dos principais fornecedores de gestão de força de trabalho do varejo: Blue Yonder. Ainda neste ano, simplificaremos o acesso ao robusto sistema de gestão da força de trabalho da Blue Yonder por meio de um novo conector, que irá emergir informações diretamente no Shifts no Teams. O varejista líder Marks & Spencer acelerou sua estratégia digital-first para capacitar melhor sua força de trabalho, apostando no Teams como sua plataforma. O envolvimento da força de trabalho é fundamental para o sucesso da Marks & Spencer na simplificação de suas operações de armazenamento interno. A conexão da Blue Yonder com o Shifts permite que a força de trabalho da Marks & Spencer veja e troque turnos, reveja seu cronograma e faça alterações conforme necessário, aproveitando a riqueza da solução da Blue Yonder no back-end enquanto combina todas as soluções de seus funcionários em um só lugar. Não perca a nossa sessão do LinkedIn Live com a Blue Yonder na sexta-feira, 22 de janeiro!
Em nosso compromisso contínuo de capacitar os funcionários de varejo da linha de frente com tecnologia, também estamos em parceria com o líder do setor de gerenciamento de força de trabalho e provedor de gerenciamento de tarefas Reflexis (agora parte da Zebra Technologies) para dar aos usuários do Microsoft Teams acesso contínuo às suas soluções de Tarefa e Agendamento. Isso simplificará o trabalho da força de trabalho na linha de frente, melhorará o engajamento e economizará tempo, enquanto eles utilizam o Teams como uma aplicação fundamental para realizar seu trabalho. Este é apenas o início de um conjunto de inovações nas quais a Microsoft e a Zebra Technologies estão colaborando mutuamente com a missão de capacitar todos os varejistas para terem sucesso. Saiba mais sobre o Reflexis e a parceria do Microsoft Teams.
Finalmente, estamos adicionando o Approvals às nossas ferramentas do Teams para manter as operações de armazenamento conforme o previsto. O Approvals permite um processo seguro e de baixo atrito para que os funcionários da linha de frente forneçam um atendimento ao cliente mais rápido e melhor, seja para um reconhecimento por escrito de seu gerente ou para uma assinatura oficial de um cliente.
- Experiências de compras sem contato
Com a obrigação de permanecer em casa e um ecossistema digital em constante evolução, os consumidores têm um conjunto de comportamentos inteiramente novo e expectativas quando se trata de compras. O Teams pode ajudar os funcionários de varejo a promover a comunicação em torno de experiências de compras sem contato, à medida que as lojas continuam a introduzir novos modelos de negócios que permitem opções de compras com distanciamento social em suas lojas.
Seja nos bastidores ou no meio-fio, o Walkie Talkie transforma smartphones e tablets Android seja do funcionário ou da empresa, como o Samsung Galaxy XCover Pro, numa experiência push-to-talk que permite uma comunicação de voz clara e segura através da nuvem. O METRO, um dos maiores atacadistas do mundo com sede na Alemanha, está usando o Microsoft Teams para se conectar em suas 670 lojas em 24 países da Europa e da Ásia.
“A colaboração pelo METRO localmente e globalmente com o Microsoft Teams impulsiona a agilidade dos negócios e, no fim, proporciona uma melhor experiência ao cliente. Nossa implantação do Microsoft Teams pré-COVID-19 nos configurou para manter a continuidade dos negócios à medida que nos articulamos para uma nova maneira de trabalhar. Conseguimos conectar perfeitamente toda a nossa organização, que agora se estende até os nossos funcionários da linha de frente com um piloto da funcionalidade Walkie Talkie.” — Dr. Werner Rath, Responsável pela Unidade de Operações de TI, METRO Digital
- Comunicações conectadas
Para organizações com milhares de funcionários espalhados por diferentes locais, as comunicações internas podem tornar-se bem complexas. As decisões de primeira linha nem sempre ocorrem como planejado no chão de fábrica, os funcionários da linha de frente muitas vezes veem impactos nos clientes que nem sempre são evidentes para os C-suite, e os funcionários da linha de frente às vezes não têm as ferramentas certas para se comunicarem entre si. Essa lacuna na comunicação na linha de frente também é muitas vezes preenchida com TI para manter as equipes da linha de frente se comunicando, mas causa problemas de conformidade quando as informações são compartilhadas fora do controle das empresas. Conecte toda a sua força de trabalho para impulsionar uma conexão mais profunda em suas equipes e em toda a sua organização, enquanto mantém as informações seguras. Crie um diálogo bidirecional entre a empresa e os associados para não só acelerar o fluxo de informações, mas também melhorar a frequência de comunicação alinhando melhor as metas da empresa.
