Estima-se que pessoas que possuem habilidades de negociação, inovação e espírito competitivo seguem o caminho do empreendedorismo. Seja para promover a melhoria da sociedade, criar novos negócios ou mesmo fomentar a inovação dentro da empresa em questão, empreender significa realizar, colocar ideias em prática.
Os diferentes tipos de empreendedorismo se classificam a partir desse objetivo principal, que motiva os profissionais a fazerem diferente.
Empreendedorismo social
Deixando um pouco de lado a competitividade, o empreendedorismo social é uma proposta visa à melhoria através de iniciativas que promovam o desenvolvimento social e humano. O termo foi criado pelo empreendedor americano Bill Drayton (1943) e representa um importante método de transformação social.
A busca por soluções inovadoras para as questões ambientais, sociais, culturais e econômicos motiva os empreendedores que trabalham por esse propósito. A missão é deixar um legado e impactar a sociedade de maneira positiva. O lucro aqui é colocado em segundo plano, mas isso não significa que as empresas e projetos de empreendedorismo social não sejam lucrativos, apenas que esse não é o objetivo principal do negócio.
Empreendedorismo corporativo
Também conhecido como intraempreendedorismo, é desenvolvido dentro das empresas, organizações e corporações. O objetivo aqui não é criar novos negócios e sim potencializar os resultados no local onde se está inserido, com foco na inovação. Com ações de identificação, desenvolvimento e implementação de novos projetos busca-se promover a melhoria do negócio como um todo para gerar vantagem competitiva e fomentar o crescimento.
Aqui quem empreende são os próprios colaboradores, que trabalham em prol do negócio, o que inclui mesmo aqueles que não possuem cargos de chefia. Essa cultura empreendedora vem sendo cada vez mais incentivada nas empresas para criar soluções, desenvolver novos produtos e serviços e incrementar processos.
Empreendedorismo individual
Muitas organizações começaram no empreendedorismo individual, que tem como característica a criação de novas empresas e negócios. Também chamado de empreendedorismo de negócios, o foco aqui é atender uma demanda de mercado, tornar-se competitivo, conquistar novos clientes e, claro, lucrar.
O profissional não conta com sócios e pode se formalizar como uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Microempreendedor Individual (MEI). Nas duas situações, a iniciativa de empreender é de apenas uma pessoa. Esse tipo de empreendedorismo tem menor escala, abrangendo micro e pequenas empresas.
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