As equipes de varejo podem compartilhar mais do que mensagens com o Teams. Quer sejam videochamadas para assistência remota, anotações e compartilhamento de fotografias ou a criação de pontes entre barreiras linguísticas com tradução interna, o Teams tem o que você precisa. Estamos entusiasmados em compartilhar uma nova capacidade de comunicação, marcando por turnos, que elimina o checar de quem está no turno ao atribuir automaticamente aos usuários marcações @mention que correspondam à sua agenda no aplicativo Shifts no Teams, como @onshiftmanagers.
“A Marks & Spencer (M&S) está se transformando para se tornar um varejista digital-first, e assim conectar nossos colegas da loja e do centro de suporte através da tecnologia, parte vital do processo e que garante que possamos atender nossos clientes. O lançamento do Microsoft Teams mudou a forma como os colegas de toda a empresa – seja nas nossas lojas ou nos nossos centros de suporte – interagem entre si. Com o Teams, nossos centros de suporte são capazes de conversar diretamente com gerentes de loja e gerentes de equipe com o toque de um botão: uma via de mão dupla onde documentos essenciais podem ser compartilhados rapidamente com equipes de linha de frente e as lojas podem responder com feedback instantâneo, — tornando a M&S mais eficiente e nos permitindo agir mais rapidamente, adaptar mais rapidamente e aprender mais rapidamente. Disponível em dispositivos pessoais e de trabalho, mais de 50.000 colegas de loja estão usando agora o Teams para se manterem conectados, e estamos animados para explorar funcionalidades adicionais à medida que avançamos com nossa transformação digital. —Scott Townend, Gerente de Programa, Marks & Spencer
A comunicação não é apenas importante dentro de uma equipe, mas também das equipes corporativas para as equipes da linha de frente. Muitas organizações estão procurando melhorar a transparência dentro da empresa e compartilhar informações críticas por todo o negócio, desde prefeituras e anúncios em toda a empresa, até a criação de um diálogo bidirecional que faz uso dos insights da linha de frente. Com o Yammer Communities no Teams, você pode criar uma sensação de estar em comunidade durante períodos de desconexão. A empresa pode compartilhar atualizações e notícias que a mantêm funcionando e os funcionários da linha de frente podem compartilhar ideias e feedback do cliente para a sede da organização do varejo.
Por fim, para simplificar a experiência do usuário para os funcionários da linha de frente sem comprometer a segurança, estamos investindo em recursos de acesso ininterrupto, seja um dispositivo compartilhado, uma estação de trabalho ou o dispositivo pessoal de um funcionário. Estamos animados em compartilhar que o login por SMS, no portal do My Staff do Azure Active Directory e o logout de dispositivo compartilhado para funcionários da linha de frente estão agora disponíveis para todos. Leia o blog do Vice-Presidente Corporativo Alex Simons para saber mais.
Aprendemos muitas coisas este ano, mas a principal conclusão, para mim, é que as pessoas estão no centro do sucesso de cada organização. A tecnologia é uma ferramenta importante, mas são as pessoas que impulsionam as indústrias, como o varejo, excedendo as expectativas dos clientes, melhorando os produtos e processos; e criando conexões em toda a organização. Capacitar os funcionários da linha de frente com o Microsoft Teams significa que os varejistas podem gerar consistência, transparência e experiências de clientes de maior qualidade em toda a organização. Com o Teams, acreditamos que os varejistas de uma interface precisam continuar moldando seu novo normal. Saiba mais sobre essas ótimas novas soluções da linha de frente e mais vantagens de TI, como modelos do Teams e pacotes de políticas no nosso blog da Microsoft Tech Community.
Assista ao mais recente Programa da Microsoft Mechanics para obter mais detalhes e demonstrações dos anúncios de funcionários da linha de frente do Teams da NRF esta semana e saiba mais sobre o nosso anúncio do Microsoft Cloud para Varejo.